Dia do presbítero – Reflexão – agosto 2007

No primeiro domingo de agosto comemoramos, na 3ª IPR de Anápolis-GO, o Dia do Presbítero. Agradecemos a Deus pela vida dos presbíteros Welington Carlos (Carlinhos), Diógenes e Naasson pelo trabalho desempenhado em nossa Igreja e ao nosso lado, apoiando-nos na obra que Deus colocou em nossas mãos. Obrigado!

O presbítero é um oficial da Igreja, eleito por ela, conhecido como braço direito do pastor, desempenhando várias funções no corpo de Cristo. A importância desse oficial na Igreja é incalculável e tem origem histórica no Novo Testamento. Por causa do sistema de administração através dos presbíteros, a nossa igreja recebeu o nome de Presbiteriana.

As primeiras igrejas do Novo Testamento foram governadas por presbíteros eleitos pelas comunidades. A Reforma Protestante restaurou este ofício cristão no seu modo original e segundo o modelo bíblico, uma vez que este, devido os desvios da Igreja durante a Idade Média, havia sido ignorado. O reformador João Calvino, na Suíça, no século XVI, resgatou esta função.

Com a vinda da Igreja Presbiteriana para o Brasil, no século XIX, muitos presbíteros foram eleitos, o que contribuiu para o crescimento da Igreja brasileira. Entre eles, destacamos a pessoa do presbítero João Antunes de Moura, de Itapeva-SP, um dos primeiros presbíteros da Igreja Presbiteriana do Brasil, avô do Pastor Ner de Moura, um dos pastores pioneiros da nossa Igreja.

Na Igreja Presbiteriana Renovada, muitos presbíteros destacaram-se e galgaram posições importantes dentro da denominação, na diretoria nacional ou nas instituições da Igreja, como por exemplo: Dr. Jamil Josepetti e José Fernandes Pedrosa (que foram depois ordenados pastores), Joel Ribeiro de Camargo (que fundou a Editora Aleluia), Loudomiro Carneiro (que construiu a atual sede da Mispa) e Divino Guimarães (que militou na Diretoria da IPRB) e outros. Ainda hoje, muitos presbíteros continuam destacando-se, fazendo a obra de forma incansável nos conselhos e nas diretorias presbiteriais. Aos 1.985 presbíteros da IPRB, parabéns!

Queremos, nesta oportunidade, glorificar a Deus por todos os presbíteros da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, que os senhores continuem dando a sua colaboração à denominação, ajudando seus pastores como verdadeiros companheiros, caminhando lado a lado, sabendo que “o vosso trabalho não é vão no Senhor” como disse o apóstolo Paulo. Deus abençoe a todos os nossos amados presbíteros!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *