Í N D I C E
Capítulo 1: De Deus e da
Santíssima Trindade
Capítulo 2:
Da Criação
Capítulo 3:
Das Sagradas Escrituras
Capítulo 4:
Da Queda do Homem, do Pecado e do seu Castigo
Capítulo 5:
Da Aliança de Deus com o Homem
Capítulo 6:
Da Providência
Capítulo 7:
De Jesus Cristo, o Mediador
Capítulo 8:
Do Perdão dos Pecados
Capítulo 9:
Da Livre Agência
Capítulo 10:
Da Intercessão de Jesus
Capítulo 11:
Da Fé Salvadora
Capítulo 12:
Da Igreja
Capítulo 13:
Da Missão da Igreja
Capítulo 14:
Da Comunhão dos Santos
Capítulo 15:
Do Batismo
Capítulo 16:
Da Ceia do Senhor
Capítulo 17:
Dos Meios de Graça
Capítulo 18:
Do Espírito Santo
Capítulo 19:
Do Batismo no Espírito Santo
Capítulo 20:
Dos Dons Espirituais
Capítulo 21:
Da Santificação
Capítulo 22:
Do Retorno de Cristo
Capítulo 23:
Do Tribunal de Cristo
Capítulo 24:
Do Juízo Final
Capítulo 25:
Da Ressurreição dos Mortos
Capítulo 26:
Dos Presbitérios e da Assembleia Geral
Capítulo 1
De Deus e da Santíssima Trindade
Cremos na existência de um Deus Trino, Todo Poderoso, vivo e
verdadeiro, sem corpo, membros ou paixões, indivisível, invisível, e imutável, de
infinito poder, sabedoria e bondade; Ele é um espírito puríssimo, Criador e Sustentador
de todas as coisas visíveis e invisíveis. E na unidade desta Divindade há três
Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, da mesma essência e trino em pessoa, na sua
soberania e providência sobre todas as coisas, infinito em seus atributos; de uma
substância, poder e eternidade. O Pai não é de ninguém - não é nem gerado, nem
procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente
procedente do Pai e do Filho.
Ele é onipresente, onipotente,
onisciente, independente, soberano, fiel, justo e perfeito; Ele é santíssimo; fazendo
tudo para a sua glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e
imutável, em todas as suas obras e em todos os seus preceitos; Ele não é o autor do
mal, nem do pecado, mas cheio de amor, de misericórdia; é gracioso, longânimo e ao
mesmo tempo justo e terrível em seus juízos, pois odeia o pecado. Sendo da parte dos
anjos e dos homens e de qualquer outra criatura, lhe são devidos todo o culto, todo o
serviço e obediência, que Ele há por bem requerer deles.
Gn 8:22, Sl 33:13-15, Mt 28:19, At
17:27 e 28 Hb 1:3; Ap 4:11; Hb 11:6. Dt. 6:4; I Co. 8:4, 6; I Ts. 1:9; Jr. 10:10; Jó
11:79; Jó 26:14; Jo 6:24; I Tm 1:17; Dt 4:15-16; Lc 24:39; At. 14:11, 15; Tg 1:17; I Rs
8:27; Sl 92:2; Sl 145:3; Gn 17:1; Rm 16:27; Is 6:3; Sl. 115:3; Ex 3:14; Ef 1:11; Pv. 16:4;
Rm 11:36; Ap 4:11; I Jô 4:8; Ex 36:6-7; Hb 11:6; Ne. 9:32-33; Sl 5:5-6; Na 1:2-3. Mt
3:16-17; 28-19; II Co 13:14; Jo 1:14, 18 e 15:26; Gl 4:6. Romanos. 11:33; Hebreus. 6:17;
Sal.5:4; Tiago 1:13-17; I João 1:5; Mat. 17:2; João 19:11; At.2:23; At. 4:27-28 e 27:23,
24, 34.
