Jobel Cândido Venceslau – Setembro/2004

Pastor pioneiro da IPRB
Pioneiro da obra de renovação no Brasil
Jubilado em 2003

O pastor Jobel Cândido Venceslau é um dos pioneiros da obra de renovação eclodida na década de 60. Já quando estudante ao ministério, pregava intensamente o despertamento espiritual. Após sua ordenação como pastor, em 1967, assumiu a Igreja de Campo Mourão, PR. Em julho daquele ano aconteceram os primeiros batismos com o Espírito Santo.

A Igreja evangelizava e crescia na região. Mas, em 1968, surgem as primeiras oposições oficiais à obra de renovação. Ele, porém continuou na mesma linha e Deus foi abençoando seu campo, dando muitas conversões. Um dia, leu o texto de Ezequiel 37 para pregar, mas não conseguiu. O Espírito do Senhor tomou a igreja de tal forma que muitos foram batizados, outros renovados. Deus agia poderosamente. Eram anos de bênçãos. A igreja crescia.

É um prazer recordar a biografia desse varão valoroso, pai carinhoso, fiel chefe de família e pastor amado. O pastor Jobel, 64 anos, pastor em Assis, SP, está à frente da Congregação Presbiterial do Parque Universitário. Cadastrado no rol de pastores sob número 17, ocupou os mais diferentes cargos de liderança e já pastoreou grandes igrejas com vasta folha de trabalho em favor do reino de Deus.

Das reuniões de Diretoria da Igreja, ficaram algumas lembranças positivas sobre sua atuação. Prudente, conselheiro, sempre que havia um problema em discussão sua palavra era uma luz oportuna.

A santa mensagem do Evangelho adentrou a casa da família Venceslau em 1893, através do Major Antônio Brás Nogueira, no Município de Cianorte, PR. Nessa época Joaquim Cândido Venceslau e Cândida Silvério Venceslau (avós de Jobel) entregaram suas vidas a Cristo. A grande família Venceslau tem membros radicados em quase todas as Igrejas evangélicas nos Estados do Paraná e São Paulo e outros. Jobel nasceu aos 20 de novembro de 1940, em Santo Antônio da Platina, PR. Filho de José Cândido Venceslau (presbítero) e Izabel Domingues.

Formação

Sentindo-se vocacionado para o ministério, estudou no Instituto Bíblico João Calvino, em Arapongas, PR, de 1963 a 1965. Em janeiro de 1966, assumiu a Igreja de Campina da Lagoa, PR, como obreiro provisionado. Morava em Campo Mourão, PR, e dava assistência a um vasto campo de trabalho, incluindo São José de Pitanga, Nova Cantu, Ivaiporã, Goioerê e cidades vizinhas.

Em 14/01/1967 contraiu núpcias com Maria Macedo Venceslau, fiel companheira, ajudadora idônea e companheira de jugo. Desse casamento nasceram quatro filhos: Jobel Cândido Venceslau Junior, Jader Macedo Venceslau, Jabner Macedo Venceslau e Jaqueline Macedo Venceslau.

A ordenação ao pastorado ocorreu no dia 07/05/ 1967, pelo Presbitério do Oeste do Paraná, da IPI, em Umuarama, PR., sob a bênção do Pr. Ner de Moura, nosso querido patriarca.

Pastorado

Quando pastor em Campo Mourão, PR, Deus abençoou muito o seu ministério e começou um grande avivamento na cidade e região, no meio presbiteriano, culminando com o surgimento da Igreja Presbiteriana Independente Renovada, a IPIR. Em 1973, transferiu-se para Osasco, SP., ficando até dezembro de 1978. Nessa fase, comprou uma área e construiu o templo da primeira igreja, em localização privilegiada. Osasco cresceu, muitos outros trabalhos foram abertos por seu intermédio e que hoje são florescentes igrejas e até Presbitérios.

Seu ministério em Goiânia e Brasília, na IPR de Cruzeiro, foi igualmente muito abençoado. A Igreja cresceu e abriu muitos trabalhos na região da capital. Seu segundo período em Brasília foi igualmente próspero. Quando precisou deixar a Igreja, por estar bastante enfermo, seu rol tinha aproximadamente 1.500 membros. Assumiu um trabalho menor, onde pôde ficar apenas 100 dias. Para um período de licença, mudou-se para Assis, SP, sendo membro, com toda a família na IPR Central. Em 2002, já recuperado, assumiu a Congregação de Vila Rodrigues, no Parque Universitário, hoje uma próspera Congregação Presbiterial.

