A prosperidade como fruto da disciplina – Novembro/2002

Para se alcançar prosperidade
à maneira de Deus,
a pessoa precisa ser disciplinada.
A disciplina é instrumento indispensável
na vida espiritual, na saúde, na família,
nos estudos, na área patrimonial.
Por isso, vamos analisar o que vem a ser disciplina
segundo a Bíblia.

Disciplina é fruto de treinamento

Para quem age de conformidade com determinadas regras. É a obediência que proporciona condições de desenvolvimento em todas as áreas da vida. A disciplina, quando baseada nas Palavras de Deus, promove crescimento interior formando o caráter cristão.

Mas para que isso ocorra, é necessário que ela seja aplicada sob a orientação de Deus, Pv 22: 6. Havendo ensino e disciplina, haverá prosperidade em todas as fases da vida e, mesmo na velhice, a pessoa continua andando pelo caminho da prosperidade à maneira de Deus.

Disciplina molda o caráter

O objetivo principal da disciplina é formar, a médio e longo prazo, um bom caráter, uma personalidade firme com propósito de levar a pessoa a prosperar em todas as áreas da vida. Assim, disciplinar é sinônimo de transformar a pessoa num bom mordomo, capaz de cuidar dos bens colocados sob sua responsabilidade para poder prosperar.

Disciplina gera frutos de justiça

A disciplina nem sempre é bem aceita no início: “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; mas depois, entretanto, produz fruto pacifico aos que têm sido por ela exercitados, frutos de justiça”, Hb 12: 11. Quando aplicada, pode parecer um ato de autoritarismo, só que depois, vai produzir frutos de prosperidade na vida da pessoa alvo da correção, conduzindo-a ao topo do caminho da prosperidade.

Disciplina tem valor formativo. Através de sua Palavra, Deus, nos mostra o valor da disciplina: “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixe a instrução de tua mãe”, Pv 1: 8. Isso mostra que a disciplina deve começar em casa, com os conselhos do pai e a instrução da mãe; isso são regras que podem conduzir o homem ao alvo desejado: a prosperidade. Por isso, não podemos nos esquecer de que o lar é a primeira escola da vida.

Disciplina se obtém pela instrução

A verdadeira disciplina vem acompanhada da instrução e pode ser feita através de exemplos, ensino, conselhos, avisos, advertências, leitura, treinamento, etc. Mas, qualquer que seja o meio, o disciplinando precisa dar ouvidos às palavras do disciplinador. Deus quer que seus filhos sejam disciplinados, instruídos e andem no caminho da prosperidade.

Disciplina melhora qualidade produtiva

A pessoa disciplinada produz mais, com maior perfeição, em qualquer área da vida. Ela evita enganos, sedução, rebeldia e outros vícios e costumes nocivos à prosperidade. Quem é disciplinado não se esquece de seus deveres e obrigações e procura realizar as tarefas com perfeição e pontualidade.

Todo comportamento rebelde e indisciplinado leva a prejuízos e, por essa razão, precisa ser corrigido. Assim, quem aprende as lições da vida tem tudo para alcançar melhor nível de atitudes e formar um caráter inabalável, que lhe permite chegar ao topo da prosperidade com sucesso.

Disciplina baseada no temor do Senhor é bem sucedida. Tudo o que um orientador precisa para disciplinar está relacionado em 1Co 13: 4-8 e são: paciência, bondade, generosidade, humildade, cortesia, altruísmo, bom gênio, franqueza e sinceridade. O objetivo dessa disciplina é estabelecer limites porque, quando dois objetos vão se cruzar no mesmo ponto, é necessário estabelecer prioridades, caso contrário os acidentes serão inevitáveis.

Concluindo, quando aprendemos estabelecer e respeitar nossas fronteiras, andamos pelo caminho da prosperidade e do sucesso. Faça isso e você será uma pessoa próspera à maneira de Deus.

………………..

O autor

Cícero Bartolomeu de Araújo
é pastor da IPRB
desde 15 de agosto de 1993.

Detentor do prontuário número 696.
Residente em Campinas, SP.
Filiado ao Presbitério de Rondônia.
Artigo publ. no Jornal Aleluia de novembro de 2002.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *