Quantas expectativas e planos nascem no mês de Dezembro. Não que nos outros meses não aconteçam o mesmo, como no dia das mães/pais, carnaval (para quem gosta), feriados, dia do seu aniversário etc. Mas na tal data de 25 de dezembro é bem diferente, ainda que seja somente por um dia, somente por 24 horas, esse dia se torna singular por vários motivos.

A tal data de 25 de dezembro é anunciada pelo menos um mês antes dela acontecer. A cidade é enfeitada com luzes coloridas, as lojas criam expectativas de melhores vendas, alguns velhos barbudos são pegos quase no laço, e as crianças esperam pelos seus presentes que supostamente serão entregues pelo ser lendário conhecido como Santa Claus, Pai Natal ou Papai Noel.

A tal data de 25 de dezembro é intrigante pois ela é carregada de controvérsias, tanto teológicas como sociológicas etc. Teológicas porque os radicais da fé brigam acirradamente nas redes sociais para provarem empiricamente que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. Ora, e ainda tem gente que briga por isso? Sim! De fato não sabemos a tal data correta, talvez seja em algum dia de maio, mas independente da data que o Senhor Jesus Cristo possa ter nascido, o que vale é lembrar que “um menino nasceu, como um filho se nos deu…” Is. 9.6. Então a tal data de 25 de dezembro, também serve para discussões teológicas que não nos levarão a lugar algum.

De forma sociológica a tal data também é lembrada pelos sociólogos (principalmente de esquerda) como um mito, uma forma que, segundo eles, o capitalismo se utilizou para promover o lucro e a desigualdade, já que o velho barbudo não traz presentes para os pobres.

Um dia antes da tal data as famílias de modo geral se preparam para comemorá-la, cada uma a sua maneira. Umas com cachaça, outras sem. Umas com uma mesa farta, outras sem ter o que comer. Umas na igreja, outras longe dela. Enfim, é quase impossível que alguém não comemore o natal, seja ele pelo nascimento de Cristo ou pelo Papai Noel.

Na tal data de 25 de dezembro as pessoas desejam as outras feliz natal. Mas feliz o que mesmo? Ao desejarmos feliz natal eu estou na verdade querendo dizer o que mesmo? Seria por exemplo, seja feliz, Jesus nasceu? Ou então fique feliz hoje é dia de ganhar presentes? E quem não ganhar, ficará infeliz? Ou ainda, feliz natal hoje é dia de comer e beber fartamente? E talvez, feliz natal hoje você ficará bêbado? Percebe que de fato não temos muita noção do que fazer ou desejar na tal data de 25 de dezembro.

Na tal data de 25 de dezembro infelizmente vivemos também hipocrisias. O “pau” pode estar quebrando entre a família, mas na tal data, eu desejo um feliz natal com um yellow smile no rosto. Na tal data se de fato não acreditamos em papai noel, por ser ele um mito escandinavo, mas então acreditamos que essa tal data se refere ao nascimento de Cristo? A nossa prática nos diz que não.

Sendo famílias cristãs ou não, estamos muito mais interessados no que vamos comer, estamos preocupadíssimos com o churrasco, com a leitoa, e em gerir a festa, pois é claro, estamos querendo servir bem nossa família e convidados. Algumas famílias nesse dia ficam preocupadíssimas com a quantidade de cervejas que estarão nos freezers, e que tenha muito por favor, pois elas vão querer bater o recorde de caixas em relação ao ano passado.

Que bom seria se realmente entendêssemos o significado do Natal de forma cristã. Não o Natal do papai Noel, das árvores e enfeites. Não o natal apenas dos presentes e comilanças. Não o natal da briga pela disputa se Jesus nasceu ou não na tal data de 25 de dezembro. Quero lembrar do natal apenas como um dia que faz referência ao Salvador do mundo. Essa data precisa ser resgatada pois faz lembrança a história da nossa redenção. Essa data precisa ser lembrada, porque agora podemos crer no amanhã. Muito mais do que qualquer símbolo que o natal pode trazer, essa data nos traz esperança.

Então na tal data de 25 de dezembro você e sua família comemora o que mesmo? Deseja feliz natal pra que mesmo?

Nunca vi dia tão singular e diferente como a tal data de 25 de dezembro!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais
Procurar
Pesquisar
Categorias
Blog
NORMAS E RESOLUÇÕES