A páscoa era uma das três grandes festas religiosas realizadas pelo povo de Israel. Era o feriado que celebrava a libertação do povo hebreu do Egito. A comemoração acontecia sempre no dia quatorze de nisã, o primeiro mês do ano judaico. Foi instituída por Deus há cerca de três mil e quinhentos anos e passou a ser celebrada como a mais importante festa do povo de Deus.
Podemos observar no texto de Êxodo 12:1-14, a instituição da páscoa. Para que os hebreus fossem poupados da morte, em cada casa um cordeiro sem defeito teve de ser imolado, e seu sangue aspergido nos umbrais das portas. O animal sacrificado servia de substituto do primogênito que seria morto naquela casa e apontava para o sacrifício de Jesus por todos nós.
FESTA DO SACRIFÍCIO
Os hebreus seguiram as instruções de Deus, vs.1-3, e sacrificaram um cordeiro sem defeito em cada casa e aspergiram o seu sangue nos umbrais das portas. Naquela noite, o primogênito de cada família dos hebreus foi poupado da morte. O Senhor passou por cima das suas casas. Precisamos estar convictos de que o sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que foi sacrificado por nós, nos purifica de todo o pecado e nos garante a salvação para a vida eterna.
FESTA DA SANTIFICAÇÃO
O cordeiro que seria sacrificado teria que ser sem nenhuma mácula. Deveria ser perfeito, vs.5-7, pois prenunciava Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que com total pureza e santidade, derramou o seu precioso sangue para nos libertar de nossos pecados e no santificar para Deus. Podemos vencer o pecado e termos uma vida separada para o Senhor, quando reconhecemos o sacrifício de Jesus pelas nossas impurezas e entregamos as nossas vidas em suas mãos.
FESTA DA CONTRIÇÃO

Naquela noite, os hebreus comeram o cordeiro imolado e assado no fogo, com pães sem fermento e com ervas amargosas, vs.8-9. Foi um momento no qual cada família pôde ter a oportunidade de uma profunda contrição e quebrantamento diante do perigo iminente. Necessitamos constantemente avaliar as nossas condutas cotidianas, para que possamos agradar ao nosso Deus, o qual tem feito tudo para que alcancemos todas as suas promessas.
FESTA DO LIVRAMENTO
As famílias dos hebreus sacrificaram e derramaram o sangue de um cordeiro inocente para ficarem livres da morte dos primogênitos naquela noite, vs.11-14. Entenderam com clareza que para serem poupados da morte um animal inocente teria seria sacrificado em seu lugar. Devemos valorizar sobremaneira o grande sacrífico de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus por todos nós e vivermos para ele, priorizando sempre fazer a sua vontade em todo o tempo. Vamos sempre nos reunir em família e celebrar o excepcional sacrífico de Jesus Cristo, o nosso Salvador. Ele tomou sobre si os nossos pecados e sofreu em nosso lugar para nos redimir.