Pesquisar
Close this search box.

Galeria dos pastores in memoriam

Escolha o ano e clique na foto para ler a biografia

Pr. Luiz Barbosa dos Santos

Casado com Delíria Maria Bárbara (in memoriam), faleceu por volta das 19 horas deste dia (22), vítima de câncer de próstata e de sérias complicações da doença de Alzheimer.
Barbosa foi recebido na IPRB, em 07/01/1990, pelo Presbitério de Goiânia (P-GNA), pastoreando por muitos anos a 8ª IPR dessa cidade. Ele deixa cinco filhos, onze netos e uma vida de grande incentivo e testemunho.

Sinceras condolências da Diretoria Executiva da IPRB, Pr. Advanir Alves Ferreira, do Presbitério de P-GNA, Pr. José Maurício Pereira, da 8ª IPRG, dos Presbitérios, familiares e amigos.

Pr. Luiz Barbosa dos Santos
25/08/1945
24/02/2024

Pr. Altair Batista Linhares

FALECE EM T. OTONI, MG, “PROGENITOR” DA MISPA
 
Lamentável! Descansou hoje (30) com o Senhor, por volta das 3 horas da madrugada, ALTAIR BATISTA LINHARES (89 anos), prontuário 143, jubilado, um dos pastores-fundadores da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB), em 08/01/1975. Segundo seu filho primogênito, Pr. Esdras Mendes Linhares, Altair passou mal ontem, à tarde, depois de retornar do trabalho/escritório; foi dormir e partiu para a glória, naturalmente.
 
Ordenado ao ministério, em 13/02/1966, na IPI de T. Otoni (Igreja Presbiteriana Independente), e como fundador da Missão Priscila e Áquila (MISPA), em 18/10/1975, na 1ª IPR de T. Otoni, MG (IPR por ele organizada), pastoreou, supervisionou e fundou inúmeras igrejas e campos missionários. Como líder administrativo-eclesiástico que era, foi presidente de Presbitérios, tais como: Governador Valadares, Bahia, T. Otoni, etc., bem como 1º Secretário da IPRB, biênio 89/90. Nos Estados do Paraná e São Paulo, pastoreou as IPRs de Umuarama e 1ª de Indaiatuba.
 
Saudoso Altair Linhares! Tivemos o prazer de visitá-lo, praticamente, todas às vezes que fomos a T. Otoni, terra natal. Em julho deste ano, foi nosso último bate-papo em sua casa. Tomamos café e conversamos por um bom tempo. O Esdras estava presente. Interessante! Nesse dia, de maneira espontânea, sorridente e muito feliz, relatou alguns flashes importantes sobre o começo dos trabalhos da MISPA, na Bahia e em outras cidades do Nordeste, na década de 70.
 
Ficamos encantados com seu preciso relato sobre o início do trabalho missionário em Aracaju, SE, e de outros nessa região brasileira. Altair, homem crente, simples, conservador em seus conceitos bíblico-presbiterianos; desprendido, porque nada era seu; abnegado, porque pagava e se entregava para fazer a Obra do Senhor. Suas constantes  viagens durante o ministério foram, praticamente, de ônibus ou “cabritinha”, como ele dizia. Isso era muito comum em sua vida, o que aconteceu até pouco tempo, quando foi necessário.
 
Altair Linhares, pai de nove filhos, seis homens e três mulheres, treze netos e três bisnetos, deixa a esposa, irmã Osair Mendes Linhares (84) e um grande legado para o Reino de Deus na IPRB. Sinceras condolências da IPRB, na pessoa de seu presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, das igrejas por ele fundadas e pastoreadas, Presbitérios, parentes, irmãos em Cristo e sociedade  teófilo-otonense. Nosso até breve, no Senhor, Patriarca de Deus! Informa a SC da IPRB/EGD.
     
“Finalmente irmãos tudo o que fizerdes, fazendo em nome do Senhor Jesus para a glória de Deus Pai, sabendo que a recompensa a todos vem D´Ele o dono da vida, respiração e tudo mais. Ainda que desejando nada posso mais Êle pode” (texto de Altair Linhares, deixado em um papelzinho, no bolso de seu paletó).

Pr. Altair Batista Linhares
04/11/1934
30/11/2023

Pr. Euclides José de Santana


Pr. Euclides José de Santana (87), prontuário de nº 1091, filiado ao Presbitério Sul da Bahia, partiu para o Senhor, no dia 05/06/2023, vítima de algumas complicações de saúde. Casado com Janete Ferreira Lôbo (in memoriam). foi Presbítero por muitos anos na 1ª IPR de Camacan, BA, cuja igreja começou em sua residência, na década de 80. 


Movido por um forte desejo e chamado ministerial, foi consagrado a Pastor Auxiliar da IPRB, no dia 1º/10/2002, sendo ordenado, no dia 25/02/2006. Fundou a IPR de Mascote, BA, os trabalhos nos Bairros Baianão e Paraguaio, em Porto Seguro, BA, onde veio a falecer. Deixa quatro filhos e onze netos, além de um grande legado espiritual para o Reino de Deus.

Pr. Euclides José de Santana
21/09/1935
05/06/2023

Pr. Ismael da Silva Santana

Faleceu no dia (26/10), em Cuiabá, MT, onde estava internado, vítima de enfermidade (complicação-malária e perda de órgãos vitais) o Pr. Ismael da Silva Santana (71 anos), prontuário 982, casado com Maria de Lourdes Alves Santana.
 
Ismael foi recebido como pastor da IPRB, em 25/19/2000, pelo Presbitério Norte Mato-grossense (P-NMT), no qual estava filiado. Pastoreou em Alta Floresta e fez missões indígenas em 22 aldeias.
 
Deixa a esposa, três filhos e seis netos e um grande legado espiritual de serviços prestados à IPRB. Condolências do presidente da Igreja, Pr. Advanir Ferreira, igrejas por ele pastoreadas, P-NMT e Instituições da IPRB, parentes e amigos.
 
O culto fúnebre será amanhã, às 9 horas, na IPR Central de Alta Floresta MT, e o sepultamento será nessa cidade. “O Senhor deu, e o Senhor o tirou, bendito seja o nome do Senhor”, Jó 1: 21.

Pr. Ismael da Silva Santana
25/09/1952
26/10/2023

Pr. Elcio Roberto Caetano

Faleceu no dia 15/09/23, às 22horas, na cidade de Taguatinga, DF, vítima de parada cardiorrespitória, o Pastor Jubilado Elcio Roberto Caetano (78 anos), prontuário 54, casado com Janice Nery Caetano.
 
Elcio faz parte do seleto grupo de  fundadores da IPRB (08/01/75), recebido como evangelista, pelo Presbitério de Cianorte, oriundo da Igreja Cristã Presbiteriana. Estudou no SIB,  hoje SPR-CNT.
 
Ordenado em 26/02/80, pelo Presbitério do Brasil Central, e jubilado, em 2016, pelo Presbitério do Planalto Central, onde estava filiado e foi, por último, co-pastor na Primeira IPR do Gama, DF.
 
Deixa a esposa, duas filhas, três netos e um legado muito grande de trabalhos prestados à IPRB. Condolências do presidente da Igreja, Pr. Advanir Ferreira,  igrejas pastoreadas,  Presbitérios e Instituições da IPRB, parentes e amigos.
 
O culto fúnebre será amanhã, às 9horas, na IPR de Taguatinga, DF, e o sepultamento nessa cidade. “O Senhor deu, e o Senhor o tirou, bendito seja o nome do Senhor”, Jó 1: 21.

Informa a SC da IPRB/EGD.

Pr. Elcio Roberto Caetano
03/11/1944
15/09/2023

Pr. Antonio de Almeida

NOSSAS CONDOLÊNCIAS
 
À família Almeida e Murback, pelo falecimento do Pr. Antonio de Almeida (76), pront. 221, ocorrido dia 3, vítima de acidente de carro.
 
Ele e a esposa, irmã Eunice Murback de Almeida, voltavam de Palmiral, PR, casa da filha, para Pato Branco, PR, onde residiam, quando aconteceu o acidente, por volta das 18horas.
 
Timinho, como era chamado pelos colegas de seminário, foi recebido na IPRB, pelo extinto Presbitério Grande São Paulo, em 1980, e, atualmente, estava filiado ao Oeste do Paraná (PROPAR), desde 1983.
 
Pastoreou algumas igrejas, como a I IPR de Foz do Iguaçu, PR, por muitos anos. Deixa a esposa, que passa bem e está sob cuidados médicos, três filhos, seis netos, e uma vida de grande incentivo ministerial.
 
Sentimentos da IPRB, na pessoa do presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, bem como do PROPAR, representado pelo Pr Marcos Zengo, vice-presidente da Denominação, igrejas, parentes e amigos.
 
O sepultamento será em Pato Branco, onde foi pastor, ultimamente. Jesus é a ressurreição e a vida (João 11: 25).
 
Informa a SC da IPRB

“Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte” Isaías 57:2

Pr. Antonio de Almeida
08/03/1947
03/02/2023

Pr. Aparecido da Silva Paula

A IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA DO BRASIL (IPRB) SENTE-SE PROFUNDAMENTE CONSTERNADA
 
Porque um trágico acidente rodoviário, ocorrido na tarde do dia 04/04, entre às 16/17 horas, sentido Mirassol do Oeste a Cuiabá, MT, BR 070, ceifou a vida do Pr. Aparecido da Silva Paula (38), sua esposa, Talita Angélica da Silva Paula (37), a filha, Gabriela (16), e o filho, Yohanan, de apenas 2 anos.
 
Pr. Cido, como era carinhosamente chamado por muitos, foi aluno do SPR-BC, juntamente com a esposa, onde se graduaram em Teologia, em 2015, ano de sua recepção como Pastor Auxiliar da IPRB, pelo Presbitério Oeste Mato-grossense (PREOM).
 
