Pesquisar
Close this search box.

IPRB 4 Décadas

“Ser uma Igreja renovada, pelo Espírito Santo, para adorar a Deus, pregar o evangelho e fazer discípulos”.

No dia 08 de janeiro de 2015, a IPRB completa 40 anos de atividades eclesiásticas. A data é significativa e nos leva a refletir sobre essa jornada vitoriosa, plena de bênçãos do Senhor, considerando que o número 40 é significativo e de grande relevância na Bíblia Sagrada. Há várias referências alusivas a este número. O dilúvio, por exemplo, durou 40 dias sobre a terra, Gênesis 7: 17. Moisés viveu 120 anos, sendo 40 no Egito, 40 nas terras de Midiã e 40 no deserto. Os espias gastaram 40 dias para visitar a terra a ser conquistada pelos israelitas. Israel permaneceu por 40 anos no deserto.

Os profetas Moisés e Elias jejuaram 40 dias; 40 dias foi o tempo dado por Deus aos ninivitas para o arrependimento, Jn 3: 4. Os três primeiros reis de Israel (Saul, Davi, e Salomão), reinaram por 40 anos cada um deles, Atos 13: 21 e 1 Rs 2: 11 e 11: 41. No Novo Testamento, Jesus, o mestre dos mestres, logo no início de seu ministério, jejuou durante 40 dias, Mateus 4: 1-10. Depois de sua morte e ressurreição e pouco antes de ser assunto aos céus, permaneceu com os seus discípulos por 40 dias, Atos 1:3.

Portanto, para alguns estudiosos o número 40 pode significar o período em que Deus coloca à prova o seu povo. Foi exatamente isto que sucedeu com muitos dos servos do Senhor ao tempo do AT e NT. O próprio Jesus foi provado e aprovado no deserto, quando posto frente à Satanás. Por isso, estamos certos de que este número é também significativo para a Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB), que completa 40 anos de vida e pregação da Palavra de Deus.

Então, antes de relembramos alguns pontos relevantes da história da IPRB, e que jamais serão apagados, queremos tributar a Deus toda honra e toda glória por estas quatro décadas de caminhada cristã. Não faltaram desafios e embates nesse longo período. No entanto, reconhecemos que Deus tem sido misericordioso para conosco, dando-nos a graça de chegarmos com êxito até aqui. Não há palavras para registrar a nossa eterna gratidão a todos que, incondicionalmente, se doaram e ajudaram a construir esta linda história.

Por isso, queremos tributar a Deus louvores e gratidão e homenagear os ex-presidentes da Igreja, Pr. Abel Amaral Camargo e o Pr. Dr. Jamil Josepetti, o ex-diretor do Seminário e Instituto Bíblico de Cianorte (SIB), hoje, Seminário Presbiteriano Renovado (SPR), Pr. Palmiro Francisco de Andrade, o ex-diretor da Gráfica e Jornal Aleluia, Pb. Prof. Joel Ribeiro de Camargo, e o fundador e ex-presidente da MISPA, Pr. Altair Batista Linhares.

Pr. Advanir Alves Ferreira
Presidente da IPRB

Como tudo começou

A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB) é fruto do avivamento espiritual que se instaurou no meio presbiteriano brasileiro nas décadas de 60 e 70, nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Este mover de Deus, que ficou conhecido entre os presbiterianos por uma forte ênfase à doutrina do Espírito Santo e por uma constante vontade de buscar mais ao Senhor, resultou na formação das Igrejas Cristã Presbiteriana (ICP), em 1968, e Presbiteriana Independente Renovada (IPIR), em 1972.

A ICP compunha-se dos Presbitérios de Cianorte, que tinha como líder o Pr. Jonathan Ferreira dos Santos, fundador do Instituto Bíblico de Cianorte, atualmente, Seminário Presbiteriano Renovado, e do Presbitério do Brasil Central, que tinha o Pr. Paulo de Oliveira Brasil como um de seus líderes, e mais tarde, o Pr. Rozolfo Cândido. de Melo. Por outro lado, a IPIR elegeu como presidente o Pr. Palmiro Francisco de Andrade (in memoriam), que por muitos anos, após a fusão dos dois grupos, foi o diretor deste Seminário.

Esse avivamento caracterizou-se por um intenso desejo de conhecer mais a Palavra de Deus, por uma dedicação à doutrina do Espírito Santo e por um desejo de consagrar-se mais a Jesus, pela prática da vida de oração, da pregação ardorosa do evangelho e da separação dos costumes deste mundo. A afinidade e a recíproca simpatia levaram essas igrejas a uma aproximação, promovendo vários encontros e reuniões, onde discutiram a possibilidade de uma futura união denominacional.