Capítulo 2
Da Criação
Cremos na
criação divina como uma evidência que revela a sabedoria e poder divinos. Que a
criação foi um ato totalmente voluntário da vontade do trino Deus. Ele criou o universo
para revelar a sua glória, seu eterno poder e bondade, criar ou fazer do nada, pelo poder
de sua palavra, no espaço de seis dias, e tudo muito bom, o mundo e tudo o que nele há,
quer as coisas visíveis quer as invisíveis. No sexto dia criou o homem, macho e fêmea,
segundo sua própria imagem, semelhança, dotados de almas racionais e imortais, de
inteligência, volição, retidão e perfeita santidade, com a lei de Deus escrita em seus
corações e o poder de cumpri-la.
Contudo, com
possibilidade de transgredi-la, sendo deixados à liberdade de sua própria vontade, que
era mutável. Também receberam a determinação de não comerem da árvore da ciência do
bem e do mal. Enquanto obedeceram a este preceito, foram felizes em sua comunhão com Deus
e tiveram domínio sobre as criaturas. Ap 4.11; Is 43.7; Sl 19.1-2; Gn 1-3;
Capítulo 3
Das Sagradas Escrituras
Cremos na inspiração verbal, na veracidade e na integridade da Escritura
Sagrada, que inclui o Velho e o Novo Testamentos, tal como revelada originalmente, e na
suprema autoridade sobre assuntos de fé e de caráter cristão, razão porque deve ser
crida, obedecida e recebida pelos homens como a declaração de Deus sobre todas as coisas
necessárias para a nossa vida e salvação, contribuindo tudo para a glória do Deus
Soberano.
Nela nem todas as coisas são
claras em si mesmas, mas as verdades que precisam ser aprendidas e observadas são tão
claras que ninguém será privado do seu conhecimento. Tudo o que o ser humano precisa
ouvir da parte de Deus está contido neste livro. No seu conteúdo nada será mudado nem
por obra do Espírito Santo e nem por ação alguma do homem.
A nossa segurança de que a
Escritura Sagrada é a Palavra infalível de Deus vem, principalmente, do testemunho do
Espírito Santo, que na sua obra interna, testifica esta verdade aos corações dos
salvos. Por outro lado, rejeitamos enfaticamente os livros apócrifos como inspirados,
considerando-os apenas como uma produção da imaginação do homem Rm 15:4,
1 Tm
3:15; 2 Tm 3:14-17, 2 Pe 1:19-21; 1 Jo 2:20;27; 1 Jo 5:9; Gl 1:8; 1 Co 2: 9,10, 11:13,14
Sl. 119:105; 2 Pe 3:16.
Capítulo 4
Da Queda do Homem, do Pecado e do seu Castigo
Cremos na pecaminosidade universal dos homens, herança adquirida através do
primeiro casal desde que, pela primeira vez, transgrediu a vontade de Deus, tornando-os
mortos e corrompidos em as suas faculdades, destituindo-os da glória de Deus e
colocando-os sob juízo. Embora a queda de Adão tenha afetado seriamente a natureza
humana, as pessoas não ficaram no estado de total incapacidade espiritual de escolha.
Este delito e natureza corrompida foram imputados a seus filhos, deixando-os adversos a
todo bem e inclinados ao mal, submetendo todos os seus descendentes à morte humana e
espiritual. Gn 3:13; Rm 3: 9, 19, 23; 5:6; 7:18; 1Co 15:21-22, 45, 49; Gl 3:10; Ef
2:2-3; 6:18; 2Ts 1:9; 1Jo 1:7-9, 3:4.
Capítulo 5
Da Aliança de Deus com o Homem
Cremos na aliança de Deus com o homem como expressão do seu amor e da sua
misericórdia, meio pelo qual Ele oferece livremente a vida e a salvação em Cristo Jesus
a todos os homens. Ao homem caído, Deus oferece a vida e a salvação em Cristo Jesus. No
entanto, o homem precisa reconhecer-se pecador, crer e prestar obediência aos
ensinamentos sagrados.
