Pesquisar
Close this search box.

DIA DAS MÃES: UMA DATA A SER CELEBRADA COM GRATIDÃO TODOS OS DIAS

Dia das Mães ou Dia da Mãe é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade. Em alguns países é comemorado no segundo domingo do mês de maio, como no Brasil e Irlanda. Em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de Maio. Segundo a Enciclopédia Wikipédia, mãe, também chamada de nai (neologismo usado em certas regiões da Galiza, que ganhou conceito de mãe), genitora, progenitora, ou ainda geradora, é o ser do gênero feminino que gera uma vida em seu útero como consequência de fertilização. Mãe é, também, para todos os efeitos, aquela pessoa do gênero feminino que adota, cria, e cuida de uma criança gerada por outrem, que por alguma razão não pôde ficar com seus pais. Verdade é que o dia das mães é uma data que deve ser comemorada todos os dias.

 


 

Eva, que em hebraico significa vida, é o nome que Adão deu a sua mulher. Ela é mãe de todos os seres humanos. Eles tiveram três filhos: Caim, Abel e Sete, e depois geraram filhos e filhas, Gn 3: 30; 4: 1, 2, 25; 5: 4. O princípio bíblico estabelecido por Deus no Jardim do Éden para que uma mulher se torne mãe perdura até hoje.

Ou seja, o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher, e os dois serão uma só carne, gerando filhos e filhas, como herança do Senhor, Gn 2: 24 e Sl 123: 3. Assim, nesta oportunidade, gostaríamos de parabenizar e homenagear com esta reflexão bíblica, todas as mães do Brasil e do mundo.

JOQUEBEDE: UMA MÃE PROVADA E APROVADA

Seu nome quer dizer “Jeová é glória”. Ela foi a mãe do grande estadista Moisés, que quer dizer “tirado das águas”. Como deve ser difícil para uma mãe gerar um filho e não poder dizer a todos que ele lhe pertence. Que provação terrível! Esta foi a história dessa mulher, que foi provada e aprovada por Deus. Moisés nasceu, mas não pôde ficar de imediato, sob os seus cuidados. Porém, a intervenção de Deus foi tão precisa que Joquebede teve a oportunidade de cuidar de seu filho até crescer.

Segundo o decreto de Faraó, todas as crianças do sexo masculino deveriam morrer ao nascer, Ex 1: 16. Então, nasce Moisés, um menino muito formoso. Sua mãe o esconde por três meses. Não podendo ficar com ele por mais tempo, pois os egípcios poderiam matá-lo, ela o coloca dentro de um cesto de junco e o larga no rio Nilo. Sua irmã, a pedido da mãe, fica observando de longe o que haveria de acontecer. A filha de Faraó e suas donzelas que passeavam pela beira do rio, logo pegam a criança, que chorava muito, Ex 2: 5.

Joquebede tinha a glória de Deus em sua vida, por isso era uma mulher iluminada. A princesa egípcia, sem compreender os mistérios de Deus, por meio da própria irmã, entrega a criança à sua própria mãe para criá-lo, e ainda lhe paga um bom salário, Ex 2: 9. Depois de grande, Joquebede entrega o menino à filha de Faraó, que o adota como filho. Como é importante confiarmos no agir de Deus. A você, mãe, que tem sido provada de muitas maneiras, ore, persevere e acredite na intervenção divina. Ele vai trazer de volta aquilo que é seu, pois ele tem visto suas lágrimas.

ANA: UMA MÃE PIEDOSA E INTERCESSORA

Israel vivia o período dos juízes (1200-1020 A.C.) A situação político-espiritual nesse tempo era instável e caótica. O governo nesse tempo ainda era teocrático, mas Deus já estava se movendo e preparando grandes mudanças em Israel. Para isto, havia necessidade de um grande líder. Quem seria ele? De onde viria essa pessoa? De que linhagem? Então Deus se manifesta na história fazendo surgir no cenário israelita um grande juiz, profeta e sacerdote, que se chamava Samuel.

Não foi por acaso que Samuel surgiu e se tornou um grande ícone em Israel. Seu nascimento, vida e ministério são frutos de uma mãe piedosa, que orava muito e era cheia da graça divina. Deus tem prazer em se manifestar em terra árida, no deserto, no meio da crise, da tempestade, da provação e do sofrimento humano. O profeta diz que quando Deus age ninguém pode impedir, Is 43: 13. Foi nesse contexto que Deus se manifestou na vida de Ana quando Eli lhe disse que Deus haveria de atendê-la, 1 Sm 1: 17.

Ana (graça de Deus) era uma mulher estéril e menosprezada. Em uma das ocasiões em que orava no templo, o Sacerdote Eli a julgou por embriagada, de tão grande era o seu desgosto, 1 Sm 1: 14-16. Deus se compadeceu de seu sofrimento e lhe um filho, 1 Sm 1: 19-20. É assim que devemos nos comportar quando o solo em que vivemos parece improdutivo, árido e estéril. É nessa hora que devemos contar para Deus nossas angústias e aguarda sua intervenção. Seja uma Ana, minha irmã, e creia na soberania divina, pois ele virá ao seu encontro no tempo certo, Jó 19: 25.