Finalmente a união

Essas igrejas, depois de três anos de oração, reuniões e entendimento decidiram unir-se e se organizar, em Assembleia realizada, nos dias 8 a 12 de janeiro de 1975, na 1ª IPR em Maringá, da qual participaram cerca de 300 representantes. Nasce, então, a Igreja Presbiteriana Renovada, que mais tarde adotou o nome de IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA DO BRASIL (IPRB). Contabilizavam-se nesse dia 8.335 membros, 59 pastores, 29 evangelistas, 84 igrejas, 94 congregações e mais de 12 mil alunos na EBD (Jornal, edição nº 01, fevereiro de 1975).

Os oitos primeiros Presbitérios foram: Brasil Central, abrangendo o Distrito Federal e o Estado de Goiás; Assis, o interior do Estado de São Paulo e o Estado de Mato Grosso; Cianorte, as cidades do Oeste do Paraná; Campo Mourão, as igrejas do Leste paranaense; Maringá, abrangendo o centro, Norte e Sul do Paraná e o Estado de Santa Catarina; Grande São Paulo, as igrejas da capital, das cidades próximas a São Paulo e Rio de Janeiro; Minas Gerais, cidades desse Estado, e do Nordeste, igrejas dos Estados de Pernambuco e Paraíba.

A IPRB ontem e hoje

Em 1975, éramos apenas 8 Presbitérios; em 2015, somos 53, alcançando todas as regiões do Brasil. Em janeiro de 2013, segundo dados estatísticos da Agenda Virtual, a IPRB contava com 1.141 pastores e pastores auxiliares que atuam em 53 Presbitérios; 142.043 membros, 527 igrejas organizadas (com CNPJ), 185 congregações presbiteriais e 771 congregações locais. Além destes números, havia 2.630 presbíteros e 6.453 diáconos e diaconisas. Os Grupos Familiares ou Pequenos Grupos (células) eram 1.001. Havia 1086 templos e 356 casas (próprias) pastorais.

A Tarefa Missionária: Está a cargo da Missão Priscila e Áquila, a MISPA, que nasceu sob a visão e liderança do Pr. Altair Batista Linhares, inicialmente para evangelizar Minas e Bahia. Em 1979, tornou-se órgão nacional. Desde 1992, fixou sua sede em Assis, SP, sendo o Presbítero Loudomiro Carneiro presidente até o ano 2003. Atualmente, a Missão é presidida pelo Pr. Florêncio Moreira de Ataídes.

A MISPA mantém missionários na Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Japão, Filipinas, Índia, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Polônia, França, Bélgica, Ilha de Jersey, Angola, Malawi, Zimbábue, Cabo Verde, Moçambique, África do Sul, Suíça.

O Ensino Teológico: O ensino teológico para formação de obreiros da IPRB e de outras denominações tem sido realizado pelos Seminários de Cianorte, fundado em 1965, sendo seu diretor, desde 2001, o Pr. Esdras Mendes Linhares, e do Brasil Central, fundado em 1992, com instalações próprias, em Anápolis, GO, sendo o seu diretor, desde 1997, o Pr. Ivailton José Soares.

A Produção de literatura: Em Arapongas, PR, está a Junta de Publicações (Gráfica e Editora Aleluia), em prédio próprio. Com a finalidade de editar toda a literatura da igreja (Jornal Aleluia, hinário, livros e revistas para a EBD), a Junta foi criada em 1977 e ganhou personalidade jurídica em 1981. Desde sua fundação, até 2005, esteve sob a direção do professor Joel Ribeiro de Camargo. Desde 2006, tem o Pr. Rubens Paes como seu diretor.

A administração da IPRB

Ao longo dos anos, a Igreja foi trabalhando para chegar a uma melhor linha de ação e crescimento. Para isso, estruturou-se respeitando as bases presbiterianas, mas optando por uma forma administrativa moderna e dinâmica, adequada à realidade brasileira. Ela tem duas diretorias: uma Executiva, composta de sete membros, eleitos a cada três anos, e uma Administrativa, composta de todos os presidentes de Presbitérios e das instituições gerais da Igreja.

O Órgão máximo da denominação: É a Assembleia Geral, que se reúne a cada três anos, composta de todos os pastores, um presbítero representante de cada Igreja Local e dos presbíteros membros das diretorias presbiteriais, para eleger a Diretoria Executiva. O primeiro presidente da Igreja foi o pastor Abel Amaral Camargo, que presidiu a igreja de 1975 a 1988; o segundo presidente foi o Pr. Dr. Jamil Josepetti, de 1989 a 2000. Desde 2001, o Pr. Advanir Alves Ferreira, de Maringá, PR, é o seu 3º presidente.