A aliança feita na dispensação
do Velho Testamento, e que era administrada através de promessas, profecias,
sacrifícios, circuncisão, o cordeiro pascal, entre outros tipos e ordenanças que
prefiguravam o Messias prometido, não foi capaz de levantar o homem no seu grande anseio
de redenção. Assim, Deus realizou uma segunda aliança, plena, firme e imutável, na
morte expiatória e vicária de Cristo Jesus. Rm 3:20,21; Gn 3:15; Is 42:6; Jo
3:16; Gl 3:21; Mt. 28:18-20; Hb 1:1,2; Hb 9:15-17.
Capítulo 6
Da Providência
Cremos
na Doutrina da Providência de Deus, que na sua imensa sabedoria, poder, justiça, bondade
e amor sustenta, dirige, preserva, dispõe e governa todas as coisas por Ele criadas,
desde a maior até a menor, dirigindo-as para o seu determinado fim.
Deus governa sobre o universo,
sobre o mundo físico, sobre as nações, sobre o nascimento do homem e sua vida, na
proteção dos justos, no suprimento das necessidades do seu povo, nas respostas às
orações e no desmascaramento e castigo dos ímpios.
Deus, na sua misericórdia,
permite, muitas vezes, que os seus filhos sejam entregues às tentações e ao engano dos
seus corações; e uma vez humilhados e castigados, possam depender mais do seu poder e da
sua graça redentora, ficando mais sóbrios e vigilantes contra o pecado. Sl 103:19; Sl
104:14; Jó 12:23; Sl 4:8; Gn 22:8; Is 20:5,6; Sl 7:12,13; II Cr 32:25,26,31; Lc 22:31,32;
II Co 12:7-9.
Capítulo 7
De Jesus Cristo, o Mediador
Cremos em Jesus, o eterno filho de Deus, Unigênito do Pai, a segunda pessoa da
Trindade, verdadeiro Deus e também verdadeiro homem, Profeta, Sacerdote e Rei, cabeça e
salvador da sua igreja, herdeiro de todas as coisas e salvador do mundo; cremos na sua
concepção virginal, identificando-se inteiramente com o ser humano ainda que sem pecado;
nas suas duas naturezas interior, perfeitas e distintas divindade e humanidade
vistas de forma inconfundível em uma só pessoa, em um só Cristo, consubstancial com o
Pai, segundo a divindade, e consubstancial a nós, segundo a humanidade, excetuando o
pecado, mediador entre Deus e o homem;
Cremos que Ele honrou a lei divina
por sua obediência pessoal, e em sua morte vicária e expiatória na cruz fez provisão
para a redenção dos homens do pecado; cremos na sua ressurreição corporal e sua
ascensão à direita de Deus Pai, onde é o único mediador, participando da natureza de
Deus e do homem, e em cuja pessoa efetua-se a reconciliação entre Deus e o homem. Ele
voltará em poder e glória para julgar o mundo e consumar sua missão redentora. Habita
agora em todos os salvos como Senhor vivo e para sempre presente. Sl 68:18; Is
42:1; Jo 1:1,2,14 20-28; Rm 9:5; Ef 4:10; 1 Tm 2:5; 1 Pe 1:19,20; 1 Jo 5:20.
Capítulo 8
Do Perdão dos Pecados
Cremos
no perdão dos pecados, acessível somente através da justificação de Cristo imputada
aos regenerados por meio da fé nele. Cristo, por sua morte expiatória, purifica o
pecador, que é justificado e perdoado somente pela graça de Deus Rm 3:24-26; cap.
5; 10:13; 2Co 5:21; Ef 2:8-10; Gl 5:6.
Capítulo 9
Da Livre Agência
Cremos
no livre arbítrio do homem que o deixa em liberdade para escolher tanto o bem quanto o
mal, mas quando transferido para o estado de graça encontra-se liberto da escravidão do
pecado e pode decidir pelo que é espiritualmente correto, mas por causa da corrupção,
nele ainda existente, não o faz com perfeição e continua desejando não somente o que
é bom, como também o que é mau.
Antes da queda, no estado de
inocência, o homem era potencialmente livre para fazer o bem, agradando a Deus no seu
viver. Agora somente será imutavelmente livre para fazer unicamente o bem quando estiver
no estado de glória.
