7 – SUPORTE EDITORIAL DE PUBLICAÇÃO

Relator: Rodrigo Pinto de Andrade
João Ferreira de Freitas Filho
Carlos de Pina Ferreira dos Santos
José Gomes de Freitas
Valdir da Silva
Assessoria: Wendel Antônio Porto

ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS

O processo de reestruturação e inovação editorial da IPRB implica dois importantes e indissociáveis aspectos, quais sejam:
1) Produção de novos materiais didático-pedagógicos que equacione adequadamente solidez teórica, conteúdo relevante, designer gráfico contextualizado e claro alinhamento aos pressupostos doutrinais, litúrgicos e pastorais da espiritualidade Renovada;
2) Investimento em capital humano: treinamento e atualização de professores de EBD, por meio de materiais especializados e ministração de minicursos presenciais oferecidos pela Editora Renovada sobre dinamização da EBD na Igreja Local. Disponibilizar cursos on-line por meio da Plataforma Virtual da Editora, com certificação, visando à capacitação e o aperfeiçoamento dos professores de EBD.

CONTEXTUALIZANDO

A Editora Renovada se propõe a produzir materiais contextualizados, com design gráfico e conteúdos que respondam às necessidades da nova realidade sócio/cultural em que a Igreja está inserida. Tem-se que, em um contexto de constantes e rápidas transformações, o cenário religioso brasileiro tem sido diretamente impactado. As variadas manifestações multiculturais no seio da sociedade contemporânea, ancoradas em movimentos sócio/filosóficos de feição claramente pluralistas e antidogmáticos, têm inserido novas significações no modo de vida cristão/evangélico no Brasil, configuradas por elementos que muitas vezes são assimilados pelos diferentes segmentos e por eles reprocessados a partir da vivência própria, entre eles mesmos e na sociedade. Explicita-se que as influências desses pressupostos implicam diretamente no modus vivendi da Igreja, isto é: em sua organização doutrinal, litúrgica e pastoral. Esta conjuntura impõe à Igreja a necessidade repensar sua práxis educativa, e, paradoxalmente, desafia-a a manter-se fiel às Escrituras Sagradas. Evidencia-se, portanto, a importância e a urgência da presente proposta, cujo objetivo será a produção de materiais didático/pedagógicos que serão utilizados no âmbito das Igrejas Locais da IPRB, nomeadamente em Grupos de Estudos Bíblicos, Escolas de Formação de Líderes, Escola Bíblica Dominical, entre outros.

EDITORA RENOVADA: BREVE HISTÓRICO

A Editora Renovada é uma instituição da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB) e será cadastrada na Agência Brasileira da International Standart Book Number – ISBN – da Fundação Biblioteca Nacional a partir do ano de 2020. Seu objetivo está voltado à divulgação de materiais destinados ao consumo interno da IPRB, revistas de estudos bíblicos, livros e e-books de viés religioso/confessional e publicações acadêmicas na área da Teologia. Sua criação ocorreu como resultado de um conjunto de debates internos na IPRB, voltados à construção de uma editora para produzir materiais didático/pedagógicos para o consumo interno das Igrejas Locais da IPRB, que estejam alinhados aos pressupostos doutrinais, litúrgicos e pastorais da denominação.

CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVO DOS MATERIAIS PARA EBD

O formato didático/teológico da Revista Renovada pode ser caracterizado como: expositivo/devocional. A abordagem expositiva e devocional deverá ser atrativa, informativa e transformadora. O objetivo final de cada aula é promover a formação de um aluno cuja vida seja pautada pelo conhecimento e pela prática das Sagradas Escrituras, que, ao tomar nota do percurso histórico da Igreja Cristã, possa olhar para a realidade a partir do lócus no qual está inserido e agir como um discípulo de Cristo, sendo proponente e agente de transformação em todas as dimensões da vida.

NÚCLEOS ESTRUTURANTES PARA PRODUÇÃO EDITORIAL

1) BÍBLIA:

Caracterização: este núcleo caracteriza-se pela produção de materiais sobre os múltiplos aspectos da História da Revelação nas Sagradas Escrituras.

