Deus estará presente em 2024

Ali sonhou que havia uma escadaria que se erguia da terra cujo topo alcançava os céus e pela qual os anjos de Deus subiam e desciam. Acima dela, em pé, estava o Senhor… Gênesis 28:12-13

Jacó fugiu com a bênção de Esaú após enganar seu irmão e seu pai, mas pensava estar sem o Abençoador. Jacó por todo processo de engano que viveu, pensava ter a bênção de Deus, mas não o Deus da bênção. Jacó sem a família e os amigos, com medo e sem Deus, foge como alguém enviado para buscar a sua sorte.

É nesse contexto de medo e incertezas que Deus se manifesta a Ele e diz que está ao seu lado e cumpriria em sua vida todas as promessas pactuais.

Deus está com a gente mesmo quando a nossa confiança não está Nele. Jacó foge e dorme em uma pedra (10, 11).

Jacó partiu para recomeçar porque estava fugindo de seu irmão Esaù que queria matá-lo porque fora enganado. Como o sol já se havia posto, passaria a noite naquele lugar onde chegara na fuga.

Jacó ao procurar descanso, dorme sobre uma pedra. Provavelmente para se proteger de algum inimigo. Ele não era um homem de luta, costuma estar mais em casa. Assim, ele não está confiando em Deus, mas na pedra.

Deus se revela quando estamos inseguros. Jacó tem um sonho.

Jacó vê no sonho uma escada que ligava o céu à terra. Os anjos de Deus subiam e desciam por ela, isso significava providência divina para guarda-lo. Os céus estavam abertos sobre ele. O Senhor não estava no céu e nem na escada, estava perto de Jacó.

Nos momentos mais difíceis da vida, Deus visita o seu povo. Deus falou com quem era um enganador com palavras de segurança e promessas pactuais.

O pacto que Deus tinha com Abraão e Isaque, agora teria com Jacó. O mesmo chamado, cuidado e relacionamento. Deus disse que a terra em que agora ele estava deitado, seria dele e de sua descendência. Groningen diz que “O lugar ficava no centro exato de toda a terra que Deus Yahweh havia prometido dar a Abraão. Era a sudeste de Siquém, não muito distante de onde Abraão havia construído seu primeiro “altar reivindicador da terra” (Gn 12.6-7), depois que Yahweh lhe havia garantido que a terra seria sua. Além disso, é assegurado a Jacó, assim como havia sido a Abraão, que seus descendentes seriam herdeiros e possuidores da terra”.

Deus está com a gente mesmo quando nos sentimos indignos de sua presença. Jacó acorda e reconhece que Deus está com ele.

Jacó reconhece que Deus estava com ele, mas ele não sabia. (Deus estaria com um enganador? Deus estava com ele para mudar a sua história). Naquela época as pessoas achavam que deus delas não as acompanhava, mas ficava na casa.

Jacó vive o temor a Deus ao dizer que o lugar onde estava era terrível. Jacó entende que aquele lugar é a casa de Deus. Todo lugar é a casa de Deus quando aquele que lá está tem a bênção de Deus. Onde quer que estejamos, Deus nos visita.

Deus está com a gente e precisamos assumir um compromisso com ele. Jacó faz um voto com Deus.

Ele fez um voto solene nesta ocasião. Mathew Henry diz que:

“através dos votos religiosos, nós damos glória a Deus, reconhecemos a nossa dependência dele, e estabelecemos uma obrigação às nossas almas para envolver e motivar a nossa obediência a Ele”.

A pedra que Jacó usou de travesseiro tornou-se uma coluna. Um marco. Um memorial ao Senhor. O fato de Jacó derramar óleo mostra que ele estava adorando a Deus que havia falado com ele de maneira pactual. Jacó deu um novo nome ao lugar onde estava. Antes Luz, agora, Betel. O voto que Jacó fez foi para dizer a Deus que estava se apropriando das promessas.

O voto de Jacó não é condicional, ou seja, ele não coloca uma condição para que ele cumpra o voto. Não é uma barganha com Deus. Parece que ele diz” “se o Senhor fizer eu faço”. Mas a ideia é outra. O que Jacó diz é: “Já que Deus falou tudo isso, eu vou fazer o que estou votando. Jacó repete o que Deus prometeu para que seu voto se baseie no que Deus faria. É um voto-oração.

Wiersbe diz que “Deus voltaria a aparecer para Jacó pelo menos mais cinco vezes ao longo dos anos, mas esse primeiro encontro foi muito importante. Ele descobriu que Deus se interessava por ele e estava trabalhando em sua vida. Daquela noite em diante, desde que confiasse no Senhor e fizesse sua vontade, não teria o que temer”

O Senhor vai aparecer a você em muitas ocasiões em 2024, mas não se esqueça dessas palavras para o Ano Novo.

Feliz Ano Novo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais
Procurar
Pesquisar
Categorias
Blog
NORMAS E RESOLUÇÕES