A pregação do evangelho é um
apelo ao livre arbítrio do homem. Ele é decididamente livre para aceitar a Cristo ou
rejeitá-LO. Dt 30:19; Jo 5:40, 8:34,36; Tg 1:14; Fl 2:13; Rm 6:18,22; Gl 5:17; Ef
4:13; Jd 24; I Jo 3:2.
Capítulo 10
Da Intercessão de
Jesus
Cremos na
intercessão de Jesus, em quem habitou toda a plenitude e que sendo santo, inocente,
incontaminado, cheio de graça e de verdade esteve perfeitamente preparado para ser o
único mediador e fiador entre Deus e os homens; Cremos que Ele comparece diante de Deus
por nós, que sua intercessão é expressa diante de Deus ao nosso favor; que Ele é o
nosso Parácleto; que sua intercessão inclui: o seu comparecimento diante de Deus em nosso
favor, como sacrifício por nossos pecados, como nosso Sumo Sacerdote, cuja obra é base
para recebermos a remissão de nossos pecados, o dom do Espírito Santo e todo o bem
necessário; que Ele realiza a defesa contra a sentença da lei e as acusações de
Satanás, que é o grande acusador; que sua oferta de si mesmo como nosso penhor, que não
só provará que as demandas da justiça foram satisfeitas, mas que seu povo será
obediente e fiel; que a apresentação como sacrifício das pessoas dos redimidos,
santificando seu coração e todos os seus serviços, tornando-as aceitas diante de Deus
por meio do suave aroma de seus próprios méritos. Rm 8:34; Hb 1:8,9; Cl 2:3, 1:9; Hb
7:26; Jo 1:14; 1 Tm 2:5; Hb 9.24
Capítulo 11
Da Fé Salvadora
Cremos na Fé Salvadora, como uma atividade do homem, mas potencialmente
produzida por Deus no coração do pecador pela qual os eleitos são habilitados, por obra
do Espírito Santo e, ordinariamente, pela ministração da Palavra de Deus, a aceitar e a
receber a Cristo como Senhor e Salvador que nos conduzirá à justificação, a
santificação e a vida eterna e a crer nas Escrituras Sagradas como verdades reveladas,
abraçando as suas promessas sejam presentes ou futuras, bem como agir de conformidade com
os ensinamentos ali ministrados Hb 10:39; 2 Co 4:13; Ef 1:17-20; Jo 6:42 1 Ts 2:13
1 Jo 5:10; Ef 4:15,16.
Capítulo 12
Da Igreja
Cremos na Igreja, santa, invisível e universal, que é o Corpo de Cristo,
composto de todos os cristãos que experimentaram o novo nascimento, independente da
etnia, cor ou condição socioeconômica e que na terra se manifestam nas congregações
locais a quem Cristo conferiu o ministério, os oráculos e as ordenanças de Deus para
congregar e aperfeiçoar os santos, ao longo desta dispensação que se encerrará com o
arrebatamento dos salvos. Cristo é o cabeça, o único Senhor desta igreja. Ele é o Rei
absoluto, não havendo outro. Qualquer outra manifestação será atribuída ao
anticristo, ao homem do pecado e ao filho da perdição.
Mas esta igreja não é
inteiramente pura. Ela está sujeita ao erro, ao pecado e, consequentemente, até mesmo a
apostasia, razão da sua necessidade de perseverar nos ensinamentos sacrossantos do Senhor
Jesus Jo 1:12,13,3:3-7; Ef 4:11-13; Is 59:21; Mt 28:19,20; Cl 1:18; I Pe 5:2-4; II
Ts 2:3,4.
Capítulo 13
Da Missão da Igreja
Cremos
que a igreja é o Corpo de Cristo, a habitação de Deus através do Espírito,
divinamente designada para o cumprimento da grande comissão. Cada crente nascido do
Espírito é uma parte integral da comunidade dos santos cujos nomes estão escritos no
Livro da Vida.
Considerando que o propósito de
Deus concernente ao homem é alcançar aquele que está perdido, ser adorado pelo homem e
edificar um corpo de salvos na imagem do seu Filho, a prioridade maior para pertencer a
esta assembleia é: 1) ser uma agência de Deus para a evangelização do mundo; 2) ser
um corpo em unidade onde o homem possa adorar a Deus; 3) ser um canal do propósito de
Deus para a edificação dos santos a fim de ser a perfeita imagem do seu Filho.
A Igreja Presbiteriana Renovada do
Brasil existe expressamente para viver o modelo apostólico do Novo Testamento, ensinando
e encorajando os crentes a uma vida com Deus sob a égide do Espírito Santo, a fim de
serem capacitados para evangelizar o mundo, que terão as manifestações sobrenaturais do
Espírito Santo Ef 1:22,23; 2:22; Hb 12:23; At. 1:8; Mt 28:19,20; Mc 16:15,16; I Co
12:13; Ef 4:11-16; I Co. 12:28; 14:12; Mc 16:15,20; At 4:29-31; Hb 2:3,4.
Capítulo 14
Da Comunhão dos Santos
Cremos na comunhão dos santos que, pelo Espírito e pela fé, estão unidos a
Cristo como o cabeça e uns aos outros, em amor, como membros do mesmo corpo; participam
dos mesmos dons e graças e devem contribuir para a manutenção desta unidade para
proveito mútuo.
Os santos, devem manter uma sociedade santa e plena comunhão no culto de Deus, e na
realização de todos os outros serviços espirituais, que visam a edificação do corpo
de Cristo, bem como estarem dispostos a socorrerem uns aos outros em suas necessidades
físicas, materiais e espirituais, segundo suas posses, habilidades e necessidades, dando
em todo o tempo, glória a Deus. 1 Jo 1:3; Ef 3:16,17; Jo 1:16; 1 Ts 5:11,14; Hb 10:24,25;
1 Jo 3:17.
Capítulo 15
Do Batismo
Cremos no batismo por imersão total do corpo, como sacramento neotestamentário,
uma só vez em água a uma mesma pessoa, instituído por Jesus Cristo em nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo, como forma solene de admissão na igreja visível, como
também de sinal de regeneração e de consagração a Deus com o propósito de andar em
novidade de vida.
A ordenação do batismo por
imersão total nas águas é uma ordenança de Jesus. Todos aqueles que se arrependeram
dos seus pecados e creram em Jesus como Senhor e salvador devem ser batizados. Em
consequência, eles declaram para o mundo que estão mortos com Cristo e estão
ressuscitando com Ele para uma vida em novidade Mt. 28:19; Mc 16:16; At 10:47,48;
Cl 2:1, 2:11,12; 1 Co 12:13; Rm 4:11; Rm 6:4; Gl 3:27; Tt 3:5.
Capítulo 16
Da Ceia do
Senhor
Cremos na Ceia do Senhor como sacramento do corpo e do sangue de Jesus
instituída por Ele mesmo para ser celebrada pela igreja como lembrança do sacrifício de
sua morte expiatória e vicária.
Tomamos o pão como símbolo do
Corpo de Cristo e o cálice como símbolo do seu sangue derramado para remissão dos
nossos pecados e os consagramos, mediante a oração, separando-os do seu uso comum sem,
contudo, alterar a sua substância o pão continua sendo pão e o vinho continua
sendo vinho. Rejeitamos a doutrina da transubstanciação por ser contrária aos
ensinamentos sagrados, bem como ao senso comum e à razão em momento algum o pão
e o vinho poderiam ser transformados na carne e no sangue do Senhor Jesus.
Temos na celebração da ceia um
memorial ao sacrifício vicário de Cristo em nosso favor e uma oportunidade de selar a
nossa comunhão com os membros do seu corpo que é a igreja.
Temos a firme convicção de que
todos os salvos que participam dignamente da ceia recebem bênçãos espirituais, sendo
alvo dos benefícios da morte de Jesus. Ao contrário destes, os que participam
indignamente tornam-se réus da morte de Jesus, resultando na condenação própria,
enquanto permanecerem neste estado. 1 Co 11:23-26; 10:16,17,21, 12:13; Mt 26:26-28; Lc
24:6,39.
Capítulo 17
Dos Meios de Graça
Cremos
nos Meios de Graça como àquelas atividades na comunhão da igreja que Deus usa para
distribuir mais graça aos cristãos. A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil incentiva,
encoraja e valoriza os meios de graça. Entendemos por meios de graça: O ensino da
Palavra, a oração individual, a oração uns pelos outros, o jejum, o batismo, a ceia do
Senhor, a adoração, a disciplina da igreja, a oferta, os dons espirituais, a comunhão,
a evangelização e o ministério individual.
Rm 1.16; 2 Co 1.24; Tg 1.18; 1Pe
1.23; 2Tm 3.15,16; At 20.32; Rm 15.4; Ef 6.17; Hb 4.12; Mt 28.19; Rm 6.2-5; Cl 2.12; At
2.38; At 8.39; At 16.34; 1Co 10.16,17, 21; 1Co 11.29-30; Mt 26.26; Jo 6.52-58; At
4.24-30,31; At 2.42; At 12.5; Hb 4.16;
Capítulo 18
Do Espírito Santo
Cremos no Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade, procedente do Pai e do
Filho, da mesma substância e igual em poder e glória; agente eficaz na aplicação da
obra da redenção convence os homens do pecado, da justiça e do juízo,
conduzindo-os ao arrependimento e à fé; concede dons aos crentes, unindo-os e
consolando-os.
Cremos na dinâmica e na criatividade do Espírito Santo na história da igreja, revelando
coisas novas. Ele inspirou santos homens do passado para escreverem as Escrituras.
Através da iluminação capacita homens a entenderem a verdade. Ele exalta a Cristo.
Desenvolve o caráter cristão. Ele sela o crente para o dia da redenção final. Sua
presença é a segurança de que Deus trará o crente à plenitude da estatura de Cristo.
Ilumina e capacita o crente e a igreja para a adoração, a evangelização e o serviço.
Mt 9:17, 3:16,17; Jo 3:8, 15:26, 16:13,14; 2 Co 13:13; 2 Pe 1:19-21; At 7:51-53.
Capítulo 19
Do Batismo no Espírito Santo
Cremos no Batismo no Espírito Santo, que nos é dado por Jesus, na
contemporaneidade dos dons espirituais, distribuídos pelo Espírito Santo para a
edificação, a consolação e a exortação de acordo com a sua soberana vontade,
comumente evidenciado pelo falar em línguas.
Cremos que há uma diferença
entre ter o Espírito Santo e ser batizado com o Espírito Santo. Todos os que são salvos
têm o Espírito, mas podem ainda não ter sido batizados no Espírito Santo. O batismo no
Espírito Santo é um dom que todos podem receber depois de convertidos. É algo que pode
e deve ser buscado por aqueles que ainda não o receberam. Cremos que é Jesus quem batiza
no Espírito Santo.
Mt 3:11; Rm 12:3-8; 1 Co 12:1-12; Rm
8: 9; At 2: 38; Mt 7: 7; Lc 24: 49
Capítulo 20
Dos Dons Espirituais
Cremos na contemporaneidade dos Dons Espirituais, como instrumentos para a
edificação pessoal e da igreja, distribuídos pelo Espírito Santo para a sua
edificação, conforme a sua soberana vontade. É dever dos cristãos buscar, com zelo, os
dons espirituais, exercitando-os com ordem e disciplina, no amor e no temor do Senhor,
buscando sempre a edificação, consolação e exortação dos membros do corpo.
Cremos na manifestação dos dons espirituais de forma pura e exata; na sua
funcionalidade, na sua utilidade e
nos seus resultados práticos, cuja operosidade está completamente desassociada
de adivinhações, prognósticos, agouros e feitiçarias I Co 12:1-11; I Co 14:1-40; Joel
2:28,29; Dt.18:9-14.
Capítulo 21
Da Santificação
Cremos na possibilidade e na necessidade de viver uma vida santa na terra,
somente através da graça de Deus e da ajuda do Espírito Santo, santificador que em nós
habita. Este estado de santidade que deve atingir o homem todo é imperfeito nesta vida,
face a persistência da natureza corrompida, resultando na luta irreconciliável do
espírito contra a carne, mas que culminará com a vitória do homem regenerado.