A mensagem da IPRB

Ainda hoje, a IPRB permanece com o firme propósito de continuar proclamando o Evangelho, por meio da mensagem de arrependimento, fé e santificação de vidas. Para tanto, é bom reafirmarmos nosso compromisso de oração e de inteira consagração a Deus. Desta maneira, a IPRB continuará cumprindo a missão de ser sal da terra e luz do mundo, não perdendo de vista a visão de fazer discípulos para o Reino de Deus: “Transformar discípulos em líderes multiplicadores”.

Como afirmou o Pr. Abel Amaral Camargo, “a grande paixão que ardia e arde no coração da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil é pregar o Evangelho de Jesus segundo o Novo Testamento, seguindo o ritmo dos fatos narrados no livro de Atos dos Apóstolos; apresentar ao mundo um evangelho bíblico; pregar o batismo com o Espírito Santo como uma bênção atual; ensinar o povo a buscar os dons espirituais; esclarecer que a cura divina faz parte do plano da redenção, orando pelos enfermos”.

Além disso, “pregar contra os ardis do diabo e dos demônios, orando pela libertação dos perturbados e endemoninhados; incentivar os crentes à busca de uma vida de inteira santificação na presença do Senhor. Tudo isso, tendo como objetivo principal levar os perdidos a aceitarem Jesus como Salvador pessoal de suas vidas e a preparar os crentes para o encontro com o Senhor Jesus nos ares”. (fonte: Jornal Aleluia, edição de nº 39, Junho de 1981).

O desafio do PESC da IPRB

A mais recente decisão da Diretoria Executiva da IPRB, e que tem impactado muitas igrejas, pastores e lideranças em geral foi o lançamento do Planejamento Estratégico de Crescimento Integral Sustentável (PESC), em dezembro de 2012, em Assembleia Geral, publicado no livro “Discipulado e Crescimento Sustentável – Por uma Igreja Renovada e Discipuladora”. Trata-se de um projeto que oferece às igrejas Presbiterianas Renovadas uma proposta sólida de crescimento, por meio da implantação de Pequenos Grupos (PGs).

Nossa gratidão

Essas quatro décadas de vida da IPRB são resultado de um trabalho de comprometimento de homens e mulheres que decidiram doar-se e dedicar suas vidas ao Senhor Deus. Dentre eles, os ex-presidentes (in memoriam), pastores Abel Amaral Camargo, (01/1975 a 01/1989), Jamil Josepetti (01/1989 a 01/2001), e o saudoso Patriarca (como era chamado por muitos), Pr. José Fernandes Pedrosa (in memoriam), 1º tesoureiro, desde a fundação da Igreja até de 2011.

Nesta oportunidade, a atual Diretoria Executiva da IPRB, eleita em dezembro de 2012, composta pelos pastores Advanir Alves Ferreira, presidente; Marcos Pereira de Andrade, vice-presidente; Roberto Braz do Nascimento, secretário executivo; Geraldo Rosa de Oliveira, 1º secretário; José Maurício Pereira, 2º secretário; Sebastião Aparecido D. Guerra, 1º tesoureiro, e Anairton de Souza Pereira, 2º tesoureiro, agradece, primeiramente a Deus, por fazermos parte de uma Igreja abençoada.

Nossa gratidão, também, ao Pr. Nilton Tuller, presidente provisório da IPR, por ocasião da reunião, em Arapongas, SP, no dia 21 de julho de 1974. Aos pastores pioneiros ou fundadores da IPRB e seus familiares. A todos os pastores que já compuseram às Diretorias Executivas nesses anos; aos presidentes e diretores (atuais e anteriores) das Instituições; aos pastores e pastores auxiliares, lideranças e membros em geral, pelo apoio e compreensão, que sempre resultou no trabalho-conjunto e próspero nesses 40 anos.

Em tudo, somos gratos a Deus e a todos que, de uma forma ou de outra, foram empreendedores e participantes desta igreja, que tem a missão de pregar o Evangelho Integral a todas as nações, Mc 16: 15. Toda honra e toda glória, para todo o sempre, sejam dadas ao Deus Todo-poderoso, a quem servimos e dedicamos as nossas vidas!

(Extraído do livro A Visão da Igreja Vencedora, de Advanir Alves Ferreira, Editora Aleluia, página 58 a 66)

5/5
NORMAS E RESOLUÇÕES