ÓRGÃO DELIBERATIVO E ADMINISTRATIVO DA IPRB
ENCERRA ATIVIDADES COM VISTAS AO FUTURO DA IGREJA

Segundo as Normas da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB) são Órgãos máximos Deliberativos e Administrativos de sua estrutura bíblico-eclesiástica a Assembleia Geral, a Diretoria Administrativa, a Diretoria Executiva, os Presbitérios, as Diretorias Presbiteriais, as Assembleias das Igrejas Locais e os Conselhos.

A Diretoria Administrativa, segundo Órgão máximo da Igreja, é composta pelos membro da Diretoria Executiva, presidentes dos (55) Presbitérios, presidentes das (4) Instituições Gerais, bem como pelos diretores dos (2) Seminários. Ela tem reunião ordinária uma vez, no final de cada ano, e reuniões extraordinárias, sempre que a Executiva a convocar (Artigos 8º, 13 e 14, do Estatuto da IPRB).

Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2017, em Maringá, PR, a Diretoria Administrativa da IPRB se reuniu, para tratar de assuntos relevantes de sua pauta de reunião, com vistas ao futuro da Igreja para o ano de 2018. O presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, deu boas-vindas aos diretores representativos deste Órgão e conduziu todos os trabalhos, que tiveram a abertura oficial, após o almoço, às 14 horas.

Os trabalhos tiveram desdobramento à noite, pela manhã e à tarde do dia seguinte, encerrando-se todas as atividades, aproximadamente, às 18 horas do dia 14. Há de se considerar que as reuniões transcorreram dentro de um clima de muita harmonia e consenso, em um clima de democracia, clareza e liberdade para se discutir as matérias propostas pelos Presbitérios e  Comissões de trabalhos.

Nas reuniões, os documentos encaminhados pelos Presbitérios foram analisados, em primeira instância, nos bastidores das Comissões. Posteriormente, foram discutidos em plenário, sendo deferidos ou indeferidos. Dentre os muitos documentos aprovados, a Diretoria homologou pedidos de consagração, desligamento e ordenação de Pastores, filiação de novas igrejas organizadas, jubilação de Pastores e alguns Projetos.

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS NA IPRB

Considerando que a Bíblia Sagrada enfatiza a grande necessidade de gratidão a Deus, e que não existe um dia específico para esse fim no meio evangélico, o presidente da IPRB, Pr. Advanir Alves Ferreira, apresentou o Projeto para criação de um dia específico (anual) de Ação de Graças a Deus na IPRB, como oportunidade unificada para tributar a Deus louvores e gratidão pelos seus feitos durante o ano (Sl 126: 3).

Diante disso, a Diretoria aprovou o 4º domingo de novembro de cada ano, como o dia específico de Ação de Graças a Deus em todas as Igrejas Presbiterianas Renovadas, de forma a promover momentos de interação e reflexão, por todos os benefícios que Deus tem nos concedido, como oportunidade Ímpar para orar e buscar a unidade da “identidade” da Igreja Presbiteriana Renovada.

a) No 4º domingo de novembro de cada ano, todas as IPRs deverão promover uma celebração especial de Ação de Graças a Deus.

b) A liturgia desse dia, especialmente os louvores, deverá expressar e levar o povo a oferecer a Deus uma verdadeira adoração.

c) O Pastor e as lideranças locais poderão fazer uma programação especial de jejum e oração durante todo o dia, visando ao culto da noite.

d) Poderá fazer um programa específico de oração em favor das pessoas que serão convidadas para essa celebração divina.

e) A igreja poderá promover um momento pós-culto de confraternização, interação e comunhão familiar-cristã.

PROJETO ESPAÇO ACOLHER DA IPRB

A Diretoria aprovou, também, o Projeto ESPAÇO ACOLHER, como iniciativa da Diretoria Executiva, que visa apoiar e cuidar das famílias pastorais e missionárias que estejam em situação de estresse emocional, esgotados, com problemas conjugais e familiares, profunda depressão, estabelecendo um programa de apoio e restauração ministerial e familiar.

A criação deste Projeto se dá por muitas razões, uma vez que pesquisas recentes apontam que os pastores estão em uma função eclesiástica muito perigosa e que seu trabalho está entre os mais estressantes e frustrantes. Por ser um trabalho que gera estresse à família pastoral, também sofre na integralidade ou em partes os desgastes do ministério. Mais de 70% dos pastores estão tão estressados e cansados.

Para isto, o ESPAÇO ACOLHER funcionará dentro dos prazos e recursos em geral previsos pelo Projeto, nas dependências da Missão Priscila e Áquila (MISPA), em Assis, SP, em parceria com o OÁSIS, que é um Centro de Aconselhamento Cristão, na região de Anápolis, GO, e que trabalha nessa área há anos.

O objetivo geral do Projeto será propiciar um ambiente de restauração adequada e um cuidado direcionado e específico às famílias de pastores e missionários (as) da IPRB em situação de fortes crises ministeriais, conjugais e espirituais, se comprometendo em realizar um trabalho voltado aos princípios da Palavra de Deus. Mais informações sobre o Projeto serão divulgadas, oportunamente.

CRIAÇÃO DO 55º PRESBITÉRIO

A IPRB atinge o número de 55 Presbitérios em todo o Brasil. Desta feita, a Diretoria Administrativa aprovou o desmembramento do Presbitério de Governador Valadares, para criar o Presbitério de Caratinga (PRESCART), que se junta aos outros 7 Presbitérios já existentes em Minas Gerais (Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares, Norte de Minas, Sul de Minas, Teófilo Otoni e Vale do Aço.

O novo Presbitério ficará com 5 igrejas organizadas e 19 pastores e pastores auxiliares. Será organizado, oficialmente, em cerimônia específica em 2018, sendo os Pastores Marcos Pereira de Andrade, vice-presidente, e José Maurício Pereira, 2º secretário, os representantes da Diretoria para procederem à referida organização.

BIR E CONTATOS

Todas as decisões desta reunião serão, oficialmente, publicadas no BIR da IPRB (Boletim Informativo Renovado), que será enviado a todos os pastores e pastores auxiliares, oportunamente. Caso o pastor ou pastor auxiliar tenha mudado ou alterado o seu endereço, queira fazer a alteração ou comunicar à Agenda Renovada. Par isto, entre contato com a Secretaria de Estatística ou Agenda Renovada (na Secretaria Central): www.agendarenovada.com.bragendarenovada@iprb.org.br – ou pelos telefones (44) 3262-8332 ou 3262-9438.

Informa a SC da IPRB

secretaria@iprb.org.br