Close this search box.

XXI ASSEMBLEIA GERAL PROTAGONIZA DIAS HISTÓRICOS PARA A IPRB

Por uma igreja unida e avivada

Nos dias 27 a 29 de setembro de 2022, em Águas de Lindoia, SP, na Rede de Hotéis Majestic, a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB) realizou sua XXI Assembleia Geral (AG), prevista por seu Estatuto, para a eleição da Diretoria Executiva (DE), triênio 2023/2025, bem como a Assembleia Extraordinária, para reforma de artigos das Normas. Ressalta-se que essa Assembleia deveria ser realizada em 2021, mas que em virtude da pandemia a Diretoria Administrativa da Igreja (DA) decidiu prorrogá-la para este ano.

Apesar da expectativa e do clima de eleição quanto à realização dessa Assembleia, os trabalhos nesses dias transcorreram muito bem, com a manifestação da graça e da bênção de Deus. Segundo alguns pastores e participantes, foi uma das melhores assembleias da Igreja. Os trabalhos preliminares foram abertos, às 15 horas, do dia 27 (terça-feira), e encerrados, no dia 29, às 16 horas. Mais de 1200 pastores e presbíteros representantes das Igrejas Locais estiveram presentes.

SEMINÁRIO DE TREINAMENTO MINISTERIAL

Nesses dias, foi realizado, juntamente com essas reuniões o Seminário de Treinamento Ministerial (STM), com a participação de preletores renomados, que trouxeram aos participantes ministrações abençoadíssimas e impactantes. O Pr. Danilo Figueira, da Comunidade Cristã, de Ribeirão Preto, SP, ministrou por ocasião da abertura e celebração da noite, do dia 27. No dia 29, pela manhã, foi a vez do Pr. Paulo Mazzoni, da Igreja Batista, de Belo Horizonte.

O Pr. Luciano Subirá, por sua vez, da Comunidade Alcance, de Curitiba, PR, ministrou no período da tarde, do dia 29, no encerramento. Além das ministrações, eles relataram experiências marcantes, no que diz respeito ao desafio de envolvimento e crescimento das igrejas. As mensagens poderão ser assistidas pelo canal do youtube da IPR-TV, disponíveis, também, no site www.iprb.org.br. O STM serviu como uma verdadeira terapia bíblico-teológica aos participantes.

BOAS-VINDAS AOS PIONEIROS DA IPRB

Ainda no dia 27, às 20 horas, dando prosseguimento aos trabalhos preliminares, após o lançamento de algumas literaturas da Editora Renovada, pelo seu Editor-Chefe, Pr. Rodrigo de Andrade, o presidente da Igreja, Pr. Advanir Alves Ferreira fez um breve histórico sobre o surgimento da IPRB. Como fruto de união da Igreja Cristã Presbiteriana (ICP) com a Igreja Presbiteriana Independente Renovada (IPIR), destacando-se seus principais líderes, pastores Jonathan Ferreira dos Santos (ICP) e Nilton Tuller (IPIR).

O presidente falou sobre os grandes feitos que eles realizaram para o Reino de Deus, como homens valorosos que pertenceram à IPRB, e que foram seus fundadores. Nesta ocasião, eles reintegraram-se, oficialmente, a pedido do Presbitério de Maringá, ao quadro de pastores da IPRB, como Pastores Honorários. Vale dizer que este momento se deve ao longo trabalho de contatos e conversas da presidência da Igreja com esses pastores, que teve inicio nos primeiros anos de sua administração na IPRB, juntamente com a Diretoria Executiva daquela época (2002-2003).

Os pastores Jonathan Ferreira e Nilton Tuller tiveram a oportunidade de expressar a todos os participantes a alegria, felicidade e honra de serem recebidos na IPRB, juntamente com suas digníssimas esposas, Maria Adelaide Cavalcante Santos e Regina Franco Tuller. Depois de suas falas e agradecimentos, em um ambiente de muita comunhão e gratidão a Deus, eles foram homenageados com placas condecorativas, entregues pelos diretores da Igreja (veja fotos). Mais detalhes, fotos e vídeos desse momento histórico estão disponíveis no site www.iprb.org.br.

ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA

No dia 28, conforme convocação expedida, às 14 horas, a IPRB reuniu-se, oficialmente, em Assembleia para a eleição da Diretoria Executiva, triênio 2023/2025. Após todos os pretensos candidatos aos cargos apresentarem, publicamente, suas propostas de trabalho, sob a direção do Pr. Florêncio Moreira de Ataídes, presidente da MISPA, nomeado preposto da presidência da Igreja, procedeu-se à eleição da referida diretoria, ficando eleitos os seguintes pastores e cargos (veja as fotos):

Presidente: Advanir Alves Ferreira, do Presbitério de Maringá;
vice-presidente: Marcos Antônio Cavalheiro Zengo, do Presbitério Oeste do Paraná;
secretário executivo: Antônio Carlos Paiva, do Presbitério de Cianorte;
1º secretário: Edimar Guidino, do Presbitério de Cianorte;
2º secretário: Jair da Cruz Lara, do Presbitério de Maringá;
1º tesoureiro: Sebastião Aparecido Donizetti Guerra, do Presbitério do Planalto Central;
2º tesoureiro: Ailton Amaral Costa, do Presbitério Vale do Jequitinhonha.

REFORMA DE ARTIGOS DAS NORMAS

A Assembleia Extraordinária, por sua vez, aprovou a alteração do Artigo 12 e seu parágrafo único, do Estatuto da IPRB. Essa alteração aplica-se, também, aos artigos que preestabelecem o quórum dos Presbitérios e de suas Igrejas.

Art. 12. O quórum da Assembleia Geral é formado por 50% (cinquenta por cento) de seus membros.

Parágrafo único. No caso de não haver quórum na primeira convocação, a Assembleia Geral funcionária meia hora após a primeira chamada, com 1/3 (um terço) de seus membros.

Ficou aprovada, também, a alteração do Artigo 1º, do Estatuto da IPRB, ficando com a seguinte redação:

Artigo 1º. A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, fundada no dia 8 de janeiro de 1975, é uma instituição civil e religiosa, evangélica, com sustento, propagação e governo próprios, sede e foro na Rua Quintino Bocaiúva, 58, Zona Sete, CEP 87020-160 – Maringá, Estado do Paraná, Brasil, composta de número ilimitado de membros, sem distinção de nacionalidade, cor, sexo ou condição social, crentes em Jesus Cristo, que aceitam como única regra de fé e prática a Bíblia Sagrada, e funcionará por tempo indeterminado.

Informa a Secretaria Central da IPRB.