Liderança

Ao longo de seus 37 anos de ministério, foi presidente de Presbitério por mais de uma dezena de vezes. Foi membro da Diretoria Executiva Nacional como secretário, secretário executivo e vice-presidente por vários anos, lutou pela causa do Mestre ao lado do Pastor Abel A. Camargo e Pr. Dr. Jamil Josepetti, sempre dando sua assessoria nos momentos cruciais da vida da igreja.

Os filhos

Jobel Cândido Venceslau Júnior – Presbítero IPR Central de Assis, Professor da EBD, Corretor de Seguros, Mestrando em Administração e Bacharel em Direito. Sua esposa Elaine de Souza Venceslau é vice-presidente das senhoras e pedagoga. Seus filhos: Gabriel, 11 anos, é vocal e baterista dos adolescentes; Isabela, 09 anos, e Rafaela, 07 anos, são coreógrafas.

Jader Macedo Venceslau – Administrador de Empresas, tecladista do Ministério de Louvor da IPR Central de Assis. Sua esposa Roberta de Souza Barreiros Venceslau é pedagoga. Seus filhos: Renata, 03 anos, e Julia, 10 meses.

Jabner Macedo Venceslau – Formado em Ciência da Computação com estágio na Espanha e na Inglaterra, tecladista, membro da IPR Central, solteiro.

Jaqueline Macedo Venceslau – Cursando Publicidade e Propaganda, tecladista, coreógrafa, membro da IPR do Parque Universitário, solteira.

Destaques

O pastor Jobel participou da reunião do “Sítio Marília”, em Londrina, em 05/07/1968, evento que foi o marco inicial do avivamento no Paraná. Nessa reunião, entre outros, o pastor Palmiro de Andrade, que era presidente de um Sínodo e tinha restrições ao avivamento, fora batizado com o Espírito Santo e, a partir daí, reviu suas posições. O preletor fora o pastor presbiteriano, Rev. Antonio Elias. Conta o pastor Jobel que um dos líderes da IPB, indignado, teria perguntado, numa reunião, se o Rev. Antonio Elias era ou não pentecostal. Houve um momento de silêncio e o Rev. Boanerges Ribeiro respondeu: “Olha, se o Elias é pentecostal eu não sei, mas onde ele passa o povo todo fica pentecostal.”

Publicações

O pastor Jobel sempre foi um leitor ardoroso. Estava sempre com um livro à mão, falando de seu conteúdo ou mesmo revendendo-o. Colaborou bastante com a Editora Aleluia, escrevendo várias lições para EBD. E foi dele o primeiro livro publicado pelo Aleluia. Era um opúsculo contra o aborto, chamado “Aborto, o maior pecado do século” (1985).
Depois, publicou Quem é Jesus, 1997,
e O Cristo que Conheci, 2003.

………….

Fontes:

Texto de Joel R. Camargo publicado no Jornal Aleluia de setembro
de 2004, pp. 8 e 9.

Além de entrevista com o Pr. Jobel, e de texto redigido por Jobel Cândido Venceslau Junior, especialmente para esta edição, o autor serviu-se de informações do Jornal Aleluia 47, de outubro de 1982.

“Pr. Jobel C. Venceslau, um dos fundadores da IPIR e IPR, conta como foi levado à renovação pelo Pr. Enéas Tognini”. Entrevista ao Jornal Aleluia de maio de 2014, edição 395, páginas 10 e 11.

Complementos

1 – Título de Pastor Pioneiro

O Presbitério de Assis, reunido no templo da IPR de Paraguaçu Paulista, SP, no dia 19/11/2005, teve o prazer de passar às mãos de um de seus membros, o estimado Pastor Jobel Cândido Venceslau, o Titulo de Pastor Pioneiro. Este título foi oferecido pela Diretoria Executiva da IPRB, como parte das comemorações dos 30 anos da denominação, aos pastores que estiveram presentes na fundação da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, em 08/01/1975.

O título foi entregue ao Pastor Jobel Cândido Venceslau pelo Pastor Darci da Silva Lima, da IPR de Marília – SP. No momento da entrega do título, o Pastor Elton Nogueira de Almeida (Presidente do Presbitério de Assis), traduziu em palavras a satisfação de todos por estar compartilhando deste momento, e por contar com a ajuda do Pastor Jobel Cândido Venceslau como companheiro de ministério, elogiando sua conduta e firmeza durante estes 30 anos em que esteve lutando em prol desta obra de renovação. Em seguida fez uma oração, agradecendo ao Senhor Jesus, pela vida do nobre colega.

2 – Jubilação

A jubilação do Pr. Jobel Cândido Venceslau fora aprovada pela Diretoria Administrativa em dezembro de 2013. Fonte: Jornal Aleluia de fevereiro de 2014.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *