Pesquisar
Close this search box.

Anairton de Souza Pereira – Dezembro/2004

Pastor pioneiro da IPRB
e membro da Diretoria Executiva.
Pastor da IPR de Cruzeiro, SP, desde a sua organização.

Temos o prazer de apresentar o pastor provavelmente
com o mais longo pastorado local numa igreja da Renovada. O pastor Anairton, 50 anos, é um dos pioneiros da obra
de renovação e com larga folha de trabalhos realizados.
Sempre primou pela linha doutrinária que abraçou
desde o princípio da Igreja. Fez uso e valorizou
o exercício dos dons espirituais.

Conversão

Nascido num lar evangélico, fez sua pública profissão de fé na Igreja Presbiteriana de Conceição de Ipanema. Foi nessa igreja que começou a ter oportunidade para pregar e onde recebeu seu chamado para o ministério.

Anairton nasceu em Conceição de Ipanema, MG, em 1º de agosto de 1953. Filho de Delarvino de Souza Pereira e Zédina de Souza Pereira. Casou-se em 20/01/1979, com Eunice Hernandes e tem três filhos: Damares (casada com Rosivaldo), Jether (casado com Zaíne) e Denise. E um neto: Gabriel, com três anos.

Avivamento

Como tinha muita simpatia pelo avivamento, costumava frequentar a Igreja Batista Renovada. Em 1.973, ingressou na Igreja Cristã Presbiteriana. E participou de um Encontro de Avivamento em Cianorte, no Paraná, onde Deus falou ao seu coração, confirmando seu chamado para o ministério, e de onde saiu muito abençoado com as várias palavras proféticas que recebera.

Em 1.973, ingressou na Igreja Cristã Presbiteriana de Vila das Mercês, no Ipiranga, São Paulo e foi batizado pelo pastor Joed Lamônica Crespo, em São Caetano do Sul. Recebeu nessa ocasião o batismo com o Espírito Santo e, logo em seguida, os dons espirituais, os quais têm sido uma bênção em sua vida e na Igreja.

Cursou, a partir de 1974, o Seminário Pentecostal do Avivamento Bíblico, em São Paulo, hoje da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Ingresso na IPR

Com a união da ICP e IPIR, em 1.975, filiou-se à Igreja Presbiteriana Renovada de Osasco, SP. Em outubro assumiu a Congregação no Jardim Mutinga, recebendo-a com 16 membros, deixando-a, em 1976, com 38 e um terreno onde hoje está o templo da Igreja.

Participou da Assembleia Geral de janeiro de 1.977, em Belo Horizonte, onde foi examinado e recebido como pastor evangelista. E fora designado para assumir o pastorado da IPR de Cruzeiro, SP, no dia 27 de janeiro de 1.977. Na época, era presidente do Presbitério da Grande São Paulo o pastor Jobel Cândido Venceslau. No ano seguinte, no dia 4 de março, fora ordenado pastor, recebendo o número 162 no prontuário da IPRB.

Em janeiro de 2.005, completa 28 anos de pastorado à frente da IPR de Cruzeiro.

Um Presbitério

Partindo de Cruzeiro, o trabalho se estendeu por toda a região. Como consequência, foi organizado, em 12 de dezembro de 1.986, o Presbitério do Vale do Paraíba, que é formado por Igrejas e congregações estabelecidas em 20 municípios, abrangendo o Vale do Paraíba, Sul de Minas Gerais e Oeste Fluminense. A formação desse Presbitério contou diretamente com a liderança espiritual e administrativa do Pr. Anairton.

O Pr. Anairton está à frente do Presbitério do Vale do Paraíba desde sua fundação, com exceção do ano de 1.984, ano em que ficou fora da Diretoria.

Gosta de trabalhar com o Presbitério do Vale do Paraíba por se tratar de um grupo muito unido, que tem procurado preservar os princípios que a igreja abraçou desde os começos, afirma.

Nos Encontros

O Pr. Anairton tem sido insistentemente convidado para pregar em Encontros de Avivamento e em campanhas de despertamento. Em Cruzeiro já realizou 20 Encontros, eventos que têm trazido crescimento para todos.

Na Diretoria da IPRB

Em janeiro de 1.989, foi eleito vice-presidente da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil e exerceu esse cargo por seis anos. Depois fora Segundo Tesoureiro por três anos. Afirma que foi gratificante trabalhar, entre outros companheiros, ao lado do Dr. Jamil Josepetti, que deixou marcas de um grande líder, excelente administrador e amigo fiel.

A IPR de Cruzeiro

Cruzeiro foi uma das primeiras cidades alcançadas pelo avivamento Espiritual, já na década de 60, sob liderança do pastor Altair Monteiro. O pastor Anairton assume a Igreja em 1977. Era um salão alugado na Vila Batista. Depois foi alugado um maior no centro da cidade, na rua Coronel Castro, 623. Em 26/01/1975 foi organizada como Igreja. Em 1976 já se reunia no templo próprio, à rua Eng. Penido, 19. Atualmente, está se reunindo no novo templo, na rua Othon Barcelos, 19. Sua EBD (Escola Dominical) está com 156 alunos e a Igreja com 341 membros.
((

………………

Fonte:
Texto de JRC, redigido em 2009.
Servimo-nos de informações recentes da Profª. Eunice Hernandes Pereira e de dados
do Jornal Aleluia de maio/1986, fev./1999, julho/2001 e dezembro/2003

Atualizações

Eleito segundo tesoureiro da Diretoria Executiva da IPRB,
em dezembro de 2012, pela XVIII Assembleia Geral, realizada
em Poços de Caldas,MG, para o triênio 2013/2015

Em dezembro de 2015 fora reeleito segundo tesoureiro
da Diretoria Executiva da IPRB pela XIX Assembleia Geral realizada
em Poços de Caldas, MG, para o triênio 2016/2018

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais
Procurar
Pesquisar
Categorias
Blog
NORMAS E RESOLUÇÕES