EUNICE: UMA MÃE ZELOSA E EDUCADORA

Timóteo é filho de um casamento misto, ou seja, seu pai era grego e sua mãe judia. Sua mãe, Eunice (que significa vencedora), e sua avó, Lóide, possivelmente tenham se convertido a Jesus, por ocasião da primeira viagem dos missionários, Paulo e Barnabé, quando estiveram em Listra, na Licaônica. Quanto a seu pai, não há informações precisas de que ele tenha se convertido ao evangelho ou ao judaísmo. Talvez seja por esta razão que ele (Timóteo) não tenha sido circuncidado ao nascer, mas somente mais tarde, Atos 16: 3.

No entanto, apesar se ser um cristão dotado das mesmas paixões de um jovem, 2 Tm 2: 22, sua vida cristã ou sua conduta sempre chamou a atenção das pessoas onde morava ou por onde passava. Timóteo fora criado e educado nos princípios da Palavra de Deus desde os tempos de criança, 2 Tm 3: 15. Interessante que o Apóstolo Paulo, ao escrever sua segunda carta a esse moço, que também era pastor, deixou claro que o presbítero e o diácono precisam ser pessoas de vida cristã ilibada, 1 Tm 3: 1-13.

A educação que ele recebeu de sua progenitora e avó foram suficientes para fazê-lo um exemplo dos fiéis, 1 Tm 4: 12. Todavia, não podemos nos esquecer do espírito de dedicação e zelo dessas mulheres. À semelhança de muitas mulheres cristãs hoje, Eunice não tinha o marido cristão, mas isto não a impediu de transmitir ao seu filho a cultura de uma fé não fingida, 2 Tm 1: 5. Isto nos ensina que a mãe, dentro da sua polivalência, precisa ser uma educadora. Gostaríamos de dizer às mães, principalmente àquelas que não têm o marido crente, que sejam firmes na fé e não desistam nunca das promessas de Deus, Rm 12: 12.

MARIA: UMA MÃE AMADA E PRIVILEGIADA

Maria e José são nomes símbolos. Eles moravam em Belém, da Judéia, cidade natal de Jesus. A história de vida deles é contada por gerações e mais gerações e nunca poderá ser apagada, até porque eles são os pais de Jesus, o nome mais lido e falado no mundo inteiro. Falar de Maria, como mãe de Jesus, não tem nada a ver com fé cristã, salvação ou outro tema teológico. Apesar de ser uma mulher privilegiada, por ser a progenitora do filho de Deus, foi uma mulher normal e com as mesmas dificuldades que qualquer outra pessoa  possui.

Mas um dos pontos da vida de Maria que queremos destacar é que José a amava profundamente. Quando ficou sabendo que ela estava grávida, não querendo infamá-la, recebeu a visitação de Deus, por meio do anjo, que lhe disse: “… não temas receber Maria, tua mulher, porque o nela foi gerado é do Espirito Santo”, Mt 1: 20. Ninguém discordaria de que não foi fácil para José conceber este fato e receber a Maria, 1: 24.  Este é um ponto relevante da vida desse casal, que nos ensina a acreditar sem reservas nos planos de Deus.

Reconhecemos que ser mãe é uma dádiva de Deus. Gerar um filho dentro do propósito de divino é uma grande bênção. Quantas mulheres que dariam tudo para ser mãe. Maria foi uma mulher amada e privilegiada, mas o seu prestígio diante de Deus, por ter sido escolhida entre muitas para ser a mãe de Jesus, não ofusca o ato gratificante que uma mulher tem em dizer que é mãe. Você é uma privilegiada porque é mãe do filho ou dos filhos que Deus te deu para cuidar. Portanto, faça isto com zelo, honra e amor, pois nossos filhos pertencem ao Senhor e deles apenas cuidamos, 1 Sm 1: 27-28.

O SALÁRIO DE UMA MÃE

Um estudo mostrou que uma mãe atua em várias áreas: Ela cria os filhos, cuida e mantém limpa e em ordem a casa, lava a roupa e louça todos os dias, faz o trabalho de uma enfermeira e de um médico, quando os filhos estão doentes, de um psicólogo (a), quando estão em conflito, de uma economista, quando as finanças estão apertadas, e de uma professora, ajudando nas tarefas dos filhos.

Numa família comum, se uma pessoa (mulher) fosse contratada para fazer cada uma dessas tarefas seria uma fortuna. O site Americano www.salary.com calculou que o salário, em média, de uma mãe (americana), que fica em casa seria U.S. $134,121, por ano (R$ 482.835,00). Isso se ela fosse paga para fazer as tarefas ou atividades da casa.

Agora perguntamos: Quanto é que uma mãe ganha para fazer tudo isso? Em termos financeiros ou salário mensal, ela não ganha nada. No entanto, ela não faz nada disso pelo dinheiro, mas por amor. Seria justo que, ao menos, uma vez por ano, honremos com dignidade essas mulheres que fazem tanto sacrifício com tão pouco reconhecimento.

 

 

Pr. Advanir Alves Ferreira

Presidente da IPRB

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais
Procurar
Pesquisar
Categorias
Blog
NORMAS E RESOLUÇÕES