Cido, genro de Luiz Fernando da Silva, pastor da IPR de São José dos Quatro Marcos, MT, estava realizando um ministério profícuo à frente da IPR de Mirassol do Oeste, que passou por sérios problemas nos últimos anos.
 
Registramos as condolências da IPRB, na pessoa do sr. presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, do PREOM, presidido pelo Pr. Adão Gomes de Oliveira, da IPR de Mirassol do Oeste, do SPR-BC, Pr. Diony Dias, dos parentes e amigos.
 
Em tempo, segundo informações a serem ratificadas, os corpos deverão seguir de Várzea Grande, MT, para a cidade de S.J.Q.M., onde serão sepultados.
 
Informa a SC da IPRB, Maringá, PR

“Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação” 2 Coríntios 1:5

Pr. Aparecido da Silva
02/05/1984
04/04/2023

Pr. Antonio Ferreira Sobrinho

Antônio Ferreira Sobrinho (81), prontuário 14, Pastor Jubilado, um dos fundadores e remanescentes da IPRB (1975), morreu no dia 3 (23h10), vítima de parada cardíaca, em Governador Valadares, onde estava internado.
 
Cognominado de Pr. Sobrinho, foi um dos pregadores avivalistas de cura divina e libertação/revelação da IPRB nas décadas 70/80. Prestou um exímio trabalho ao Reino de Deus na IPRB. Estava filiado ao Presbitério de Caratinga (PRESCAR).
 
Deixa a esposa, irmã Esther Soares Ferreira, duas filhas (Márcia e Marisa), oito netos e onze bisnetos. Marisa é a esposa do Pr. Edes Guimarães, presidente do PRESCAR
 
Sentimentos e consolo da IPRB, na pessoa de seu presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, das igrejas onde foi pastor e, especialmente, dos Presbitérios de Minas Gerais.
 
O corpo estará nas dependências da IV IPR-GV, a cerimônia fúnebre será, às 16 horas, e o sepultamento está previsto para as 17 horas.
 
Informa a SC da IPRB


“Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Rm 14:8)

Pr. Antonio Ferreira
19/09/1940
03/01/2022

Pr. Eurípedes Silva de Albuquerque

Partiu para estar com o Senhor, no dia 25/03, aos 59 anos, o Pr. Eurípedes Silva de Albuquerque (1001), vítima de doença, pois estava há tempo em tratamento.
 
Ele pertencia ao Presbitério Centro-Oeste, onde foi recebido, em 08/08/96, e ordenado, em 10/03/2012.
 
Condolências da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, na pessoa do presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, e do P-CO, Pr. Welington Fernandes de Lima.
 
Que Deus abençoe e conforte a família, parentes e amigos, neste momento de dor e perda.
 
Secretaria Central da IPRB


“Em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp 1:20-21)

Pr. Eurípedes Silva
28/09/1963
25/03/2022

Pr. Isac Rodrigues

A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, na pessoa de seu presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, sente-se profundamente consternada pelo passamento do Pr. Isac Rodrigues (1131), na madrugada do dia 28/03, aos 55 anos.
 
Isac pertencia ao Presbitério de Bauru, onde foi recebido em 04/08/2001, e ordenado em 22/01/2006. Depois de travar uma luta terrível contra o câncer, ele descansou nos braços do Pai Celestial.
 
O corpo está no templo da V IPR de Bauru e o sepultamento será, às 16:30. Deixa sete filhos e dois netos.
 
Condolências do P-Bauru, Pr. Benedito Vieira da Silva e igrejas. Que Deus abençoe e conforte a família, parentes e amigos, neste momento de dor e perda.
 
Secretaria Central da IPRB


“Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram” (1 Ts 4:14)

Pr. Isac Rodrigues
08/06/1967
28/03/2022

Pr. Cleydson Garcia Vasconcelos

A IPRB sente-se profundamente consternada pelo passamento do Pr. Cleydson Garcia Vasconcelos (pront. 1823), ocorrido ontem (15), em Campo Grande, aos 57 anos.
 
Vítima de câncer, pois estava sob sério tratamento médico há quase 10 anos. Ele deixa a esposa, Glauce dos Santos C. Garcia, e dois filhos.
 
Cleydson estava em licença, sendo recebido na IPRB, no dia 24/11/2009, pelo Presbitério do Mato Grosso do Sul (PREMASUL), onde estava filiado.
 
Profundo sentimento a todos os familiares, parentes e amigos, da DE e DA da IPRB, na pessoa do presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, do PREMASUL, Pr. Benício de Carvalho, e de todas as IPRs da referida cidade e região.
 
Informa a SC da IPRB.


“Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo” (Salmos 119:76)

Pr. Cleydson Garcia
19/06/1964
15/06/2022

Pr. Geraldo Rosa de Oliveira

À família do Pr. Geraldo Rosa de Oliveira (pront. 769), que partiu na tarde deste dia (19), aos 58 anos, em G. Valadares, MG, para estar com o Senhor, vítima de parada cardíaca.
 
Geraldo foi aluno do SPR de Cianorte, recebido na IPRB, pelo Presbitério de G. Valadares (PRESGOVAL), em janeiro de 1995, onde foi, posteriormente, presidente deste Órgão, por 20 anos.
 
Foi I Secretário da IPRB (2010/2015), I Secretário da MISPA (2006/2009) e era pastor da V IPR de Valadares, desde1995. Deixa a esposa, miss. Elza Machado de Oliveira, dois filhos (Larissa e Samir) e um legado muito grande para o Reino de Deus.
 
Sentimentos de toda a IPRB, da DE e DA, na pessoa do presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira; do PRESGOVAL, presudente Pr. Gladstone dos Reis, dos demais Presbitérios de Minas Gerais, das IPRs da referida cidade, de parentes e amigos.
 
O corpo estará no Templo 5ª IPR-GV, na Rua Silveira 558 vila Isa, e o sepultamento deverá ocorrer amanhã, em horário a ser divulgado.
 
Informa a SC da IPRB


“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (Apocalipse 21:4)

Pr. Geraldo Rosa
24/02/1964
19/06/2022

Pr. Naor de Souza Martins

Partiu para o SENHOR, no final da manhã deste dia (20), em Goiânia, GO, o Pr. Naor de Souza Martins (75), pront. 752, que se encontrava enfermo há tempo.
 
Ele foi recebido na IPRB, em 13/06/1992, pelo Presbitério do Brasil Central, mas estava filiado ao Presbitério de Goiânia.
 
Naor é pai do Pr. Flat James de Souza Martins, professor do SPR-CNT. Deixa a esposa, irmã Antônia C. G. Martins, 4 filhos e 6 netos.
 
Gratidão a Deus pelos relevantes serviços prestados à Denominaçao. Condolências, do presidente da IPRB, Pr. Advanir Alves Ferreira, do P-GNA, Pr. José Maurício Pereira, da IPR de Iúmas, GO, dos parentes e amigos.
 
O corpo estará na PAX Universal, na
Av. Castelo Branco, 918 – Setor Coimbra, Goiânia, GO. O culto será, às 19 horas.
 
Informa a SC da IPRB

“Combateu o bom combate e agora descansa nos braços do Senhor”.

Pr. Naor de Souza
02/03/1947
20/07/2022

Pr. Joaquim Braz Meireles

MORRE “DESBRAVADOR” DO VALE DO JEQUITINHONHA
 
Joaquim Braz Meireles (66 anos), prontuário 675, conhecido por todos como PASTOR BRAZ, grande desbravador do Vale do Jequitinhonha, faleceu ontem (31), por volta das 20 horas. na capital mineira, onde estava internado, vítima de hepatocarcinoma, espécie de câncer no fígado.
 
Filho de Cosme Antônio Pereira e Maria Meireles Pereira (in memoriam), mulher piedosa e grande evangelista, que foi membro da IPR de Medina, MG (IPR-M). Braz foi presbítero, professor na rede de ensino, ex-funcionário dos correios e uma pessoa conhecida e estimada por todos.
 
Em 1988, o Conselho da IPR-M, Pr. João Souza Matos, o enviou para o Seminário de Cianorte, onde colou grau, em 1991. Durante o curso, esteve à frente da 2ª IPR de Cianorte. Em dezembro de 1991, foi consagrado a Pastor Auxiliar, e 1994, ordenado a Pastor, pelo Presbitério de Teófilo Otoni (P-TO).
 
Em 1992, assumiu a Congregação de Itaobim, MG, que se organizou em Igreja nesse mesmo ano. Em janeiro de 2010, sob sua liderança, foi organizado o Presbitério Vale do Jequitinhonha (PRESVALEJE), oriundo do P-TO, sendo ele eleito presidente por alguns mandatos.
 
A IPR de Itaobim (IPR-I) cresceu, tornando-se referência na cidade. Ele fundou inúmeros trabalhos no Vale do Jequitinhonha. Com o Projeto “PAULO DE TARSO”, favoreceu inúmeras famílias nessa região, consertando e construindo moradias, por meio de mutirão. Era o pastor da Ação Social Prática.
 
Deixa a esposa, Miss. Maria Rita Neres Pereira, casados há 48 anos, 3 filhos, 2 filhas, 5 netos e 1 bisneto. Pr. Tadeu Batista de Aguilar, genro do Pr. Braz, é o atual presidente do PRESVALEJE. Deixa, também, um legado muito grande para o Reino de Deus na Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB).
 
Eternas condolências da Diretoria Executiva da IPRB, na pessoa de seu presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, do PRESAVALEJE, Pr. Tadeu Aguilar, do P-TO, Pr. João Ferreira de Freitas Filho, dos demais Presbitérios, família, parentes, igrejas e amigos.
 
