Topo

Página inicial  Pesquisar

Igrejas     

Notícias

Pastores

Agenda Renovada   

Secretaria

 

 

 

 

 



 

 


.

 
 
 

Topo

 
 

Prof. Robert Raikes
Fundador da EBD

A EBD tem sido instrumento fundamental e eficiente
para a formação religiosa, espiritual e moral de crianças, jovens
e adultos durante séculos, em razão do estudo sequencial e profundo
da Palavra de Deus.


     Origem

    
A Escola Dominical nasceu na Inglaterra, em 1780. Em Gloucester, uma cidade não muito distante de Londres, residia o jornalista Robert Raikes,  44 anos, proprietário do Gloucester Journal, fundado por seu pai.

Nessa época a situação moral e espiritual do país era preocupante. Raikes observou que, entre as causas dos crimes e bebedice desenfreada, estava a ignorância. As crianças trabalhavam durante a semana e, aos domingos, ficavam nas ruas.

Para esses meninos, Raikes teve a idéia de organizar uma escola que funcionaria aos domingos e não cuidaria apenas da educação secular, mas daria também a educação religiosa e teria a Bíblia como livro-texto.

 Assim, em 20 de julho de 1780, nasceu a  escola dominical.  A idéia se espalhou por todo o país. João Wesley deu total apoio ao movimento. Em 1875 organizou-se em Londres a Sociedade para Promoção das Escolas Dominicais nos Domingos Britânicos. No ano seguinte havia 200 mil crianças matriculadas.

 No Brasil, a primeira Escola Dominical nasceu em Petrópolis, RJ, no dia 19 de agosto de 1855, na casa do médico e missionário escocês Robert Kalley. Nesse primeiro dia havia cinco crianças presentes, e a esposa, Sarah Kalley, contou-lhes a história de Jonas.


A EBD na Renovada

A Igreja Renovada deu, desde o seu nascedouro, grande valor à Escola Dominical, reconhecendo seu relevante papel no ensino bíblico-doutrinário e na formação moral e social.

Assim sendo, três anos depois de organizada, em 1978, sentindo a necessidade de um ensino mais objetivo, que priorizasse seus princípios distintivos, passou a editar suas próprias revistas de EBD.
 

Revista 01,
editada em 1978
 
Revista 84,
editada em 2011

 

Empenhada em promover o desenvolvimento da EBD, realizou vários encontros para treinamento de professores e a Editora Aleluia publicou o Manual de Escola Bíblica Dominical.

Muitas igrejas renovadas tiveram seu início numa Escola Dominical, como o caso da Central de Arapongas, em 1972.

Em 2002, havia 52.825 alunos nas EBDs. Em 2013, o número era de 59.107 matriculados, conforme Estatística da IPRB.



     
 
Mais informações sobre Revistas de Estudos Bíblicos

 
llinks  
 


Topo

(Fotos cedidas pela Editora Aleluia)