Pesquisar
Close this search box.

Primeiro de agosto, dia do presbítero
Quem é esse homem? O que é esse título?
Por que essa homenagem?

No sistema presbiteriano, há o presbítero docente e o presbítero regente. Docente é o pastor, o líder espiritual do rebanho, a quem cabe doutrinar a igreja, conduzindo-a nos caminhos do Senhor. Regente é o presbítero que se dedica à administração da igreja, sendo eleito e ordenado para isso. Participa, ao lado do pastor, da composição do Conselho da Igreja.

Muitos pastores de hoje foram presbíteros ontem. Trabalharam muitos anos na igreja e pela Igreja e essa experiência prática que trouxeram tem sido muito útil à sua atual visão de serviço.

De fato, a Igreja Renovada deve muito aos seus presbíteros. Pioneiros, pode-se dizer que eles implantaram centenas de trabalhos que, prosperando, hoje são fortes igrejas. Basta olhar as fotos antigas da denominação para comprovar isso. Alguns, ao mudar-se para novas regiões, como faziam os patriarcas que erguiam um altar, começaram pontos de pregação que logo se transformaram em fortes congregações e igrejas.

Só para citar alguns exemplos, foi o caso de um presbítero que, ao aposentar-se, saiu de São Paulo e iniciou o trabalho no Piauí. Hoje, nesse Estado, existe um grande Presbitério. Foi esse também o caso dos presbíteros de Rondônia, bem como dos de Minas. Estes adentraram o Estado da Bahia, empunhando a bandeira da MISPA, e fundaram, em várias cidades, as primeiras igrejas.

Hoje, o Estado da Bahia tem dois grandes Presbitérios. Outros presbíteros abriram os trabalhos no Nordeste, como o Pr. Otoniel de Souza, e hoje Pernambuco tem fortes igrejas. Alguns, partindo de Assis, SP, foram, a serviço da MISPA, abrir igrejas nas capitais nordestinas. Atualmente fortes trabalhos! Um presbítero de Cruzeiro do Oeste, PR, Osvaldo Borges, foi para Mato Grosso e fundou inúmeras igrejas, de tal forma que a Renovada nascia juntamente com muitas cidades.

Dois presbíteros dedicaram-se às instituições: um deles, Loudomiro Carneiro, construiu a atual sede da MISPA, em Assis, após adquirir uma belíssima área, e serviu a obra missionária por vinte anos. Outro, Joel Ribeiro de Camargo, fundou a gráfica e editora Aleluia, instituição basilar para o incentivo da cultura religiosa na denominação.

Dois outros presbíteros, Jamil Josepetti e Divino Guimarães, legaram à igreja os documentos que fazem hoje sua estrutura jurídica. À medida que um fato novo surgia, demandando uma decisão da diretoria nacional da Igreja, um texto era produzido e, hoje, a igreja, bem estruturada, caminha com segurança nessa área. Graças ao conhecimento desses homens na área do Direito, normas foram redigidas para criação de igrejas, de presbitérios, recepção de pastores, etc. Resoluções e Estatutos claros, explicitando cada passo para ação dos vários órgãos administrativos. Alguns desses documentos, inclusive, têm sido copiados por outras denominações.

Centenas de outros presbíteros viram igrejas nascendo em suas casas; fundaram pontos de pregação, congregações e igrejas. Pregaram, ensinaram, batizaram. Fizeram a obra com dedicação.

Muitos templos foram construídos graças ao empenho e liberalidade de presbíteros. Não se pode esquecer do irmão Saturnino Borges Teixeira, conhecido como Teixeirinha, de Londrina, PR, que tinha prazer de auxiliar na construção de templos, favoreceu muitos pastores na compra de veículos e, principalmente, contribuiu com o Seminário de Cianorte, custeando, em todos os anos, os estudos de vários seminaristas.

Em 2015, a Renovada tem 2.510 presbíteros. Representam uma força extraordinária no crescimento da igreja. Repousa sobre seus ombros a grande responsabilidade de, nos concílios (conselhos das igrejas, presbitérios e assembleias gerais), representar o pensamento do povo que os elegeu.

Neste ano em que comemoramos os 40 anos da IPRB, nosso desejo é de que todos os presbíteros cultivem o mesmo amor que envolveu a geração de presbíteros fundadores da Renovada, homens que se entregaram incondicionalmente à obra; que tenham o mesmo alvo, dedicando-se à causa do Senhor com o mesmo entusiasmo. A recompensa virá do Senhor.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais
Procurar
Pesquisar
Categorias
Blog
NORMAS E RESOLUÇÕES