O corpo foi transladado e encontra-se na IPR-Itaobim, onde os familiares e Igreja Local receberão as últimas homenagens. O culto fúnebre, que será promovido pelo Presbitério, será hoje, ás 19h30min. O sepultamento está previsto para amanhã, dia 2.
 
Ao se referir ao dia de sua morte, D. L. Moody, disse: “Se algum dia alguém disser que Moody (Braz) morreu, não acreditem! Moody (Braz) não morreu, mas Moody (Braz) subiu um pouco mais para estar com o Senhor” (do livro “Vida, Deus se importa com ela!?”, página 200, de EGD).
 
Informa a Secretaria Central da IPRB

“Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Isaías 57:2

Pr. Joaquim Braz
25/01/1956
31/07/2022

Pr. Sebastião de Almeida

Faleceu na manhã deste dia (11), vítima de acidente na igreja, em São Paulo, o PR. SEBASTIÃO DE ALMEIDA, prontuário 1723, pai do Pr. Claudemir de Almeida.
 
Converteu-se ao evangelho, na década de 80, na Igreja Bastista do Jardim das Rosas. Em 1987, foi recebido com a família, na IPR do Parque Santo Antônio.
 
Foi Presbítero nessa igreja, por diversos mandatos, estando à frente de algumas congregações. Fundou a Congregação da IPR Monte Azul, a IPR de Guarulhos e, posteriormente, pastoreou a IPR de Piraporinha.
 
Foi recebido na IPRB, pelo Presbitério de São Paulo, em 05/12/2008. Assumiu a IPR do Morumbi, onde pastoreu por mais de 10 anos. Estava pastor, atualmente, na IPR de Jardim Orli.
 
Deixa a esposa, irmã Maria Aparecida de Almeida, casados há 50 anos, 2 filhos, 2 netos e 3 netas, bem como um legado espiritual para o Reino de Deus na terra.
 
Sentimentos da Diretoria Executiva da IPRB, rrepresentada pelo presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, do P-SP, Pr. Claudemir de Almeida, dos demais Presbitérios da Grande São Paulo, familiares, igrejas e amigos.
 
Informa a Secretaria Central da IPRB

“Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.” Salmos 116:15

Pr. Sebastião de Almeida
20/10/1951
11/08/2022

Pr. João de Deus Teixeira

CONDOLÊNCIAS
 
Da IPRB à família do Pr. João de Deus Teixeira (64), prontuário 817, que faleceu no dia 6 de setembro, vítima de infarto, em Ji-Paraná, RO.
 
Ele foi recebido na IPRB, em dezembro de 1997, pelo Presbitério da Amazônia. Deixa a esposa, Cleuza de Aparecida Teixeira, três filhos, netos e um legado espiritual para o Reino de Deus na IPRB.
 
Sentimentos e consolo da Diretoria Executiva, na pessoa do Pr. Advanir Alves Ferreira, do Presbitérios da Amazônia, de Rondônia, no qual estava filiado, e igrejas que pastoreou.
 
Informa a SC da IPRB

“Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará” 1 Co 6:14

Pr. João de Deus Teixeira
08/03/1958
06/09/2022

Pr. Otacílio Gonçalves de Oliveira

Com pesar, comunicamos o falecimento do Pr. Otacílio Gonçalves de Oliveira (59), prontuário 657, ocorrido no dia 25/11, em Suzano, SP, vítima de acidente.
 
Otacílio e sua esposa, Iracema Vieira Gonçalves, nossos conterrâneos, converteram-se e foram jovens ativos na Primeira 1 IPR de T. Otoni, MG.
 
Ele foi recebido como evangelista, pelo Presbitério dessa cidade, em 1985, ano de seu casamento, onde pastoreou por dois anos a IPR de Nanuque, MG.
 
Na sequência, mudaram-se para São Paulo. Pastoreou as IPRs de São Bernardo, Santo Amaro, Santo André e, por último, Suzano, por 22 anos, no Presbitério de São Paulo, ZN.
 
Homem de oração, firme nos princípios bíblicos aprendidos na mocidade, deixa a esposa, um filho e uma filha, um casal de netos e marcas de uma vida fiel a Deus.
 
Registramos as condolências da IPRB, na pessoa do Pr. Advanir Alves Ferreira, dos Presbitérios da Grande São Paulo, das Igrejas em que foi pastor, parentes e amigos.
 
O sepultamento foi no dia 26, saindo da IPR de Suzano. Maiores informações com o Herbert C. de Oliveira: (11) 94337-7291.
 
Informa a SC da IPRB

“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. Mateus 5:4

Pr. Otacílio Gonçalves
01/11/1963
25/11/2022

Pr. Pedro de Souza Porto

Faleceu no dia 24, véspera de Natal, o Pastor Jubilado Pedro de Souza Porto (73), prontuário 870, vítima de infarto, na cidade de Carapicuíba, SP. Ele foi recebido na IPRB, em 04/12/1994, e ordenado a Pastor, no dia 16/02/1999, pelo Presbitério de Osasco, onde estava filiado, atualmente.
 
Pastoreou as IPRs de Várzea Paulista, Francisco Morato, Mairinque, Ariston e a Congregação de Itapevi, todas no Estado de São Paulo. Pedro deixa a esposa, irmã Silvana Ferreira de Souza Porto, dois filhos e um legado espiritual muito grande para o Reino de Deus.
 
Condolências das Diretorias Executiva e Administrativa da IPRB, na pessoa do presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, do Presbitério de Osasco, representado pelo Pr. Ricardo Leme de Medeiros, das Igrejas em que foi pastor, onde deixou muitos frutos e saudades.
 
Informa a SC da IPRB

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;” 2 Coríntios 1:3

Pr. Pedro de Souza
26/02/1949
24/12/2022

Pr. Expedido Domingos

Expedido Domingos (78), prontuário 1514, recebido na IPRB, no dia 1°/12/2007, pelo Presbitério de Goiânia, onde, atualmente, estava filiado, partiu para morar com o Senhor, no dia 24, véspera de Natal, vítima de insuficiência cardíaca, na cidade de Goiânia, GO.
 
Domingos exerceu o presbiterato, por mais de 20 anos, na 1ª IPR de Goiânia, GO. Pastoreou a 18ª IPR dessa cidade e organizou a 16ª IPR, onde foi pastor durante 12 anos. Deixa a esposa, irmã Andiara de Araújo Silva Domingos, cinco filhos, cinco netos e dois bisnetos, bem como  muitos frutos para o Reino de Deus.
 
Registramos as condolências das Diretorias Executiva e Administrativa da IPRB, na pessoa do presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, do Presbitério de Goiânia,  representado pelo Pr. José Maurício Pereira, das Igrejas em que foi pastor, lugares em que deixou saudades e frutos.
 
Informa a SC da IPRB

“Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte” Isaías 57:2

Pr. Expedido Domingos
02/10/1944
24/12/2022

Pr. Luiz Antunes

A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB) sente-se profundamente consternada pelo falecimento do Pr. Luiz Antunes, prontuário 247, (1957/2021), ocorrido no dia 20/01/2021. Tinha Diabetes, Pressão alta e foi vítima da Covid-19.
 
Pr. Antunes foi recebido na IPRB, pelo Presbitério Sul de Minas (PBC), em 10 de janeiro de 1989. Exerceu cargos na Diretoria Presbiterial. E era pastor titular da IPR de Jesuânia/MG.
 
Casou-se com Rute Marlen Guimarãs Antunes. Deixou a esposa e três filhos. A IPRB é grata a Deus pelos relevantes trabalhos que ele e família prestaram à denominação.
 
A presidência da IPRB, Pr. Advanir Alves Ferreira, em nome da Diretoria Executiva, deseja que Deus esteja a consolar a esposa e os familiares em geral, Presbitério, amigos e igrejas por onde passou e deixou boas lembranças. Informa a Secretaria Central da IPRB.
 
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” Jo 11:25-26

Pr. Luiz Antunes
05/08/1957
20/01/2021

Pr. José Pires da Luz

A IPRB sente-se profundamente consternada pelo falecimento do Pr. José Pires da Luz (13/02/39), ocorrido no dia 21/01/2020, em Maringá, PR, vítima da Covid-19.
 
Ele foi recebido como Pastor da IPRB, no dia 08/10/75, pelo Presbitério de Maringá e pastoreou algumas Igrejas nesse presbitério. Por onde passou, deixou uma marca de amor, alegria e dedicação a serviço do Reino.
 
Deixa a esposa, irmã Eliza Marques da Silva Luz e 3 filhos.
 
Os sentimentos da IPRB, na pessoa do presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, do Presbitério de Maringá e de todos os famialiares e amigos. Informa a SC da IPRB.
 
“Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará”. 1 Co 6:14

Pr. José Pires da Luz
13/02/1939
21/01/2021

Pr. João Sabino Moreira

Com pesar, informamos o falecimento do Pr. Jubilado João Sabino Moreira (28/08/54), ocorrido no dia 21/01/2021. O mesmo vinha sofrendo há anos com enfermidades e em estado de idade bastante avançado.
 
Ele foi recebido na IPRB, no dia 13/01/81, pelo Presbitério de Governador Valadares. Residia em Governador Valadares, MG.
 
João Sabino prestou um grande serviço à IPRB sendo um grande guerreiro na causa do Mestre Jesus. Deixa a esposa, irmã Terezinha do Carmo Moreira.
 
Condolências da IPRB aos familiares, parentes e amigos, em nome da presidência, Pr. Advanir Alves Ferreira, dos Presbutérios e igrejas onde foi pastor. Informa a SC da IPRB.
 
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações”. 2 Co 1:3-4

Pr. João Sabino Moreira
28/08/1954
21/01/2021

Pr. João de Paula

João de Paula, 76 anos, Pastor da IPRB, desde 29/11/1998, faleceu neste dia (08/02/2021), em Lucas do Rio Verde, MT.
 
