Marcas de uma igreja unida e avivada

“Até hoje Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele seguiu fielmente o Senhor, o Deus de Israel.” Josué 14.14

A Igreja existe pelo grande amor do Pai, pela vida e a obra de Jesus e igualmente pela vida que vem do Espírito Santo. Historicamente, o Dia de Pentecostes representa o início da Igreja Cristã. A festa de Pentecostes era a segunda das três grandes festas do povo judeu. Acontecia no 50º dia após a Páscoa e nela se comemorava o fim da colheita de cereais. Comemorava-se, também, a entrega da Lei no Monte Sinais, pois esse evento histórico ocorreu cinquenta dias após o êxodo. Foi no período da festa de Pentecostes que se cumpriram as profecias bíblicas do derramar do Espírito sobre o povo de Deus.

No primeiro dia da festa, os discípulos reunidos no cenáculo, em Jerusalém, foram cheios do Espírito Santo e falaram em idiomas diferentes, daqueles que conheciam, e a mensagem do Evangelho alcançou a todos os povos presentes naquele evento. A Igreja nasceu no dia de Pentecostes. Seus primeiros passos foram marcados pelo extraordinário mover de Deus. Ela se consolidou e avançou na unção e no poder do Espírito Santo. No texto de Atos 2:42-47, o autor bíblico apresenta as marcas que caracterizam uma Igreja unidade e avivada.

Solidez doutrinária

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (Atos 2:42)

A Igreja de Cristo tem claros princípios doutrinais. Em um mundo em que as pessoas lutam para impor suas opiniões individuais, em que cada sujeito tem suas próprias concepções de fé, a Igreja apresenta suas convicções doutrinárias alicerçadas na Palavra de Deus. O texto bíblico evidencia que a Igreja Primitiva pautava suas ações na “doutrina dos apóstolos”, isto é, tudo que era realizado tinha amparo nas Escrituras. No tempo presente, precisamos reafirmar que a Igreja não pode relativizar os princípios e os valores do Reino. Ela é o baluarte da verdade.

Uma Igreja unida e avivada não serve ao Senhor de qualquer maneira, porque todos os seus programas são organizamos a partir das Escrituras. A solidez doutrinária é essencial para que a Igreja desfrute das bênçãos advindas da unidade e experimente o verdadeiro avivamento. A IPRB é uma igreja bíblica, que não negocia seus princípios doutrinais, fundamentados numa teologia ortodoxa e, concomitantemente, não abdicamos de uma característica especial que faz parte da memória histórica de nossa denominação, que é a perspectiva de viver constantemente o mover sobrenatural do Espírito Santo. Somos uma igreja que nasceu como fruto de um avivamento, por isso devemos continuar dependendo do poder do Espírito e pautar todas as nossas ações nas Escrituras, pois certamente, o Senhor continuará nos horando.

Unidade inabalável

“Diariamente perseveravam unânimes no templo e de casa em casa” (Atos 2:46).

A Igreja unida e avivada é caracterizada por uma vida comunitária abundante. As Escrituras ensinam que o agir do Espírito Santo derruba as barreiras e aprimora a comunhão do povo de Deus. No texto de Atos 2, o autor bíblico deixa claro que a comunhão fraternal e a unidade institucional eram princípios inegociáveis na Igreja Primitiva. A Bíblia Sagrada ensina que a Igreja deve ser reconhecida por sua unidade. As pequenas diferenças não devem se constituir em empecilhos para a comunhão e a unidade do povo de Deus. Quando a Igreja caminha unida, as forças das trevas não prevalecem.

O êxito da Igreja Primitiva estava diretamente relacionado à unção do Espírito Santo e à comunhão dos irmãos. Quando a Igreja vive em unidade, seu testemunho se torna mais eficaz e ela impacta o mundo. Nossa amada IPRB, ao longo de toda sua história, tem se revelado uma Igreja que caminha em unidade. Temos superado os obstáculos e testemunhado o grande agir de Deus em nosso arraial. Como líderes constituídos por Deus para pastorear Sua Igreja, devemos envidar esforços para promover, cada vez mais, a unidade do povo de Deus. O Senhor nos chamou para vivermos em comunhão. Quando vivemos em unidade, desfrutamos da unção e do poder do Espírito Santo em nosso ministério.

Crescimento contínuo  

“Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:47).

 A Igreja Primitiva experimentou um crescimento exponencial porque caminhava em unidade e na unção do Espírito Santo. Como organismo vivo, ela possui em seu DNA uma vocação para o crescimento. Ela nasceu sob o fogo do Espírito e avança triunfantemente. Desde os seus primórdios, a bênção do crescimento tem acompanhado a Igreja de Cristo. As Escrituras asseveram que crescer é uma necessidade e um imperativo. O projeto bíblico para o crescimento da Igreja considera sua integralidade, isto é: deve crescer em todas as dimensões.

A IPRB tem priorizado um projeto de crescimento integral e sustentável, que envolve diferentes dimensões:

1) Crescimento quantitativo: acreditamos que o aumento no número de membros é o resultado natural de uma igreja saudável.

2) Crescimento qualitativo: esta dimensão inclui aspectos da vida interna da Igreja, tais como: a formação de líderes, os cultos/celebrações, a obra missionária e os programas eclesiásticos.

3) Crescimento conceitual: crescer neste aspecto proporciona à igreja a firmeza intelectual necessária para enfrentar todos os tipos de “ventos de doutrina”.

Considerações finais

Estamos finalizando um ano em que testemunhamos o cuidado e a bênção de Deus sobre nossa vida e ministério. Mesmo em um cenário marcado por muitos desafios, contemplamos o agir soberano de Deus em nossa história. A despeito de todas as dificuldades enfrentadas no ano que está se findando, firmada no princípio da unidade e impulsionada pelo fogo do Espírito, nossa amada IPRB tem prevalecido e avançado.

Unidade e avivamento são elementos centrais da visão que o Senhor nos deu para o próximo triênio. A unidade denominacional e o fogo do Espírito Santo impulsionou a obra Renovada desde o seu nascimento. Como fruto de um avivamento, nossa Denominação traz em seu DNA a chama pentecostal. Para o ano de 2023, conclamo o Arraial Renovado a seguir priorizando a unidade denominacional e buscando, incessantemente, o avivamento. Certamente, Deus tem reservado coisas extraordinárias para a IPRB. Dias abençoados virão!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais
Procurar
Pesquisar
Categorias
Blog
NORMAS E RESOLUÇÕES