20ª ASSEMBLEIA GERAL DA IPRB ELEGE SUA NOVA                         DIRETORIA POR MAIS UM TRIÊNIO *

A 20ª Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB), realizada nos dias 12 e 13 de dezembro de 2018, na rede de Hotéis Vilage Inn, em Poços de Caldas, na região sul de Minas Gerais, marcou mais uma etapa histórica da Igreja. Por esta ocasião, houve a eleição da nova Diretoria Executiva para o próximo triênio (2019-2021) e realização de mais um Seminário de Atualização Teológica (SAT). Os trabalhos desses dias lograram muito êxito com a bênção de Deus.

NOVA DIRETORIA ELEITA

O primeiro ato da XX Assembleia Geral, dia 12, às 9 horas, foi a eleição da nova diretoria. Os trabalhos da Assembleia transcorreram normalmente, tudo dentro dos trâmites legais previstos pelas Normas da denominação. A reunião foi aberta pelo presidente, meia hora após a primeira convocação, com metade mais um dos membros arrolados, entre eles pastores, pastores auxiliares, presbíteros representantes das Igrejas e das Diretorias Presbiteriais (Artigo 12, parágrafo único, do Estatuto da IPRB).

O processo das eleições foi coordenado pelo Pr. Florêncio Moreira de Ataídes, presidente da Missão Priscila e Áquila (MISPA), e pelos pastores Edimar Guino (Presb. de Cianorte), Coordenador da Mesa Escrutinadora; Benedito Vieira da Silva  (Presb. de Bauru), Coordenador dos Fiscais; e Jaime de Moura (Presb. do Mato Grosso do Sul), Coordenador da Distribuição e Recolhimento de Cédulas. Tudo foi conduzido com muita lisura, moderação e ética.

Um dos pontos relevantes nestas eleições foi o tempo que cada candidato usufruiu, por decisão da Diretoria Administrativa, para se apresentar e discursar por dois minutos, antes da eleição a cada cargo. Há de se salientar que a escrutinação dos votos transcorreu de maneira pacifica, não se pontuando nenhum tipo de irregularidade ou questionamento. A Diretoria eleita foi empossada em cerimônia especial de investidura e posse, no culto à noite, pelo Pr. Florêncio Moreira de Ataídes.

A Diretoria Executiva da IPRB ficou assim composta:

Presidente (reeleito): Pr. Advanir Alves Ferreira, do Presbitério de Maringá.

Vice-Presidente (reeleito): Pr. Marcos Pereira de Andrade, do Presbitério de Sergipe-Alagoas.

Secretário Executivo (eleito): Pr. Antônio Carlos Paiva, do Presbitério de Cianorte.

1° Secretário (reeleito): Pr. Marcos Antônio Cavalheiro Zengo, do Presbitério Oeste do Paraná.

2° Secretário (eleito): Pr. Jair da Cruz da Lara, do Presbitério de Maringá;

1° Tesoureiro (reeleito): Pr. Sebastião Aparecido Donizetti Guerra, do Presbitério do Planalto Central.

2° Tesoureiro (reeleito): Pr. Anairton de Souza Pereira, do Presbitério Vale do Paraíba.

PRELETOR DO SAT

A convite da Diretoria Executiva da Igreja, no dia 13, o Pr. Marcelo Gomes, conferencista renomado, bíblico e muito prático ministrou por duas vezes a todos os conciliares e visitantes. Foram momentos de grande expectativa, quando abordou, pela manhã, a partir de Gênesis 28:10-19, o seguinte tema: “O que fazer quando o lugar aonde chegamos não é o lugar onde desejávamos estar…”, pontuando os seguintes tópicos: 1) Preste atenção; 2) Promova mudanças; 3) Projete o futuro.

No período da tarde, após um momento de louvor e adoração, com base em Gênesis 32: 22-32, dissertou sobre a temática “O que fazer quando quem nos tornamos está em colapso...”, oportunidade em que destacou: 1) Troque a confusão pela solicite; 2) Troque o conflito secundário pelo principal; c) Troque o passado pelo presente; d) Troque a dúvida pela fé.

As ministrações foram muito edificantes e, segundo os participantes, o SAT traz sempre um refrigério à Assembleia, uma vez que os assuntos administrativos geram cansaço e desgaste.

REUNIÃO DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA

A Diretoria Administrativa, Órgão Deliberativo e Administrativo da IPRB, composto pela Diretoria Executiva, representantes dos 55 Presbitérios e os diretores/presidentes das Instituições, como a Junta de Publicações (Aleluia), Missão Priscila e Áquila (MISPA), Associações Evangélicas Educacionais Beneficentes (AEEB) e os Seminários Presbiterianos Renovados (SPR), reuniu-se nos dias 10, 11 e 13.

Na abertura (10), após o jantar, às 20 horas, o presidente deu boas-vindas a todos os conciliares e, logo depois, fez a distribuição das Comissões para os seus respectivos trabalhos. Após os relatórios técnicos e estatutários feitos pelas Comissões nos documentos recebidos, bem como depois da apreciação e discussão das matérias em plenário, foram aprovados aproximadamente duzentos documentos recebidos e protocolados pela Secretaria Central da Igreja.

Obedecendo aos trâmites regimentais, foram homologados pedidos de consagração de Pastores Auxiliares, ordenação de Pastores, documentos da Comissão de Papéis e Consultas, relatórios de Atividades e Financeiros das Instituições, pedidos de Jubilação de Pastores, desmembramentos e criação de três novos Presbitérios, sendo dois no Nordeste e um no Paraná, organização e filiação de novas igrejas à IPRB, orçamento 2019 da tesouraria da Igreja e outros documentos.

Além da nomeação das novas diretorias das Instituições e as Comissões de Exames de Contas, que serão publicadas, a Diretoria Administrativa aprovou a proposta de criação do Fórum Renovado, que visa pensar e planejar o futuro da igreja nos próximos anos, analisando temas de plantação e revitalização de Igrejas, evangelização e ação social do povo de Deus e outros da atualidade. Sua primeira reunião está prevista para março deste ano.

FALA DO PRESIDENTE E AGRADECIMENTOS

No dia 13, por ocasião de sua posse, com base no livro de 1 Crônicas 10: 10-19, o presidente trouxe uma palavra calorosa e abençoadora a todos os conciliares. Nessa oportunidade, frisou as atitudes vencedoras dos “Valentes do Rei” (Jesus), destacando-se as seguintes: 1) Alcançam vitórias improváveis; b) Defendem o que são seus; c) Fazem mais do que se esperam deles. Foi um momento interativo, e ao mesmo tempo prático, uma vez que se tratava de protagonistas de ação.

Desta forma, em nome de toda a Diretoria Executiva da Igreja, o presidente agradece a todos os membros das diretorias presbiteriais, das Instituições, preletor, Pastores e Pastores Auxiliares, Presbíteros representantes das Igrejas e a todos que colaboraram com a realização da XX Assembleia Geral e SAT.  Agradece, também, ao Presbitério hospedeiro, Sul de Minas, na pessoa de seu presidente, Pr. Odário da Silva Brandão Filho, e ao Pr. Lázaro Teixeira Marinho e sua equipe de trabalho.

Secretaria Central da IPRB

EGD