Ele foi vítima de complicações da CV-19. Recebido na IPRB, pelo Presbitério Norte Mato-Grossense, deixa a esposa, irmã Maria da Glória Jesus de Paula, filhos e netos.
 
A IPRB, na pessoa de seu Presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, sente-se consternada e deseja que Deus esteja consolando a todos os familiares, igrejas e Presbitérios. Informa a SC da IPRB.
 
“Eu sei que o meu Redentor vive e que no fim se levantará sobre a terra. E, depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus” Jó 19:25-26 
Ele foi recebido na IPRB, no dia 13/01/81, pelo Presbitério de Governador Valadares. Residia em Governador Valadares, MG.
 
João Sabino prestou um grande serviço à IPRB sendo um grande guerreiro na causa do Mestre Jesus. Deixa a esposa, irmã Terezinha do Carmo Moreira.
 
Condolências da IPRB aos familiares, parentes e amigos, em nome da presidência, Pr. Advanir Alves Ferreira, dos Presbutérios e igrejas onde foi pastor. Informa a SC da IPRB.
 
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações”. 2 Co 1:3-4

Pr. João de Paula
29/05/1944
08/02/2021

Pr. Guilherme Dias Pereira

Tombou neste dia (21/02/2021), vítima de complicações da CD-19, mais um soldado do exército divino.
 
Trata-se de Guilherme Dias Pereira (15/04/45), Pastor da IPRB, pelo Presbitério de Goiânia, presidido pelo Pr. José Maurício Pereira, pastoreando diversas igrejas.
 
Guilherme é um dos pioneiros da obra de renovação da IPRB na região de Goiânia, recebido, pelo Presbitério do Brasil Central, em 08/01/1975.
 
Atualmente, jubilado, morava em Caldas Novas, GO, onde faleceu. Deixa a esposa, irmã Helena Pereira, filhos e netos.
 
A IPRB, na pessoa de seu presidente, Pr. Advanir Alves Pereira, e demais diretores executivos registram com pesar este acontecimento e desejam que Deus conforte todos os familiares, pastores, irmãos e amigos. Informa a SC da IPRB.
 
“Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos” 2 Tm 2.11

Pr. Guilherme Dias Pereira
15/04/1945
21/02/2021

Pr. José Maria dos Santos

Faleceu neste dia (23/02/2021), na cidade de Cruzeiro, SP, vítima de infarto, o Pr. José Maria dos Santos (605),76 anos, casado com Izaura Ferreira dos Santos, desde 1972. Deixou 5 filhos, sendo 1 filho e 4 filhas, 13 netos e 6 bisnetos.

PastorJubilado, em 2012, foi recebido na IPRB, em 18/10/90, pelo Presbitério Vale do Paraiba, presidido pelo Pr. Anairton de Souza Pereira, II Tes. da IPRB.

A IPRB, na pessoa de seu presidente, Pr. Advanir Alves Pereira, e demais diretores executivos registram com pesar este fato e desejam que Deus conforte todos os familiares, pastores, irmãos e amigos. Informa a SC da IPRB.

“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” Romanos 8:38,39

Pr. José Maria dos Santos
05/08/1945
23/02/2021

Pr. José Bonfim de Carvalho

A Diretoria Executiva da IPRB, na pessoa de seu presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, sente-se profundamente consternada pela morte do Pr. José Bonfim de Carvalho (54), ocorrida neste dia (20/03/2021), vítima da covid-19.
 
Pr. Bonfim, como era conhecido, foi recebido na IPRB, pelo Presbitério Oeste do Paraná, em 12/1994, e estava à frente da IPR de Ubiratã, PR, há mais de 20 anos.
 
Ele deixa apenas a esposa, irmã Edneide da Silva Carvalho, e um levado muito grande ao Reino de Deus. Registramos, também, os sentimentos do referido Presbitério, presidente, Pr. Marcos Antônio C. Zengo, I Secretário da IPRB, e da Igreja onde foi pastor.
 
Informa a SC da IPRB
 
“Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Isaías 57:2

Pr. José Bonfim de Carvalho
24/05/1966
20/03/2021

Pr. Lucas Alves de Oliveira

Partiu nesta noite (23/03/2021) para a eternidade com Deus o jovem pastor Lucas Alves de Oliveira (28/09/1992), vítima das complicações da covid-19.
 
Lucas estava pastor da IV IPR de Ponta Grossa, PR, tendo sido recebido na IPRB, em 2017, pelo Presbitério Planalto Paranaense.
 
Ele deixa a esposa, Amanda Mildenberg, com quem se casou em 14/12/2019, e lembranças de um ministério sério e promissor.
 
Condolências da IPRB, na pessoa do Presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, do referido Presbitério, Pr. Luiz Carlos Lima, presidente, da Igreja Local, dos parentes e amigos.
 
Informa a SC da IPRB
 
“Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus” 2 Coríntios 5.1

Pr. Lucas Alves de Oliveira
28/09/1992
23/03/2021

Pr. Fernando Eduardo Pereira

Deus recolheu neste dia (24/04/2021), o Pr. Fernando Eduardo Pereira, 63, II Secretário do Presbiterio do Vale do Paraíba, um dos pastores da IPR de São José dos Campos, SP.
 
Estava internado há 33 dias e em recuperação pós-covid, mas sofreu uma Insuficiência Cardíaca. Era casado com Claude Ap. Leite Pereira (in memoriam), desde 1980, deixa uma filha e dois filhos.
 
Ele foi recebido na IPRB, em 2001, pelo referido Presbitério. Condolências da IPRB, na pessoa do Pr. Advanir Alves Ferreira, e que Deus conforte os familiares, pastores, igreja e amigos. SC da IPRB.
 
“Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo.” Salmos 119:76

Pr. Fernando Eduardo Pereira
23/09/1957
24/04/2021

Pr. Roberto Aparecido Vieira

Faleceu na noite do dia 30/04 (sexta-feira), o Pr. Roberto Aparecido Vieira (63 anos), prontuário 1042, vítima das complicações da Covid-19, em Natal, SE. Ele foi recebido como pastor na IPRB, em 02/11/2001, pelo Presbitério do Nordeste (PRENOR), mas estava filiado ao Presbitério Sergipe-Alagoas (PRESAL), desde o desmembramento do PRENOR.
 
Pr. Roberto deixa a esposa, irmã Sueli Félix Vieira, com quem se casou 04/04/1991, dois filhos e dois netos, bem como  boas recordações de companheirismo e de um ministério abençoado. Registramos os sentimentos da Diretoria Executiva da IPRB, Pr. Advanir Alves Ferreira, do referido Presbitério, Pr. Marcos Pereira de Andrade, do PRENOR, da Igreja Local, dos parentes e amigos.

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” Apocalipse 21.4

Pr. Roberto Aparecido
10/08/1957
30/04/2021

Pr. Jacy Aguiar de Souza

Partiu para estar com o Senhor (Insuficiência Respiratória Aguda) na madrugada deste dia (14/06/2021), o Pr. Jubilado Jacy Aguiar de Souza, aos 89 anos.
 
Era sogro do Pr. Advanir Alves Ferreira, a quem considerava como pai, amigo, pastor e conselheiro de ministério.
 
Foi recebido na IPRB, pelo Presbitério de Maringá, em março de 1992, ordenado a Pastor, em 12/09/1980.
 
No entanto, ele e a esposa, Ruth Aguir de Souza (in memoriam), foram protagonistas da obra de avivamento espiritual na Renovada, na região de Maringá.
 
Ele deixa 3 filhos (Joacir, Valdeir e Jucieni), 10 netos, 10 bisnetos e 1 tataraneto. Condolências da IPRB, do Presbitério de Maringá, da V IPR de Maringá, por ele fundada, familiares, na pessoa da Jucieni, parentes e amigos.
 
O corpo estará no Salão Nobre do Prever, do Cerro Azul, das 11h00 às 17h00. O Culto fúnebre será às 15h30. Informa a SC da IPRB.
 
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda” 2 Timóteo 4.7-8

Pr. Jacy Aguiar de Souza
07/10/1931
14/05/2021

Pr. Elias da Silva Lopes

A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB) sente-se profundamente consternada pelo falecimento do Pr. Elias da Silva Lopes (68), neste dia (10/06/2021), vítima da COVID-19.
 
Casado com Eni de Oliveira Lopes, deixa dois filhos, Rute Lopes e Leonardo Lopes.
 
Recebido na IPRB, em 1999, pelo Presbitério de G. Valadares, estava pastor da IX IPR-GV, do Presbitério de Caratinga, sendo que foi Presbítero da IV IPR.
 
Condolências aos familiares, parentes e amigos, da Diretoria Executiva da IPRB, Pr. Advanir Alves Ferreira, dos referidos Presbitérios e Igreja Local. Informa a SC.

“Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo” Salmos 119:76

Pr. Elias da Silva Lopes
14/07/1953
10/06/2021

Pr. Donizeti Soares Nora

O Senhor recolheu na noite de ontem (12/06/2021), o Pr. Donizeti Soares Nora (64), por COVID-19, que estava internado há dias. Ele estava à frente da 2ª IPR de Cambé, PR (Jd. Ana Eliza 3), do Presbitério Norte Paranaense.
 
Ele e a esposa se converteram e se batizaram na IPR do Jardim Silvino (1982), em Cambé, sendo ordenado ao ministério, pelo Pr. Tetsuya Tokano (in memoriam), e recebido como obreiro na IPRB, em 2010.
 
Casado com Nilséia Martins Nora há 40 anos, que morreu há uma semana, de CV-19. Deixam 2 filhos, o Pb. Paulo Soares (36) e Gilberto Soares (38), e 5 netos (Hadassa, Isaque, Raquel, Helena e Antônio, e um legado muito grande para IPR dessa cidade.
 
