Pesquisar
Close this search box.

Tratativa sobre o câncer de próstata – Novembro de 2014 e novembro de 2017

Superando preconceitos:
um enfoque sobre a saúde masculina

Ter o dom da vida é um grande milagre de Deus. Desde quando nascemos até quando já estamos com a idade avançada, desfrutamos desse privilégio. No entanto, precisamos focar nossa atenção na qualidade de nossa saúde e isso em cada etapa de nossa vida, pois passamos por mudanças biológicas e físicas a cada fase que vivemos. Quando pensamos na saúde masculina, faz-se necessário destacar a atenção que esta merece, principalmente a partir dos quarenta anos de idade. Cada período de nossa vida deve ser desfrutado ao máximo possível, não nos esquecendo dos riscos e cuidados que cada um deles merece.

Pensando nisso, gostaria de abordar os cuidados especiais que nós os homens precisamos ter com nossa saúde, relacionada à área urológica.

O apóstolo João, em sua terceira Carta, demonstra preocupação com a vida espiritual como também com a vida física (a saúde) dos irmãos de sua época. Ele intercede para que os cristãos tenham boa saúde. Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem, assim como vai bem a sua alma. 3João 1:2.

A palavra de Deus contempla o ser humano em todas as suas esferas, pois a palavra salvação tem sua origem no grego soteria, transmitindo a ideia de cura, redenção, remédio e resgate. No latim salvare, que significa salvar´, e também de `salus´, que significa ajuda ou saúde. Na 3ª Epístola de João 1:2, o termo boa saúde aparece significando estar saudável. Porém sabemos que estar saudável todo tempo é impossível, pois a cada momento nosso sistema biológico está em transformação e se defendendo de todo tipo de agressão. Mas, no tocante à saúde masculina, temos de nos preocupar, pois com o passar do tempo algumas doenças podem aparecer.

A partir dos 40 anos

A partir dos 40 anos é de fundamental importância que o homem cuide de sua vida urológica, buscando assim prevenir um dos grandes males da saúde masculina chamado câncer de próstata. São recomendados exames de rotina a partir dos 45 anos para aqueles que não têm casos familiares de câncer, e aos 40 anos para os que, entre seus familiares, há casos de câncer.

A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto. Essa glândula participa da produção do sêmen, líquido que carrega os espermatozoides produzidos no testículo. Ela envolve a uretra e seu tamanho normal é de uma azeitona. A próstata, como todo o aparelho sexual masculino, tem o seu funcionamento regulado pelos níveis de testosterona circulantes, o hormônio masculino.

Os riscos

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Segundo estimativa de pesquisa sobre a incidência de Câncer no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional do Câncer em 2010/2011, a população masculina do Rio Grande do Sul é a que está sujeita a mais casos de câncer de próstata, sendo de 80 para cada 100 mil homens, por ano.

Na maioria dos homens, o câncer de próstata não apresenta qualquer sintoma na fase inicial de desenvolvimento da doença. Entretanto, alguns homens podem sentir os seguintes sinais:

Conheça os sintomas

Jato de urina muito fraco ou reduzido;

Necessidade frequente de urinar, especialmente à noite;

A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente
e ainda persiste a vontade de urinar;

Dificuldade de iniciar a passagem da urina;

Dificuldade de interromper o ato de urinar;

Urinar em gotas ou jatos sucessivos;

Necessidade de fazer força para manter o jato de urina;

Necessidade premente de correr ao banheiro – pode,
inclusive, ocorrer que a urina vaze antes que chegue ao banheiro;

Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos) e

Sintomas menos comuns como dor durante a passagem
da urina, dor quando ejacula ou dor nos testículos.

O exame preventivo independe desses sintomas, pois, sendo preventivo, deve ser realizado mesmo que não existam sintomas.

***

Homens mais jovens também podem ser afetados, mas são casos raros. O risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com a idade. Mas o histórico familiar também é importante. Se um parente próximo (pai ou irmão) tem câncer, é necessária maior atenção e controle. Os riscos aumentam ainda mais caso um parente próximo tenha sido diagnosticado com câncer com idade inferior a 60 anos.

Segundo pesquisas americanas, homens da raça negra têm mais câncer de próstata que homens da raça branca, e mais que homens de origem oriental.

Prevenção

Quanto mais precocemente se diagnostica um tumor, maiores são as chances de cura, sendo diagnosticado no início as chances são de 90% de cura.

Os exames mais comumente realizados para se detectar esse tipo de câncer, precocemente ou não, são o toque retal, o exame de ultrassonografia transretal e o exame de PSA (antígeno prostático-específico).

Preconceito

O estudo “Saúde Masculina, o Homem e o Câncer de Próstata” foi realizado em Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, entre os dias 2 e 7 de outubro de 2009 e revelou dados impressionantes. Entre eles: por que os homens não fazem o exame? A resposta pode estar no preconceito e machismo. O levantamento mostrou que 77% concordam que os homens não fazem exame de toque retal por preconceito e 54% percebem que os homens têm medo do exame. Mas, quando questionados sobre a não a realização do exame, apenas 8% admitem preconceito em relação ao toque, enquanto 13% afirmam descuido, preguiça, relaxo e falta de tempo.

“Ninguém vai dizer que é preconceituoso, pois não é politicamente correto, mas se admitíssemos o preconceito, talvez estivéssemos indo mais ao médico. O problema é que o homem foi educado para ser Super-Homem. Pra eles doença é sinal de fragilidade”, explica Schubert.

Sobre o exame realizado para diagnóstico do câncer de próstata, dados da pesquisa mostraram que 47% dos homens já fizeram o PSA (exame sanguíneo) e 54% têm conhecimento de tal exame. O coordenador Schubert, no entanto, reforça que para detectar o câncer de próstata é importante fazer dois exames, tanto o PSA, quanto o exame de toque, apenas os dois testes conjugados vão poder ajudar a verificar a presença de um problema na próstata ou a ausência dele.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física e procurar manter o peso adequado à altura.

Caros colegas, quantas vezes levamos nossas esposas e filhas ao médico, porém sempre adiamos nossa vez.

É crescente o número de homens que, quando procuram o medico, já estão em estado avançado de certas enfermidades, a quem, em muitos casos, o medico diz: você deveria ter feito o exame preventivo há 10 ou 15 anos, e agora só nos resta administrar o problema advindo da enfermidade. Quantas pessoas à nossa volta que, se tivessem realizados exames preventivos, teriam grandes chances de cura de suas enfermidades.

Somos educados a cuidar bem da nossa vida espiritual e nos esquecemos da vida física e saúde. Usando as palavras de João: Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem, assim como vai bem a sua alma, 3João 1:2, precisamos rever nossas necessidades e procurar, na mediada do “possível”, cuidar de nossa saúde como cuidamos de nossa alma. Quantas famílias hoje são privadas da presença do sacerdote do lar devido à falta de um simples ato que poderia ter sido tratado há anos.

Que Deus me ajude e que Deus nos ajude nessa mudança de paradigma.

……………..

* O pastor Alessandro Silva é enfermeiro pela Universidade Anhembi Morumbi
(Ênfase em Saúde Mental), formado pela Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade
de Santos e trabalha com Aconselhamento Pastoral CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais
Procurar
Pesquisar
Categorias
Blog
NORMAS E RESOLUÇÕES