Temáticas contempladas: Teologia Bíblica: exposição e análise de livros do A.T e do N.T; Hermenêutica e exegese bíblica; História da Igreja; História de Missões; Teologia do Antigo Testamento; Teologia do Novo Testamento; entre outras.

2) TEOLOGIA DOGMÁTICA/SISTEMÁTICA:

Caracterização: este núcleo caracteriza-se pela produção editorial de materiais sob a perspectiva que preconiza uma organização sistemática e unificada dos ensinos bíblicos, isto é: um estudo sistemático da Revelação Especial de Deus conforme registrada nas Escrituras Sagradas, que busca uma compreensão real e harmônica da Revelação, realçando a sua relevância para a vida do povo de Deus.

Temáticas contempladas: A doutrina de Deus; a doutrina do homem; a doutrina da Igreja; a doutrina da Graça; a doutrina de Cristo; a doutrina do Espirito Santo, a doutrina das Últimas Coisas; entre outras.

3)  TEOLOGIA PRÁTICA:   

Caracterização: este núcleo caracteriza-se pela produção editorial de materiais que relacione as doutrinas bíblicas à vida cotidiana da Igreja.

Temáticas contempladas: Vida Cristã; Ética Cristã; Pastoral; Educação Cristã; Teologia do Culto; Oração; Missão; Evangelização; entre outras.

4) ESPIRITUALIDADE RENOVADA:

Caracterização: este núcleo caracteriza-se pela produção editorial de materiais que explicitem os pressupostos doutrinais, litúrgicos e pastorais da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, bem como sua trajetória institucional e inserção histórica no movimento protestante.

Temáticas contempladas: Espiritualidade Renovada; História e memória da IPRB; organograma institucional da IPRB; Identidade Renovada; Pastoral Renovada; Teologia da Renovação; contemporaneidade dos Dons Espirituais; métodos de crescimento da igreja: ontem e hoje; Trilha para Formação de Líderes na IPRB, entre outras.

POLÍTICAS DE PUBLICAÇÃO  

1) O conteúdo das revistas de estudos bíblicos destinadas ao consumo interno da denominação, publicadas pela Editora Renovada, deverá estar ancorado na perspectiva teológica, litúrgica e doutrinal da IPRB. Os materiais devem estar alinhados aos seguintes pressupostos: Teologia da Reforma e Teologia da Renovação;

2) Todas as revistas deverão enquadrar-se em um dos Núcleos abaixo:
a) Bíblia;
b) Teologia Sistemática;
c) Teologia Prática e,
d) Espiritualidade da IPRB;

3) As revistas serão incluídas em Eixos Temáticos disponibilizados pela Editora Renovada;

4) As normas de formatação definidas pela Editora serão devidamente disponibilizadas para os autores;

5) A Revista Renovada será trimestral, terá, portanto, 12 aulas;

6) As revisões de ortografia e de normas da revista ficarão à cargo dos editores;

7) Dos Direitos Autorais das revistas de estudo bíblico: o autor deverá ceder os direitos autorais dos originais de revistas enviadas para a Editora Renovada, ficando à cargo desta, a publicação e comercialização dos mesmos;

8) Da Plataforma Virtual Renovada: considerando os avanços tecnológicos recentes e a ampla expansão da socialização digital da produção científica por meio da internet, a Editora Renovada disponibilizará, além da Revista de Estudos Bíblicos digital, um portfólio de recursos didáticos e pedagógicos que auxiliará o professor da Igreja Local no preparo e ministração de sua aula.

EIXOS TEMÁTICOS: Os Eixos Temáticos serão desdobrados dos Núcleos Estruturantes. Ficará à cargo da Editora Renovada a criação dos Eixos que deverão albergar as diferentes temáticas dos materiais. As revistas para EBD estarão alinhadas a esses Eixos Temáticos disponibilizados pela Editora.