Registramos as condolências da IPRB, na pessoa do Presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, do Presidente do PRESNORP, Pr. Roberto Braz do Nascimento, do Presbitério da Grande Londrina, da Igreja Local, parentes e amigos.
 
Que Deus conforte os familiares nesta hora de dor e perda, apagando as lágrimas e fortalecendo a fé de cada um. Informa a SC da IPRB.
 
“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” João 14:27

Pr. Donizeti Soares Nora
15/09/1956
12/06/2021

Pr. Ruben Dario Guzman de Los Santos

O Presbitério Mato Grosso do Sul perdeu, neste dia (13/06/2021), 2º domingo de junho, dia do Pastor Renovado, o Pr. Ruben Dario Guzman de Los Santos (48), vítima de parada cardiorrespiratória, em decorrência da COVID-19, em Campo Grande, MS, onde pastoreava a 3ª IPR desta cidade.
 
Pr. Ruben nasceu na cidade de Santo Domingo, da República Dominicana, mas estava radicado no Brasil há anos. Foi recebido na IPRB, pelo referido Presbitério, como Pastor Ordenado, em 11/2012. Deixa a esposa, irmã Digna Noemi Guzman, e um filho, Jaziel, de 13 anos.
 
Queremos registrar as condolências da Diretoria Executiva da IPRB, na pessoa do Presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, do referido Presbitério, Pr. Benício M. Carvalho, da Igreja Local, familiares e amigos. Que Deus conforte a todos neste momento de dor e perda. Informa a SC da IPRB.

“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” Mateus 5:4

Pr. Ruben Dario Guzman
12/11/1972
13/06/2021

Pr. Luciano André Andrian

Comunicamos, nesse dia (17/06/2021), o falecimento do Pr. Luciano André Andrian (49), de COVID-19, que se encontrava hospitalizado em Umuarama, PR.
 
O corpo seguirá para Cianorte, PR, cidade onde ele, atualmente, morava, bem como os seus familiares.
 
Luciano cursou Teologia no SPR-CNT e foi recebido como pastor na IPRB, em 1993, pelo Presbitério de Cianorte.
 
Pastoreou algumas Igrejas Renovadas, entre elas a I IPR de L. Paulista, SP, e a I IPR de Apucarana, PR.
 
Deixa a esposa, irmã Elizangela Gentil da Silva Andrian, casados há 24 anos, e duas filhas jovens.
 
A IPRB, na pessoa de seu Presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, transmite os sentimentos e o conforto de Deus à familia.
 
Condolências do Presbitério Norte Paranaense, onde estava filiado, Pres. Pr. Roberto Braz do Nascimento, das igrejas pastoreadas, dos parentes e amigos. Informa a SC da IPRB.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, e guardei a fé” 2 Tm 4.7

Pr. Luciano André Andrian
05/11/1971
17/06/2021

Pr. Márcio Tadeu Molina

Da IPRB à família do Pr. Márcio Tadeu Molina (48), que faleceu no início desta noite (07-07-2021), de COVID-19, em São Paulo.
 
Bacharel em Teologia, foi recebido na IPRB, em 2016, pelo Presb. de São Paulo, ZN. Deixa a esposa, Marilda C. Molina, uma filha e um legado de grande companheirismo e comprometimento com a obra de Deus.
 
Sentimentos e consolo da Diretoria Executiva, na pessoa do Pr. Advanir Alves, dos Presbitérios da Grande São Paulo, da IPR de Novais, SP, onde pastoreava, parentes e amigos. Informa a SC da IPRB.

Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. João 14:6

Pr. Márcio Tadeu Molina
28/11/1972
07/07/2021

Pr. Adir Moraes

Faleceu neste dia (13/08), o Pr. Adir Moraes (72), do Presbitério de Rondônia, presidido pelo Pr. Sebastião Luiz Soares.
 
Ele foi vítima da CD-19, mas estava em tratamento há anos, devido a várias enfermidades e cirurgia.
 
Era pastor da IPR de Santa Luzia, RO, onde foi fundador e Presbítero, sendo recebido na IPRB, em 15/12/09.
 
Deixa a esposa, irmã Izabel Ferret Moraes, 5 filhos, 9 netos, 5 bisnetos e legado espiritual muito grande.
 
Condolências do presidente da Igreja, Pr. Advanir Alves Ferreira, do Presbitério, da IPR-SL, dos parentes e amigos. Informa a SC da IPRB

“Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará” 1 Co 6:14

Pr. Adir Moraes
07/02/1949
13/08/2021

Pr. José Gil Ferrari

Com pesar e tristeza, comunicamos o falecimento do Pr. José Gil Ferrari (58), dia 14, vítima de infarto, na cidade de Guanhães, MG, onde estava pastor.
 
Pr. Gil, como era conhecido, converteu-se na IPR de Cruzeiro, SP, recebido como Pastor Auxiliar, pelo Presbitério Vale do Paraíba, em 92, e ordenado ao ministério, em 95, pelo Presbitério de Maringá.
 
Foi pastor do Presbitério do Espírito-Santense e, atualmente, estava filiado ao Presbitério de G. Valadares. Deixa a esposa, Eliene Pereira Ferrari, três filhos e dois netos e lembranças de um companheiro de ministério.
 
O corpo seguiu para G. Valadares, onde foi sepultado, e o culto foi na V IPR dessa cidade, do Pr. Geraldo Rosa, igreja-mãe da Congregação de Guanhães.
 
Registramos os sentimentos e dores da IPRB, na pessoa do Pr. Advanir Alves Ferreira, dos Presbitérios e igrejas por onde passou, familiares, pastores e amigos. Informa a SC da IPRB

“Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma” Salmos 94:19

Pr. José Gil Ferrari
21/10/1962
14/08/2021

Pr. Ernesto Swartelé

A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB) perdeu no 25 de deste, vítima de infarto (estava em tratamento há tempo), o Pr. Ernesto Swartelé (78), em Cocalzinho, GO.
 
Ernesto é um dos poucos remanescentes da obra de renovação-avivamento espiritual, que despertou igrejas nas décadas de 60/70, na região do Planalto Central e no Brasil.
 
Homem de fé, piedoso, abnegado, empreendedor e extremamente humano deixa um legado respaldado por obras palpáveis, conforme Tiago 2: 28.
 
Fundador da IPR de Cruzeiro, Brasília, DF, e do Lar Betel e da ARCA – associações filantrópicas – foi ordenado ao ministério, pelo Presbitério do Brasil Central, em 25/06/1975.
 
Deixa a irmã Josefina Swartelé (78), sua grande companheira, e o seu parceiro, Ernesto Júnior, filho único, casado e pai de três filhos.
 
Swartelé deixa, também, dezenas e centenas de filhos e filhas amparados e educados pelo Lar Betel, Associação por ele fundada.
 
A IPRB, na pessoa de seu Presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, que conheceu de perto esse homem de Deus, tributa a Deus louvores e gratidão por sua vida e família.
 
Que Deus abençoe e conforte os familiares, os parentes, os amigos e as igrejas. É o que desejam a IPRB, o Presbitério do Brasil Central e do Planalto Central, presididos pelos Pastores Daniel Braga e Arisomar Santos, e a IPR do Cruzeiro, DF, Pr. Sebastião Guerra e familia.
 
Informa a SC da IPRB


“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” Ap 21:4

Pr. Ernesto Swartelé
15/05/1943
25/08/2021

Pr. Oscar da Cunha Filho

Faleceu no início da tarde deste dia (26), em Sorocaba, SP, vítima de câncer, o Pr. Oscar da Cunha Filho (64), prontuário 678.
 
Foi recebido na IPRB, pelo Presbitério de Osasco, em 06/12/2009, e ordenado, no dia 23/12/2014, pelo Presbitério de Sorocaba (PRESOR).
 
Atualmente, estava à frente da II IPR de Capão Bonito, SP, filiada ao PRESOR, presidido pelo Pr. Marcelo Adalziro Rodrigues.
 
Deixou a esposa, irmã Lindinalva de Paula G. da Cunha, cinco filhos (Osmar, Evandro, Elias, Elizeu e Paula), nove netos, bem como um relevante trabalho prestado à Denominação.
 
Condolências da IPRB, na pessoa do Pr. Advanir Alves Ferreira, e dos Presbitérios e igrejas onde foi pastor. Que Deus conforte e console a família, parentes, igrejas e amigos.
 
Informa a SC da IPRB.


“Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança” Salmos 62:5

Pr. Oscar da Cunha Filho
08/04/1957
26/11/2021

Pr. Manoel Hipólito Pedroso

O Pr. Manoel Hipólito Pedroso (72) faleceu no dia 15/12/2021, vítima de infarto. Ele foi recebido na IPRB, em 08/01/1983, pelo Presbitério de São Paulo, mas estava filiado ao Presbitério de Rio Preto. Fundou e pastoreou, por 29 anos, a IPR de Monte Aprazível, SP, cidade onde residia atualmente. Hipólito deixou a esposa, irmã Leonice Pardo Pedroso, três filhos, sendo um deles pastor da IPRB, Manoel Hipólito Pedroso Filho, e sete netos.
 
Condolências da IPRB, na pessoa do Pr. Advanir Alves Ferreira, e dos Presbitérios e igrejas onde foi pastor. Que Deus conforte e console a família, parentes, igrejas e amigos.
 
Informa a SC da IPRB.


“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”  Ap 21:4

Pr. Manoel Hipólito
24/06/1949
15/12/2021

Pr. Manoel Hipólito Pedroso

Faleceu no dia 19/12/2021, em Recife, PE, onde se encontrava enfermo e internado há meses, o Pr. Otoniel Antonio de Souza Filho (89), prontuário 43.
 
