Pesquisar
Close this search box.

“Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” Lucas 1:33

Na Narrativa do Evangelho de Lucas, um anjo visita uma jovem pobre chamada Maria. Do ventre dela sairia o que viria buscar e salvar o que se havia perdido.

Esse texto é conhecido como anunciação de Jesus Cristo. Mas é a segunda anunciação, a primeira foi a de João Batista a Zacarias.

Os fatos que envolvem e antecedem o nascimento de Jesus são sobrenaturais. Maria é visitada pelo anjo Gabriel. A mensagem do ser celestial é que ela ficaria grávida. E não seria de uma pessoa qualquer, seria do Filho do Altíssimo. Alguém que subiria ao trono de Davi e reinaria para sempre.

Maria não se espanta com quem nasceria do seu ventre. A pergunta dela é sobre como aconteceria isso, se ela era virgem e ainda não tinha casado. Estar comprometida para casar era a mesma coisa de um casamento. Só era dissolvido pelo divórcio. O anjo aponta para mais um fato sobrenatural. Quem vai gerar nela o Filho de Deus será o Espírito Santo.

O anjo acrescenta que até Isabel, parenta de Maria ficaria grávida sobrenaturalmente. Porque geraria na velhice. Fato impossível para os homens, mas que para Deus se torna possível.

Maria se coloca, em obediência, à disposição de Deus. Uma serva obediente à palavra.

As Escrituras testificam de Jesus. Ele mesmo afirmou isso. Tudo no Antigo Testamento aponta e ganha significado em Jesus. Nele, a aliança de Deus com o seu povo é autenticada. E, ainda mais, se estende aos gentios.

Lucas, como historiador, conecta Jesus genealogicamente a Adão, a Abraão e a Davi.

A genealogia Adâmica mostra que ele é humano, o representante federal da raça humana para a salvação. A genealogia Abraamica mostra que ele é o cumprimento da aliança de Deus com Israel. A genealogia Davidíca mostra que ele é o descendente de Davi.

Ele é o Rei e o seu reinado não é somente sobre a casa de Israel, mas sobre todas as coisas.

Lucas deixa claro que o nascimento de Jesus é o cumprimento da aliança de Deus com o Seu povo e a continuidade do Seu reinado sobre eles. Jesus é o Rei que reinará para sempre.

Feliz Natal!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais
Procurar
Pesquisar
Categorias
Blog
NORMAS E RESOLUÇÕES