Esta santidade tem raízes na
regeneração e se realiza na vida interior dos salvos com reflexos externos; continua por
toda a vida e pode ser mais acentuada em uns e menos em outros, havendo uma necessidade
dos redimidos serem cooperadores de Deus no crescimento de uma vida santa aqui na
terra. Rm 6:11,14; II Co 3:18; Hb 9:3-14;Hb 12:23; 1 Pe 1:15,16; 1 Ts 5:23; 1 Jo
1:10; Fl 3:2 Gl 5:17.
Capítulo 22
Do Retorno de Cristo
Cremos na certeza da segunda vinda pré-milenial do Senhor Jesus, de forma
pessoal e corpórea, em corpo glorificado, em duas fases distintas: a primeira invisível
ao mundo para o arrebatamento da sua igreja e a segunda, visível e com a sua igreja
glorificada, que se darão respectivamente antes da tribulação e na instalação do
milênio. A primeira vinda precederá a glorificação dos santos e a segunda, o
julgamento das nações; uma é iminente - poderá ocorrer a qualquer momento; a outra,
não. Zc 14:5; Mt 24:21; Mt 25:31-46; At 1:11; 1 Ts 4:16-17; Hb 9:28; Jo 14:3.
Capítulo 23
Do Tribunal de Cristo
Cremos na
existência do Tribunal de Cristo, onde os salvos comparecerão diante dele unicamente
para serem avaliados e, consequentemente, galardoados proporcionalmente pelos seus feitos
à obra de Deus na terra - Rm 14:10-12, 8:33; 2 Co 5:10.
Capítulo 24
Do Juízo Final
Cremos que haverá um julgamento final, depois do milênio e da rebelião que
ocorre depois desse período, para juízo dos incrédulos, juntamente com o diabo e os seus
anjos, a besta e o falso profeta, para condenação eterna no lago de fogo, vindo depois
disto novos céus e nova terra. Este juízo final é a culminação de muitos prenúncios
em que Deus premiou a justiça ou puniu a injustiça ao longo da história. O Senhor Jesus
Cristo será o Juiz neste julgamento com a participação da igreja. Ap 22:12; I Co
6:2,3; 20.11-15; 2Tm 4.1; At 10.42; Jo 5.26-27; Mt 25.31-46; Mc 9.43-48; Ap 19.20; 21.8;
2Pe 3.13.
Capítulo 25
Da Ressurreição dos Mortos
Cremos na ressurreição corpórea dos justos, para encontrar o Senhor nos ares,
para o gozo eterno; cremos na ressurreição dos ímpios para a condenação eterna, no
dia do juízo final.
Cremos que no último dia, os que
estiverem vivos não morrerão, mas serão transformados; todos os mortos serão
ressuscitados com os seus próprios corpos, e não outros, embora com qualidades
diferentes, e se unirão novamente às suas almas, para sempre.
Cremos que os corpos dos injustos
serão, pelo poder de Cristo, ressuscitados para a desonra; os corpos dos justos serão,
pelo seu Espírito, ressuscitados para a honra e para serem semelhantes ao próprio corpo
glorioso de Cristo. Jo 12:48; At 17:31,10;42; Ap 20:13-15.
Capítulo 26
Dos Presbitérios e da
Assembleia Geral
Para melhor governo e maior edificação da Igreja, deverá haver as
reuniões dos Presbitérios e a convocação da Assembleia Geral. Em virtude do seu cargo
e do poder que Cristo lhes deu para edificação e não para destruição, cabe aos
responsáveis criar tais assembleias e reunir-se nelas quantas vezes julgarem útil para
o bem da Igreja, observando as Normas da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.
Todos nós podemos errar,
portanto, não devemos constituir as nossas decisões regra de fé e prática, mas que
podem ser usados como auxílio no bom desenvolvimento da obra do Senhor. At.15:2, 4, 6;
20:17, 28; Ap 2:1-6; At.15:2, 4, 6; 20:17, 28; Ap 2:1-6.
Aprovada pela Diretoria Administrativa da IPRB
Dezembro de 2003
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