Otoniel é um dos fundadores da IPRB, recebido por ocasião de sua organização, em 8 de janeiro de 75, pelo Presbitério do Nordeste (PRENOR), o qual presidiu por muitos anos.
 
Ele é considerado o Patriarca da IPRB no Nordeste. Muitos pastores nessa região são seus filhos na fé. Não se concebe falar em Igreja Renovada no Nordeste sem citar esse ícone: Pr. Otoniel.
 
Deixou a esposa, irmã Arlinete P. de Souza (não tiveram filhos) bem como um legado riquíssimo à obra de Deus.
 
Condolências da IPRB, na pessoa do Pr. Advanir Alves Ferreira, e dos Presbitérios Sergipe-Alagoas, Pr. Marcos Pereira de Andrade, vice-presidente da IPRB; Nordeste, Pr. Rossine Veloso; Litoral Norte, Pr. José Gomes de Freiras; Recife-Paraíba, Pr. José Carlos Caldeira de Santana, e Vale do Beberibe-sertão, Pr. Amós Pereira da Silva.
 
Sentimentos especiais da IPR de Recife Olinda, onde pastoreou por 52 anos, desde os tempos da IPI. Que Deus conforte e console a família, parentes, igrejas e amigos.
 
Informa a SC da IPRB.


“Eu sei que o meu Redentor vive e que no fim se levantará sobre a terra. E, depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus” Jó 19:25-26

Pr. Otoniel Antonio
08/10/1932
19/12/2021

Pr. Eurípedes de Menezes

Faleceu neste dia (23/12/2021), em Anápolis, GO, onde será sepultado, às 17 horas, vítima de embolia pulmonar, o Pr. Eurípedes de Menezes (70), prontuário 1702.
 
Menezes foi recebido na IPRB, pelo Presbitério do Planalto Central (P-PL-C), em dezembro de 2009. Era pastor da IPR de Taguatinga, DF, juntamente com o Pr. Joaquim Vidal de Ataides.
 
Casado com Arlete Mendes da Silva, deixa muitas saudades, por sua vida de zelo e admiração por todos. Condolências da IPRB, na pessoa do Pr. Advanir Alves Ferreira, da IPR de Cruzeiro, DF, Pr. Sebastião Guerra, I Tes. da IPRB, e do P-Pl-C (igrejas e pastores), Pr. Arisomar R. dos Santos.
 
Que Deus conforte e console a família, parentes, igrejas e amigos.
 
Informa a SC da IPRB.


“Felizes os mortos que morrem no Senhor…”, (Ap 14: 13)

Pr. Eurípedes de Menezes
08/10/1932
19/12/2021

Pr. Fábio Borges Barreto


Vítimas de uma catástrofe ambiental (deslizamento), o Pr. Fábio Borges Barreto, 32 anos, sua esposa, Priscila de Almeida Moreira Borges, 28 anos, casados há nove anos, e a filhinha Gabriela, de apenas um ano e cinco meses, morreram soterrados, devido as fortes chuvas, no dia 24/01/20, por volta das 20 horas, em sua própria casa, em Betim, MG, cidade metropolitana da Grande BH.

Fábio e Priscila renunciaram tudo pela fé, a fim de servirem ao Senhor. O casal ainda deixou uma filha, Isabela, de 5 anos, que não estava presente no momento deste terrível desastre. Fábio foi recebido como Pastor Auxiliar na IPRB, pelo Presbitério de Contagem, em dezembro de 2019. Era filho do Pr. Belarmino Roberto Filho e Maria Luzia Borges Roberto, da IPR da Vila Cristina, Betim, MG.


Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram”, 1 Ts 4: 13 e 14

Pr. Fábio Borges Barreto
14/07/1987
24/04/2020

Pr. Ewerton N. dos Santos


Ewerton Nascimento dos Santos, 35 anos, faleceu no dia 25/1/2020, em Manaus, AM. Sua morte foi consequência de um drástico acidente doméstico, ao cair de uma escada, que lhe causou traumatismo craniano. Submeteu-se a uma cirurgia muito séria e passou por vários procedimentos médicos, mas devido a diversas complicações veio a óbito.


Ewerton deixa a esposa, 31 anos, Elienay do Nascimento dos Santos, casados há 13 anos, e um filho, de 12 anos. Ele era filho de Joel Rodrigues dos Santos, pastor da IPR, em Iranduba, Manaus, que morreu meses depois. Este jovem pastor foi recebido na IPRB, pelo Presbitério de Porto Velho, em 29/11/2014, e pastoreava a IPR, no Jardim São José, em Manaus


“Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8: 38-39).   

Pr. Ewerton N. dos Santos
13/09/1985
25/04/2020

Pr. Francis Farias da Silva


Homem de temperamento decidido e de palavra, era Francis Farias da Silva, 77 anos, pastor do prontuário de número 230, dos quase 1500 pastores da IPRB.


Partiu como herói da fé no dia 11/05/2020, vítima de um infarto. Sua folha de trabalho na IPRB é vasta, tendo ingressado na Denominação, pelo Presbitério do Brasil (PBC), como Aspirante, categoria regimental da época, em 10/01/1980. Com o desmembramento do PBC e a criação do Presbitério de Goiânia, em 1997, ficou filiado por muitos anos a este Órgão, onde pastoreou algumas igrejas. Exerceu cargos na Diretoria Presbiterial destes dois Presbitérios, mas, atualmente, estava filiado ao Presbitério Centro-Oeste (P-CO). Deixa sete filhos e alguns netos.


Francis teve atuação em diversas decisões presbiteriais. Foi professor da FATAD, em Brasília-DF, presidente Regional da Sociedade Bíblica do Brasil e dos Gideões Internacionais. Pastoreou e fundou diversas igrejas e congregações e atuou como interventor em algumas delas. “Fui, vi e abominei” foi uma frase proferida pelo Pr. Francis, em defesa à sua fé, em resposta a certo evento interdenominacional que havia participado.


 “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 3 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”, (1 Jo 5: 11-13).


MORRE PR. FRANCIS FARIAS DO P-CO


Pr. Francis Farias da Silva faleceu aos 77 anos, vítima de infarto, após se submeter a uma cirurgia cardíaca, em 11/05/2020. Deixou esposa e 7 filhos, bem como um legado de serviços prestados a IPRB. De um temperamento forte e uma palavra firme em suas convicções e alegações. Teve atuação preponderante em inúmeras decisões nos Presbitérios e na IPRB.


Era atuante e preocupado com o crescimento da igreja. Foi, também, professor da FATAD (Faculdade das Assembleias de Deus) em Brasília-DF; presidente Regional da Sociedade Bíblica do Brasil; Gideão Internacional; presidente do Presbitério Brasil Central; vice-presidente e secretario do Presbitério de Goiânia.


Além disso, participou como relator de diversas comissões dos presbitérios que foi membro, bem como da Assembleia Geral e da Diretoria Administrativa da IPRB. Pastoreou e fundou diversas igrejas e congregações e, também, foi interventor em várias delas. Deixou recentemente o pastoreio como Pastor Titular para auxiliar outro pastor.


Deixamos registrado o nosso profundo sentimento de perda, sabendo com clareza que sua carreira foi cumprida. Para nós, com muita saudade, ficam as lembranças e o aprendizado do legado deixado por ele, que viveu e não deixou de pregar o evangelho da fé com dedicação e esmero.


Pr. Welington Fernandes de Lima
Presidente do P-CO

Pr. Francis Farias da Silva
20/09/1943
11/05/2020

Pr. Joel Rodrigues dos Santos


Joel Rodrigues dos Santos, 61 anos, homem simples e muito comprometido com a obra de Deus, foi recolhido pelo Senhor, no dia 11/06/2020, em, Manaus, AM, vítima de choque séptico covid. Sua morte aconteceu, praticamente, seis meses depois da morte de seu filho, Ewerton Nascimento dos Santos, que faleceu, no dia 25 de janeiro deste, de acidente doméstico.

Joel foi sepultado na cidade de Iranduba, AM, onde pastoreava a IPR Local.
Fora recebido na IPRB, como Pastor Auxiliar, pelo Presbitério de Porto Velho, no dia 13/12/2008. Segundo os seus colegas mais próximos de ministério era um exemplo de companheirismo, lealdade e perseverança em suas tarefas e compromissos. Joel deixa a esposa, irmã Maria Raimunda Nascimento da Silva Santos, três filhos e seis netos.


“Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8: 38-39).   

Pr. Joel R. dos Santos
25/09/1959
11/06/2020

Pr. Sebastião Ferreira Ramos


Pr. Sebastião era um paizão, conselheiro e homem zeloso pelos princípios da Palavra de Deus. Faleceu, na madrugada do dia 2/07/20, em Governador Valadares, MG, vítima de insuficiência respiratória causada, pela Covid-19, aos 81 anos.
Era considerado como um dos pastores mais antigos do Presbitério de Governador Valadares (PRESGOVAL). Seu sepultamento ocorreu, de conformidade às restrições impostas pelos Órgãos de saúde.

Ele foi recebido na IPRB, como evangelista, no dia 13/01/1 979, pelo PRESGOVAL. Trata-se de um obreiro exemplar, de muito respeito e de uma lealdade e perseverança admirável nos dogmas bíblicos. Foi pastor nessa região mineira por longos anos e, atualmente, estava pastor da 11ª IPR-GV, por mais de 20 anos. Só parou de pastorear quando já estava vencido pela doença.
Ele deixou com muitas saudades os seus grandes admiradores e discípulos (as), ou seja, sua esposa, a irmã Maria de Lourdes Ferreira Ramos, casados há 51 anos, seus seis filhos, 22 netos, seis bisnetos e centenas de pessoas/membros por ele batizados.


“Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8: 38-39).  

