8 – DOUTRINA E ENSINO TEOLÓGICO

Relator: Roberto Braz do Nascimento
Edson Luiz de Souza
Gilmar Ferreira da Silva
Gleidson da Silva Costa
Wesley Odair Orlandi
Assessoria: Carlos Eduardo A. da Silva

Relatório da Comissão de Ensino Teológico e Doutrina da IPRB:

Os membros da comissão entendem que estão diante de um desafio muito grande por se tratar se de questão cerebral existencial da IPRB; no entanto compreendem a importância e a necessidade de enfrentar o problema.

Assim sendo sabemos que Teologia e Ensino Teológico são temas da nossa vida diária e necessitará de todos pensadores e formadores de opinião da igreja para concatenar as ideias e práticas teológicas enraizadas no nosso meio e construir um pensamento consensual que seja bíblico e coerente com nossa história.

Pensando nisso propomos sete premissas que serão a base de nosso trabalho na busca do conteúdo ideal da “nossa teologia e ensino teológico” a ser constituído como base de nossa fé Renovada. Propomos sete assuntos a serem objetos de estudo sem a pretensão de esgotar os temas, já que são muitas as áreas que compõe a formação do pensamento teológico:

  • Reflexionar sobre a importância da experiencia na construção da Espiritualidade Renovada.

Antes de teologia o cristianismo é espiritualidade pratica.

  • Produzir teologia encarnada com foco no fortalecimento da igreja local.

A comunidade local se fortalece quando a cada membro é oferecida a condição de saber explicar sua fé.

  • Reunir crenças e praticas que promovam identidade denominacional.
  • Viver teologia e espiritualidade renovada sem fechar as portas para o diálogo com a comunidade cristã global.
  • Valorizar a formação acadêmica sem desmerecer a teologia pastoral e missiológica.
  • Revitalizar a responsabilidade da dimensão diaconal para dentro e para fora da igreja.
  • Resgatar a escatologia na cosmovisão da igreja.

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”, (2 Tm 2: 15).