Pr. Sebastião F. Ramos
20/01/1939
02/07/2020

Pr. Wesio de Araujo


Wésio de Araújo, 45 anos, faleceu no dia 26/07/2020, vítima de afogamento. O acidente de sua morte se deu por ocasião do período de suas férias. De uma família tradicionalmente católica, converteu-se ao Evangelho, em 2008, e ingressou no ministério, como Pastor Auxiliar da IPRB, em 15/12/15, pelo Presbitério Centro-Oeste (P-CO).

Era um dos Pastores da II IPR de Jussara, GO, que servia e administrava o Centro de Recuperação Ágape desta igreja.
Apaixonado pelo trabalho de recuperação de pessoas com dependência química, era intensa e liberal a sua dedicação na obra do Senhor, visto como um jovem pastor sempre pronto para servir. Araújo era portador do Curso de Bacharel em Teologia, pelo Polo do SPR-BC, em Jussara, e havia feito outro Curso de Teologia, pela FAERP. Deixa a esposa, Maria de Lurdes Lima Araújo, 44 anos, casados há 24 anos, e um filho, Wésio de Araújo Filho, de 15 anos.
“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade” (Salmos 46:1).   

Pr. Wesio de Araujo
06/12/1975
26/07/2020

Pr. Edson P. Gonçalves

Edson Pinheiro Gonçalves, 60 anos, é um dos inúmeros obreiros que ingressaram no ministério, pelo presbiterato, em resposta ao chamado divino. Assim como o Pr. Sebastião Ferreira Ramos, morreu de insuficiência respiratória causada pela Covid-19, no dia 6/8/2020. Edson foi recebido na IPRB, no dia 9/1/2004, como Pastor Auxiliar, pelo Presbitério de Governador Valadares.

Segundo o Pr. Edes Guimarães, ainda jovem, decidiu-se ao lado de Jesus, tendo dedicado sua vida ao ministério. Eleito Presbítero por alguns mandatos e, depois, consagrado pastoreou a IPR de Vila Velha, ES, por 7 anos. No início de 2020 assumiu a Congregação em São Félix de Minas. Com Mary Macedo Gonçalves, sua esposa, casados há 34 anos, teve três filhos, Libna, André e Calebe.


“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21: 3-4).   

Pr. Edson P. Gonçalves
19/11/1960
06/08/2020

Pr. José M. de Cerqueira


José Mascarenhas de Cerqueira, 61 anos, mais conhecido por todos como Pr. Mascarenhas, faleceu no dia 22/08/2020, em Canavieiras, BA, onde residiam, no Sul da Bahia.


Enfermo há tempo e, ultimamente, hospitalizado, conforme palavras de sua esposa, irmã Ester Nogueira de Cerqueira, com quem era casado há 40 anos e não tinham filhos, a causa de sua morte foram as fortes complicações causadas pela Covid-19.


Ester era evangélica quando o conheceu, mas ele se converteu ao Evangelho em 1977. Em 1984, vieram para Salvador, BA, onde frequentaram a IPR de Sete de Abril, pastoreada pelo Pr. Alvino Reis dos Santos. Fez o Curso de Teologia, pela ESTADB, sendo recebido como Pastor Auxiliar, em 10/12/1994, pelo Presbitério da Bahia (PRBA). Pastorearam as IPRs de Camacan, por duas vezes, Feira de Santana, Itabuna, Buerrarema e Canavieiras, desde 2016, pelo Presbitério Sul da Bahia. Era, também, formado em Ciências Contábeis.


“E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Co 15:54-57

Pr. José M. de Cerqueira
24/06/1959
22/08/2020

Pr. Geraldo Gomes

Na tarde do dia 25/08/2020, vítima de uma infecção hospitalar, segundo informações da família, partiu para a glória o Pastor Jubilado Geraldo Gomes da Costa, 80 anos, pertencente ao Presbitério de São Paulo (P-SP). Recebido por este Órgão como Evangelista na IPRB, no dia 03/12/1988, exerceu seu ministério por longos anos à frente da IPR do Jardim Maristela e fez parte da Diretoria do referido Presbitério por diversos mandatos.
 
Conforme dados em seu prontuário de número 571, é oriundo da Igreja Presbiteriana Independente. Geraldo Gomes deixa a esposa, irmã Maria Irene da Costa, também de 80 anos, casados há quase 54 anos, dois filhos, seis netos e um bisneto. Para o Pr. Claudemir de Almeida, presidente do P-SP, sua partida deixa o exemplo de um homem íntegro, firme nos princípios bíblicos e de um testemunho irreparável e recomendável.
 
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai” Jo 10:27-29

Pr. Geraldo Gomes
23/04/1940
25/08/2020

Pr. Sebastião Pedro

Sebastião Pedro de Souza, 66 anos, casado com Justina Venuti de Souza, 62 anos, partiu para estar com o Senhor, no dia 05/09/2020, em Cáceres, MT, onde estava internado, tendo como causa de sua morte choque cardiogênico/ insuficiência cardíaca.
 
Era Pastor da IPRB, recebido pelo Presbitério Oeste do Brasil, em 14/12/2011, vindo do Presbiterato. Atualmente, era obreiro na IPR de Caramujo, MT, do presbitério Oeste Mato-grossense, onde se converteu a Jesus. Ocupava, atualmente, o cargo de 1° tesoureiro deste Órgão.
 
Além da esposa, com quem estava casado há 44 anos, deixa quatro filhos, Marlene, Jucilene, Luciene e Sirlei, sete netos, Tiago, Josilene, André, Lucas, Ariel, Daniel e Kaique, e uma bisneta, chamada Maíra. Para o Presbitério Oeste Mato-Grossense, a Igreja perdeu um homem valoroso e um grande herói Presbiteriano Renovado.
 
“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois as primeiras coisas são passadas”, (Apocalipse 21: 4).

Pr. Sebastião Pedro
04/09/1954
05/09/2020

Pr. João Batista Negrini

Capixaba, da cidade de Pancas, ES, João Batista Negrini, 68 anos, casado com Júlia Rocha Negrini, há 48 anos, com quem não tinha filhos, morreu, no dia 28/09/2020, em Toledo, PR, vítima de AVC.
 
Fora recebido na IPRB, pelo Presbitério Oeste do Brasil, como Pastor, em 12/12/89, oriundo da Igreja Assembleia de Deus, Ministério de Madureira. Estava filiado ao Presbitério Oeste do Paraná (PROPAR) e pastoreava a IPR de Toledo, desde 2017.
 
Segundo o Pr. Marcos Antônio C. Zengo, da 1ª IPR de Cascavel, 1º Secretário da IPRB, “o Pr. João Batista Negrini deixa um estimável legado à igreja. Foi um grande amigo e fiel companheiro, exemplo de sinceridade, companheirismo, lealdade, firmeza em suas convicções e de um amor incondicional ao Reino”.
 
“Seja o teu amor o meu consolo, conforme a tua promessa ao teu servo” (Salmos 119:76)

Pr. João Batista Negrini
24/06/1952
28/09/2020

Pr. Natã Alves Pereira

Um infarto fulminante tirou a vida do Pr. Natã Alves Pereira, quando pregava no templo, dia 11/10/2020, em Peabiru, PR. Recebido como Pastor Auxiliar na IPRB, no dia 9/12/2000, pelo Presbitério de Cianorte, pastoreava desde, então, a IPR desta cidade. Deixa a esposa, irmã Vânia Soares Pereira, casados há 37 anos, dois filhos e três netos. Seu filho mais novo, Lucas Augusto Alves Pereira, Presbítero e o braço direito do pai, teve sua consagração homologada, pela Diretoria Administrativa da IPRB, que a convite do Conselho assumiu o pastoreio da referida Igreja.
 
Natã Alves, 62 anos, era o filho caçula de 11 irmãos de uma família mineira, de Piumhi, MG. Seus pais, Ataualpa Alves Pereira (1908) e Maria Paula Pereira, eram filhos de Presbiterianos. Ou seja, Malvina Alves Ferreira, mãe de seu Ataulpa, era muita católica e se converteu ao Evangelho no final do Século XIX (ano de 1800). Seu esposo, Lucas Alves Pereira, ambos descendentes de Israelitas, teve uma experiência real com Jesus um pouco mais tarde.
 
No ano 1948, quando o Paraná recebia muitas famílias de outros estados, seus pais vieram morar em Campo Mourão, PR, onde ele nasceu, em 1958. Seus irmãos, Cornélio Alves, Josias Alves, João Rezende e Paulo Alves são Presbíteros envolvidos e comprometidos com a obra do Senhor, além de suas irmãs Valda Pereira Guerreiro e Vanda Pereira Godoy.
 
“O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.” (Salmos 9:9)

Pr. Natã Alves Pereira
21/04/1958
11/10/2020

Pr. José Gimenes Alves

José Gimenes Alves, 83 anos, conhecido por todos como Pr. Gimenes foi mais uma vítima ceifada pela Covid-19, na madrugada do dia 28 de novembro deste, em Curitiba, PR. Sua esposa, irmã Juventina Ribas Alves. 79 anos, casados há 62 anos, faleceu uma semana depois, na madrugada de 7 de dezembro, da mesma doença. Gimenes foi recebido como evangelista na IPRB, em 1989, pelo extinto Presbitério de Curitiba.
 
Atualmente, estava filiado ao Presbitério Sul-Paranaense e era um dos pioneiros da IPR em Curitiba e região. A 5ª IPR do Boqueirão, por exemplo, teve início em sua casa. Sua participação no Presbitério como líder foi sempre efetiva, especialmente como tesoureiro presbiterial. Deixaram 6 filhos, entre eles a Soraia, esposa do Pr. Marcos Pereira, do Presbitério de Maringá, 19 netos, 12 bisnetos e já eram tataravós.
 
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (Jo 11.25, 26)

Pr. José Gimenes Alves
19/12/1937
28/11/2020

Pr. João Lima Peixoto

O Pastor Jubilado João Lima Peixoto, 66 anos, cumpriu a sua missão, até o dia 9 de dezembro, quando faleceu, vítima de infarto, em Bauru, SP, onde estava internado há dias. Em 1997, Peixoto escapou por um triz depois de sofrer um infarto fulminante. Deixa a esposa, irmã Terezinha Oliveira Peixoto, casados há 42 anos, dois filhos e quatro netos. No dia 10/02/90, foi recebido como Pastor, por jurisdição, na IPRB, pelo Presbitério de Campinas. Peixoto prestou um grande serviço à IPRB, sendo um guerreiro na causa do nosso Mestre.
 
João Lima foi para o Presbitério de Bauru e, em 1997, fora nomeado interventor, pelo ex-presidente da IPRB, Pr. Dr. Jamil Josepetti (in memoriam), para pastorear a 1ª IPR de Lençóis Paulista, SP, que enfrentava sérios problemas. Foi presidente deste Presbitério e, atualmente, residia em Duartina, SP, onde foi sepultado, após cerimônia presidida pelo Pr. Benedito Vieira, presidente do P-Bauru.
 
Apesar de sua deficiência física, devido a um acidente de descarga elétrica de 22 mil volts, quando tinha quatro anos e sete meses, foi sempre determinado em suas atividades em geral. Era conferencista, professor e um profundo conhecedor da Bíblia Sagrada, principalmente na área de Escatologia. Escreveu muitos artigos e lições da Revista de EBD e livro sobre o Discipulado. Deixou um legado muito grande para a Igreja do Senhor.
 
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor (Rm 14.8)

Pr. João Lima Peixoto
28/08/1954
09/12/2020

Pr. Soterio Benedito Salles

Na madrugada do dia 17/12/2020, foi recolhido desta terra o Pr. Sotério Benedito Salles, nascido em 27/03/1916, com 104 anos. Casado com a irmã Leonina Maria Ramos Santos Salles, há 73 anos, deixou sete filhos, doze netos e oito bisnetos.
 
Foi recebido como Pastor na IPRB, por jurisdição, em 19/1/1978, pelo Presbitério de Maringá. Foi ordenado, em 20/03/1953.
 
Pastoreou as IPRs de Centenário do Sul, Guaraci, Jaguapitã, Cornélio Procópio e Cambé, todas no Paraná. Segundo o Pr. José Soares da Rocha, da 1ª IPR de Londrina. Sotério sofreu um AVC, mais ou menos nove anos atrás. Não podia mais viajar e realizar suas atividades. Era membro da referida Igreja, desde
2001.
 
Morreu lúcido, em sua residência, segurando a mão da esposa. Era um leitor assíduo e havia lido a Bíblia dezenas de vezes.
 
Que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim (Sl 48.14)

Pr. Soterio B. Salles
27/03/1916
17/12/2020

Pr. Waldecir Paulo Cirino

Falece neste dia (29/05), em Campo Grande, MS, o Pr. Waldecir Paulo Cirino (viúvo), vítima de Disfunção de Múltiplos Órgãos (SFMO). Ele foi recebido como Pastor Auxiliar da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, no dia 05/12/1998, e ordenado a Pastor, no dia 27/06/2003, pelo Presbitério do Mato Grosso do Sul.

Pr. Waldecir nasceu no dia 07/12/1961, em Assaí, PR, foi membro da 1ª IPR de Cianorte, PR, na década de 90, sendo uma pessoa envolvida com a obra. Devido ao seu estado de saúde, atualmente, não estava pastoreando. Condolências da IPRB a todos os familiares, Presbitério Mato Grosso do Sul e igrejas. Que Deus abençoe e conforte a todos.
Pr. Waldecir nasceu no dia 07/12/1961, em Assaí, PR, foi membro da 1ª IPR de Cianorte, PR, na década de 90, sendo uma pessoa envolvida com a obra. Devido ao seu estado de saúde, atualmente, não estava pastoreando. Condolências da IPRB a todos os familiares, Presbitério Mato Grosso do Sul e igrejas. Que Deus abençoe e conforte a todos.

Pr. Waldecir Paulo Cirino
07/12/1961
29/05/2019

Pr. Adir da Silva Ribas

Ocorreu neste dia (12/06), no Rio de Janeiro, RJ, o falecimento do Pr. Adir da Silva Ribas, vítima de enfermidade. Ele foi um dos obreiros pioneiros da IPRB neste Estado e no Estado do Espírito Santo.
 
Recebido como Pastor Auxiliar da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, no dia 09/12/1989, e ordenado a Pastor, no dia 12/12/1992, pelo Presbitério Vale do Paraíba, de onde se originou o Presbitério do Rio de Janeiro.
 
Pr. Adir nasceu no dia 25/05/1943, no Rio de Janeiro, RJ, casado com a irmã Marilda Felipe Ribas, em 26/12/1960. Ele foi presidente do Presbitério do Rio de Janeiro por vários mandatos e fundou igrejas nessa região.
 
A Diretoria Executiva da IPRB transmite as condolências a todos os familiares, ao Presbitério do Rio de janeiro e às igrejas. Que Deus abençoe e conforte a todos. 
Pr. Waldecir nasceu no dia 07/12/1961, em Assaí, PR, foi membro da 1ª IPR de Cianorte, PR, na década de 90, sendo uma pessoa envolvida com a obra. Devido ao seu estado de saúde, atualmente, não estava pastoreando. Condolências da IPRB a todos os familiares, Presbitério Mato Grosso do Sul e igrejas. Que Deus abençoe e conforte a todos.

Pr. Adir da Silva Ribas
25/05/1943
12/06/2019

Pr. Benedito Franciscati

Faleceu na madrugada deste dia (26), vítima de enfermidade, pois estava internado há dias, o Pr. Benedito Franciscatti, prontuário 934, nascido em 25 de setembro de 1957, Pastor da IPR de Salto Grande, SP.

Ele foi recebido na Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (IPRB), no dia 05/12/1998, como Pastor Auxiliar, pelo Presbitério de Assis (PAS), no qual permaneceu filiado até este dia, tendo a sua ordenação aprovada, pela Diretoria Administrativa, em 10/12/2003.

A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil é grata a Deus pela vida desse valoroso e abnegado homem de Deus, bem como de toda a sua família, pelos relevantes trabalhos prestados à obra de Deus nesta Denominação.

A Diretoria Executiva da IPRB, presidente, Pr. Advanir Alves Ferreira, bem como a diretoria do PAS, presidente Pr. Edimar José Rodrigues, e a IPR de Salto Grande lamentam este ocorrido e rogam a Deus que console a todos neste momento de dor. Que Jesus, a nossa maior esperança, console a todos, 1 Co 15: 19.

Pr. Benedito Franciscati
25/09/1957
26/07/2019

Pr. Sérgio Sebastião Gomes

A Diretoria Executiva da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil sente-se profundamente consternada pelo falecimento do Pastor Sérgio Sebastião Gomes , prontuário 224, em 4/09/2019.

A nossa gratidão a Deus pela vida e história deste “valoroso homem de Deus”, bem como de toda a sua família. Nossos sentimentos a todos os familiares, Presbitério, pastores, igrejas e irmãos em Cristo Jesus.
Que Deus renove a fé e a esperança de cada um, especialmente da esposa, a irmã Maria Divina Gomes, dos filhos, netos e parentes em geral, 1 Co 15:19.
Secretaria Central da IPRB

É com muito pesar que o Presbitério do Brasil Central (PBC) comunica o falecimento do Pastor Sérgio Sebastião Gomes (224). Ele se encontrava enfermo há algum tempo e na madrugada desta quarta feira (4/09/2019), Deus resolveu levá-lo para si.

Nasceu no dia 10 de março de 1948, sendo recebido como Pastor na IPRB, pelo Presbitério do Brasil Central, no dia 27/03/2000.  Pastoreou as IPRs de Tucumã, PA, Minaçu, GO e Goianésia, GO. Desde 2010 estava em disponibilidade e era membro na III IPR de Anápolis, GO.

Deixa a irmã Maria Divina Gomes, com quem se casou, no dia  25/08/1967, 5 filhos e 8 netos. Posso dizer como alguém muito próximo dele, que se tratava de um homem que verdadeiramente amava a Deus e o seu Reino. Evangelista, dedicado, fiel a Deus e muito companheiro. Nossas condolências a todos os familiares.
Sec. Executivo do PBC
Pr. Josué Lucas

Pr. Sérgio S. Gomes
10/03/1948
04/09/2019

Pr. Edson Luiz Bezerra

Faleceu na madrugada do dia 19, em Maringá, PR, vítima de enfermidade, o Pr. Edson Luiz Bezerra, nascido no dia 24 de julho de 1967, em Cianorte, PR.

Edson era casado com Roselene Alves Bezerra, natural de Tuneiras do Oeste, PR. Deixou a esposa e duas filhas, Jéssica e Ágata, e um neto, José Henrique. Ultimamente, ele se encontrava em Maringá para tratamento médico.

Era filiado ao Presbitério do Centro-Oeste (P-CO), presidido pelo Pr. Welington Fernandes de Lima, mas foi recebido na IPRB, pelo Presbitério do Norte Mato-Grossense, no dia 03 de dezembro de 2008.


Recentemente, foi pastor na IPR de Rio Verde, GO, auxiliando o Pr. Euzídio Sartori. Nesta cidade, era também professor e responsável pelo Curso de Teologia (Gamaliel).

O Presidente da IPRB, Pr. Advanir Alves Ferreira, transmite as condolências da IPRB a todos os familiares, igrejas e Presbitérios. Que Deus conforte a cada um neste momento de dor e separação.

“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram”, 1 Ts 4: 13 e 14. 

Pr. Edson Luiz Bezerra
24/07/1967
19/11/2019

NORMAS E RESOLUÇÕES